13/09/2023 às 14h20min - Atualizada em 13/09/2023 às 20h07min

Canteiro Escola profissionaliza brasileiros e venezuelanos em conservação do patrimônio histórico

Somadas as duas edições do programa, aproximadamente 70 profissionais já estão aptos a ingressar no mercado de conservação de bens do patrimônio histórico

DR Comunicação
ASCOM Divulgação
Proporcionar oportunidades para o aprendizado e a profissionalização tem sido um dos enfoques da atual gestão municipal de São Luís. Prova disso, será a formação dos 43 alunos, que participaram da 2ª edição do Canteiro Escola, programa realizado pela Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (FUMPH) em parceria com entidades e empresas privadas. A cerimônia de formatura acontecerá na próxima quinta-feira (14), às 18h, no Teatro da Cidade, Rua do Egito, nº 244, Centro.
Os formandos são provenientes dos cursos de ‘Pedreiro de Revestimento’ e ‘Pintor de Obras Imobiliárias’, da edição de 2023 do Programa Canteiro Escola. Após cumprirem a carga-horária de 640 horas de aulas ministradas por professores do Senai, a turma está apta para atuar conservação de bens do Patrimônio Histórico de São Luís/MA ou de qualquer localidade que exija as devidas técnicas explanadas ao longo dos respectivos cursos.
Com um papel relevante na transformação de pessoas e na preservação do Patrimônio Histórico, o Programa Canteiro Escola é uma iniciativa pioneira no Brasil. A primeira edição formou 27 profissionais, os quais foram responsáveis por realizar a recuperação total da fachada do Mercado das Tulhas, edificação pública, também conhecido como Mercado da Praia Grande, construído no século XIX.
Nesta segunda edição, o Palácio Arquiepiscopal foi o edifício histórico da capital escolhido para receber a recuperação por meio do Programa. As fachadas receberam novo reboco, pintura externa, assim como as esquadrias em madeira, os gradis e os guarda-corpos. O Palácio fica ao lado da Catedral de Nossa Senhora da Vitória, e compõe o conjunto arquitetônico do núcleo da fundação da capital maranhense.
Construído no século XVII, é um dos mais simbólicos monumentos do Centro Histórico de São Luís, reconhecido como Patrimônio Mundial pela Unesco. Edificado em 1627 pelos jesuítas para sediar o Colégio e Igreja de Nossa Senhora da Luz, este imponente conjunto foi palco da história do Maranhão por meio da ação de homens da grandeza dos padres António Vieira e João Felipe Bettendorf.
A partir de 2014, o segundo pavimento do Palácio Arquiepiscopal passou a abrigar o Museu de Arte Sacra, que apresenta o processo histórico de colonização e ocupação do território maranhense, iniciado no século XVII, com um acervo de objetos de arte sacra e arte jesuíta.
A presidente da FUMPH, Kátia Bogéa, reitera a magnitude da obra de conservação para o monumento histórico de São Luís. “O Palácio Arquiepiscopal, localizado no núcleo fundacional da nossa capital, é um ícone para o entendimento da nossa história, com fachadas e arquitetura de identidade única. Estamos encerrando mais um ciclo do projeto, coroando não só esses profissionais, mas ratificando a importância da conservação das memórias da nossa história. Esse é um dever do poder público e privado, assim como da nossa sociedade de manter a luta pela preservação do nosso passado”, destacou.
A segunda edição do Programa teve duração de 7 meses e atendeu 43 alunos, que receberam bolsa-auxílio de R$ 300,00, além de alimentação, vale-transporte, fardamento e, na conclusão do curso, o certificado emitido pelo SENAI. Além de 32 alunos brasileiros, o grupo de formandos conta com 11 venezuelanos da etnia warao, inseridos no Programa Canteiro Escola a partir de parceria com o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA), por meio do projeto “Justiça restaurativa”, como meio efetivo de inserção social, econômica e cultural de refugiados.
O Canteiro Escola é uma realização da Prefeitura de São Luís, por meio da FUMPH, da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), SESI, SENAI e do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Maranhão (SINDUSCON-MA), com o apoio do SEBRAE, FECOMÉRCIO/SESC, Associação Comercial do Maranhão (ACM-MA) e Nova Acrópole. As empresas patrocinadoras são Vale, Alumar, B2O Partners, Eneva, Cimento Bravo, Alfa Engenharia, Silveira Engenharia, Construtora Escudo e Gomes Sodré, as quais possuem responsabilidade social, que estão comprometidas com a qualificação de mão-de-obra especializada e que se empenham em garantir a continuidade da história, apoiando projetos voltados à preservação e recuperação do nosso Patrimônio Mundial.
Serviço
O que
A cerimônia de colação de grau do Programa do Canteiro Escola
Quando
Na próxima quinta-feira (14), às 18h
Onde
No Teatro da Cidade, Rua do Egito nº 244, Centro
Assessoria de Imprensa
Dyego Rodrigues (98) 991706807
DRT-797
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp