14/09/2023 às 10h18min - Atualizada em 14/09/2023 às 12h01min

Mostra de Repertório da Cia Raros Circo e Teatro tem agenda em quatro cidades da região

Verbo Nostro
Verbo Nostro
divulgação
A segunda edição da Mostra de Repertório da Cia Raros Circo e Teatro - que reúne três espetáculos do grupo - entra em sua reta final com sete apresentações agendadas na Região de Ribeirão Preto. No dia 15 (sexta-feira), Batatais recebe “Clownfusão, os internacionalmente desconhecidos”, com duas sessões no lago Ophélia Borges Silva Alves (8h30 e 14h). No dia 16 (sábado), é a vez de a população de Cajuru curtir “Clownflitos Amorosos”, em sessão única na Praça da Matriz (Largo São Bento), às 19h30. Esse espetáculo também será apresentado na Praça da Matriz de Jardinópolis, no dia 17 (domingo), às 20h.

A Mostra segue para Santa Cruz da Esperança, no dia 19 (terça-feira). Lá, haverá duas sessões, ambas na Praça da Matriz: “Reciclown Circus”, às 14h30; e “Clownfusão, os internacionalmente desconhecidos”, às 15h30. O encerramento da turnê será em Serrana, no dia 22 (sexta-feira), com “Clownflitos Amorosos”, às 19h30, na Praça da Matriz. Todas as apresentações são gratuitas e abertas ao público de todas as idades.

A composição de "Clownfusão, Os Internacionalmente Desconhecidos" é baseada na história circo clássico tradicional e seus elementos estéticos. Em cena, uma dupla de palhaços disputa a atenção e os aplausos do público, com muito malabarismo, palhaçaria e chicote. Criativo, o espetáculo entrega desfechos inesperados a cada número, garantindo a diversão da plateia. O universo socioambiental é o mote de "Reciclown Circus”, produção que fala da importância de pequenas ações e seus impactos no cotidiano, além de iniciativas como separação, reutilização e reciclagem de materiais. A peça ainda enfatiza o papel social de cada pessoa para conscientização e transformação do modo como a sociedade lida com o lixo que produz. Em "Clownflitos Amorosos”, o destaque é para a importância da convivência com o outro. A montagem aponta as dificuldades das relações humanas e oferece uma reflexão sobre a importância do entendimento e do respeito para a convivência do coletivo.

Viabilizada a partir de prêmio junto ao ProAC - Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo, na linha de Produção e Realização de Mostra, Festival, Conferência, Mercado ou Premiação, a 2ª Mostra de Repertório da Cia Raros Circo e Teatro iniciou a temporada 2023 em abril, na cidade de Serrana. De lá para cá, a trupe passou por Monte Alto, Sertãozinho, Ribeirão Preto, Brodowski e Luís Antônio, alcançando público de 3.500 pessoas. Até o encerramento, serão 30 apresentações realizadas. “O projeto tem sido sucesso tanto em relação ao público atingindo, como em relação ao nosso objetivo de levar as apresentações para centros populares, praças e parques, o que torna esses locais mais atrativos para a população e auxilia  os esforços das cidades na revitalização desses espaços”, destaca o artista Fábio Brasileiro, coordenador geral do grupo.

Além das encenações, a Mostra de Repertório inclui outras duas atividades: oficinas de iniciação circense com alunos das redes municipal e estadual e bate-papo dos artistas com o público após as sessões. “A intenção dessa roda de conversa é criarmos proximidade com a plateia, de forma a compartilhar como funcionam os projetos, curiosidades sobre as peças e respondendo perguntas do público”, ressalta Fábio. “De forma geral, o projeto é focado na promoção do acesso democrático à cultura para toda a população, com formação de plateias para os segmentos do circo e do teatro”, finaliza o coordenador da companhia.

SERVIÇO: 2ª Mostra de Repertório da Cia Raros Circo e Teatro
DIA 15/09 (sexta-feira) - Batatais
Espetáculo: “Clownfusão, os internacionalmente desconhecidos”
Horário: 8h30 e 14h
Local: Lago artificial Ophélia Borges Silva Alves
Acesso: aberto e gratuito a toda população

DIA 16/09 (sábado) - Cajuru
Espetáculo: “Clownflitos Amorosos”
Horário: 19h30
Local: Praça da Matriz - Largo São Bento
Acesso: aberto e gratuito a toda população

DIA 17/09 (domingo) - Jardinópolis
Espetáculo: “Clownflitos Amorosos”
Horário: 20h
Local: Praça da Matriz
Acesso: aberto e gratuito a toda população

DIA 19/09 (terça-feira) - Santa Cruz da Esperança
Espetáculo 1: Clownfusão, os internacionalmente desconhecidos” 
Horário: 14h30
Local: Praça da Matriz
Acesso: aberto e gratuito a toda população

Espetáculo 2: “Reciclown Circus”
Horário: 15h30
Local: Praça da Matriz
Acesso: aberto e gratuito a toda população

DIA 22/09 (sexta-feira) - Serrana
Espetáculo: “Clownflitos Amorosos”
Horário: 14h30
Local: Praça da Matriz
Acesso: aberto e gratuito a toda população

Sobre a Cia Raros Circo Teatro
Fundada em 2016, em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, por Fábio Brasileiro, João Marcílio e Daniella Brasileiro, a Cia Raros Circo Teatro é um grupo de circo e teatro de repertório, que aposta no trabalho para além dos limites do espaço cênico. As pesquisas que balizam a concepção de cada espetáculo são realizadas em quatro eixos: popular (não apenas como linguagem, mas como meio de produção e difusão cultural), dramaturgia autoral, ocupação de ruas e espaços não convencionais, compartilhamento de saberes e formação de público.

Desde 2017, a Raros Circo Teatro tem realizado apresentações e ações formativas em cidades afastadas dos grandes centros urbanos do Brasil. Promoveu circulações em pequenas cidades e povoados no sertão Nordestino (Paraíba e Ceará), e ainda executa circulações independentes em cidades do interior paulista em escolas, ruas e praças. Tem em seu repertório quatro espetáculos: “Clownfusão, Os Internacionalmente Desconhecidos” (2016); “Clownflitos Amorosos” (2019); “Reciclown Circus” (2021) e o “Tradição, Paixão e Circo” (2022), todos com premiações e inúmeras apresentações no estado de São Paulo. 

A companhia tem alcançado destaque no cenário cultural e críticas positivas nos últimos anos, sempre valorizando a linguagem do circo e teatro, com um olhar sensível sobre a multiplicidade da poética da arte circense, pensando nas infinitas possibilidades do campo de atuação cênica. É presença constante em festivais nacionais e internacionais.

Redes Sociais da Cia
Instagram: @raroscircoteatro
Site: https://www.youtube.com/@RarosCircoTeatro

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp