13/09/2023 às 16h19min - Atualizada em 13/09/2023 às 20h02min

Conferência sobre Apraxia de Fala na Infância terá palestra da jornalista Gabriela Lian

Mãe de Isadora, de 6 anos, vai falar sobre a jornada e os desafios com a filha que possui o transtorno

Bruno Cunha
Gabriela Lian/Divulgação
Imagens da filha pulando e brincando encheram de alegria o coração da jornalista Gabriela Lian. Diagnosticada com Apraxia de Fala na Infância (AFI), a menina aproveitou ao máximo o acampamento de três dias com amigos da escola em uma experiência inesquecível, que será relatada pela mãe na IX Conferência Nacional sobre Apraxia de Fala na Infância, a maior do país. O evento é realizado pela Associação Brasileira de Apraxia de Fala na Infância (ABRAPRAXIA) e acontece em São Paulo nos dias 22 e 23 de setembro. Na ocasião, profissionais de renome em suas áreas de atuação estarão reunidos para tratar de temas relevantes sobre o transtorno motor da fala, que atinge 2 a cada mil crianças no país e ainda é pouco conhecido até mesmo entre os profissionais da Saúde e da Educação.  

Entre os palestrantes estará Gabriela, jornalista que nos últimos 17 anos trabalhou na TV Globo em programas como Profissão Repórter, Encontro e Mais Você, e que é mãe de Isadora, de 6 anos. No dia 22/09, ela apresentará a palestra “A Voz do Coração”, às 18h30.  

 – Eu estava na plateia da conferência realizada em 2019 aprendendo sobre AFI. Agora, quatro anos depois, estarei no palco compartilhando essa jornada de tantos desafios, falando sobre a importância do profissional que trabalha com afeto, pensando na criança; trazendo um pouco dos primeiros sinais da Apraxia de Fala e mostrando um pouco da luta para que os filhos atinjam o melhor potencial e se desenvolvam. E, acima de tudo, tentando ouvir a voz do coração, o meu e o da minha filha, pois é assim que ela se comunica – destaca Gabriela.  

Inscrições abertas  
Estão abertas as inscrições para a IX Conferência Nacional da Apraxia de Fala na Infância, que acontece em São Paulo, nos dias 22 e 23 de setembro, e reúne diversos profissionais conceituados. Entre eles está o palestrante internacional Aravind Namasivayam, fonoaudiólogo PhD com especialização em neurociências pela Universidade de Toronto, no Canadá.  
  
No primeiro dia do evento (22/09 – sexta-feira), haverá o Curso Internacional Pré-Conferência exclusivo para fonoaudiólogos, que será ministrado pelo Dr. Aravind Namasivayam e terá como tema “Otimizando a Intervenção: Sinergias Motoras de Fala na Prática Clínica”.  
  
A abertura da IX Conferência acontece às 18h30 com a apresentação de diversos temas importantes e conferencistas prestigiados. As palestras seguem no dia 23/09 (sábado), das 8h às 18h30, quando também será realizada uma mesa redonda com as fonoaudiólogas e conselheiras técnicas da Associação Brasileira de Apraxia de Fala na Infância (ABRAPRAXIA), instituição organizadora do evento.  
Além de ministrar o workshop internacional, Aravind Namasivayam será palestrante na IX Conferência e vai falar sobre os “Caminhos de Tratamentos Baseados em Dados para Crianças com Transtornos Motores da Fala”. A geneticista e mestre pela USP, Ana Cristina Girardi, apresentará painel sobre aconselhamento genético a partir dos resultados da pesquisa de Apraxia de Fala na Infância.   
  
A IX Conferência Nacional de Apraxia de Fala na Infância terá tradução simultânea e será realizada pela ABRAPRAXIA na modalidade online e presencial (neste caso, no Teatro APCD - Rua Voluntários da Pátria 547, Santana - SP) para fonoaudiólogos, profissionais da área da Saúde e Educação e pais e familiares com crianças diagnosticadas com apraxia de fala. As inscrições são pagas e devem ser feitas no site da ABRAPRAXIA www.apraxiabrasil.org ou no link disponível no perfil do Instagram da associação (@apraxiakidsbrasil).  
  
Veja aqui a programação completa.  
  
Sobre a Apraxia de Fala na Infância  
A Apraxia acontece quando o cérebro falha ao enviar os comandos da fala e preocupa pais e familiares porque ainda é pouco conhecida entre profissionais da Saúde e Educação. Também pode afetar crianças com autismo e síndrome de down e por isso a assertividade no diagnóstico é muito importante para o tratamento adequado.  
  
Inscrições  
Os interessados podem se inscrever no site da ABRAPRAXIA: apraxiabrasil.org  
No link há informações sobre a programação e os valores.  
   
SERVIÇO  
IX Conferência Nacional de Apraxia de Fala na Infância  
Data: 22 e 23 de setembro  
Local: Teatro APCD, Rua Voluntários da Pátria, 547 - Santana - São Paulo  
Inscrições: apraxiabrasil.org  

 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp