14/09/2023 às 14h14min - Atualizada em 14/09/2023 às 20h01min

Saiba o que é raiva canina e como proteger animais da doença

Médica Veterinária da São Judas explica cuidados para proteção contra o vírus

Textual Comunicação
Imagem de Freepik
A capital paulista registrou na última semana, o primeiro caso de raiva canina em mais de 40 anos. Para esclarecer dúvidas sobre o tema, a médica veterinária e professora na Universidade São Judas, Thais Chucri, explica algumas questões acerca da doença.

A raiva é uma doença viral aguda transmitida por diversos tipos de animais, como quirópteros (morcegos), herbívoros, cães, gatos e animais silvestres. Após a contração do vírus, o animal apresenta manifestações clínica de sintomas, como: prostração, diminuição do apetite, aumento da temperatura e, na maioria das vezes, sintomas neurológicos. “Essas manifestações podem envolver coordenação motora, convulsões e quadros de agressividade”, explica Thais.

A médica veterinária ressalta que não existe um tratamento efetivo para animais que contraiam o vírus. Em caso de infecção em humanos, mesmo com tratamento, a taxa de letalidade é próxima de 100%. “Em caso de animais, caso o diagnóstico seja positivo ainda em vida, a eutanásia é necessária. De maneira geral, quando há manifestações clínicas, em 10 dias ocorre o óbito”, acrescenta.

A docente aponta que a raiva está ligada diretamente a ausência de vacinação. A única medida preventiva contra o vírus é por meio de imunizantes. “A vacina deve ser administrada uma vez ao ano e pode ser encontrada em clínicas particulares e no Centro de Controle de Zoonoses, além de prefeituras e municípios que disponibilizam a proteção de forma gratuita” conclui.

A Universidade São Judas dispõe de Centro Médico Veterinário (CMV) em sua unidade da Mooca. O atendimento é realizado por ordem de chegada e conta com preços promocionais. Para mais informações, acesse o link: https://www.usjt.br/servicos/.   
 
[Serviço]
Centro Médico Veterinário
Endereço: Rua Marcial, 201 – Mooca.
Horário dos Atendimentos: segunda a sexta-feira, das 8h às 21h.

Sobre a São Judas
A São Judas integra o maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima de Educação. Com 52 anos de tradição, é uma das seis melhores universidades privadas do estado de São Paulo, segundo o Ministério de Educação (MEC), com nota 4 de 5 no Índice Geral de Cursos (IGC). Com 11 unidades localizadas na Capital e Grande São Paulo e mais de 130 cursos, a instituição combina qualidade e acessibilidade, tradição e inovação, com o uso de novas metodologias educacionais, laboratórios multidisciplinares de aprendizagem integrada e programas de desenvolvimento de competências socioemocionais. A São Judas também contribui para democratização do Ensino Superior ao oferecer cursos digitais com diversos polos dentro e fora de São Paulo. Além disso, o aluno aprende na prática desde o primeiro dia de aula.

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp