13/09/2023 às 09h17min - Atualizada em 14/09/2023 às 00h09min

Abrale promove iluminação de monumentos para lembrar o Dia Mundial de Conscientização sobre Linfomas

Nesta sexta-feira, 15 de setembro, locais emblemáticos em seis capitais serão iluminados de verde

Abrale
abrale.org.br
divulgação
A Abrale – Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia vai promover e apoiar a iluminação de prédios públicos e monumentos neste 15 de setembro, Dia Mundial de Conscientização sobre os Linfomas.

Locais emblemáticos como a Estátua de Iracema, em Fortaleza (CE); Shopping Light, em São Paulo (SP); Estufa do Jardim Botânico e Assembleia Legislativa, em Curitiba (PR); Elevador Lacerda e Hospital Aristides Maltez, em Salvador (BA) e a Câmara Municipal do Rio de Janeiro (RJ) estarão iluminados de verde, para lembrar a data.

Em Florianópolis (SC), quatro áreas receberão a iluminação especial. São elas:
-Lago das Bandeiras, na ponte entrada da ilha;
-Praça XV;
- Entorno da figueira;
- Bolsões da beira-mar.

A iniciativa ocorre após a realização de uma série de ações durante o Agosto Verde Claro, no mês passado. A Abrale desenvolveu a campanha “Domine o Linfoma”, em que convidou o paciente a assumir controle da própria saúde, através de mais informação sobre a doença.
 
“Precisamos investir intensamente em informação e comunicação para que haja mais conhecimento sobre os linfomas. Sabemos que, ainda, mais da metade dos diagnósticos no país acontecem nos estágios mais avançados do câncer, e isso é muito preocupante. Devemos identificar os gargalos do atendimento e trabalhar para garantir o acesso ao diagnóstico precoce e ao tratamento mais adequado e em tempo”, afirma a CEO da Abrale, médica sanitarista Dra. Catherine Moura.
 
Conhecendo os linfomas
Os linfomas aparecem quando os linfócitos e seus precursores que moram no sistema linfático, e que deveriam nos proteger contra as bactérias, vírus, dentre outros perigos, se transformam em malignos, crescendo de forma descontrolada e “contaminando” o sistema linfático. 
 
Divididos entre linfoma de Hodgkin (LH) e linfoma não-Hodgkin (LNH), esses tumores de sangue apresentam comportamentos, sinais e graus de agressividade diferentes. Entre os sintomas, estão nódulos no pescoço, na região axilar ou virilha, febre, suor profundo à noite e perda de peso. Segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA), são esperados mais de 12 mil novos casos de LNH para o Brasil neste ano. Já para LH, devem ser registrados 3.080 casos em 2023.
 
Os tratamentos dos linfomas de Hodgkin e não-Hodgkin podem ser feitos por radioterapia, quimioterapia, imunoterapia e/ ou terapia celular, dependendo da indicação médica e da eficácia de cada alternativa terapêutica. O transplante da medula óssea também pode ser o tratamento a ser escolhido, dependendo da forma da manifestação e do estágio da doença. 
 
Mais informações sobre linfomas podem ser acessadas no portal da Abrale, em https://www.abrale.org.br/doencas/linfomas/
 
Sobre a ABRALE
A Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale) foi fundada por pacientes e familiares em 2002, com a missão de oferecer ajuda e mobilizar parceiros para que todas as pessoas com câncer do sangue no Brasil tenham acesso ao melhor tratamento. A atuação da associação é sustentada por quatro pilares: Apoio ao Paciente, Educação e Informação, Pesquisa e Monitoramento e Políticas Públicas. 

Nosso lema é 100% de esforço onde houver 1% de chance!
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp