12/09/2023 às 11h11min - Atualizada em 12/09/2023 às 20h35min

Setembro Vermelho: 1 em cada 10 pets sofre com problemas cardíacos

Você sabia que, assim como os humanos, os animais de estimação também podem apresentar problemas cardíacos?

Fernanda de Souza Martins
Syntec

Você sabia que, assim como os humanos, os animais de estimação também podem apresentar problemas cardíacos? De acordo com a Comissão de Animais de Companhia (Comac-Sindan), 1 em cada 10 pets pode apresentar algum tipo de problema no coração. O dado é ainda mais importante quando os pets envelhecem, cerca de 35% dos animais são acometidos por doenças cardíacas nessa fase da vida.

"As doenças cardíacas afetam diretamente a qualidade de vida dos pets e podem ser de dois tipos: congênitas (presentes desde o nascimento) ou adquiridas ao longo da vida", alerta a médica-veterinária e coordenadora de produtos da Linha Pet da Syntec do Brasil, Stefanie Poblete.

De acordo com a profissional "é grande a lista de doenças cardíacas em cães e gatos. Em cães, destaque para insuficiência valvar mitral, doença de caráter degenerativo que afeta principalmente animais idosos, essa condição envolve o enfraquecimento das valvas cardíacas, levando a sintomas como tosse, falta de ar e fadiga. Quando falamos de gatos, uma das doenças cardíacas mais frequentes é a Cardiomiopatia Hipertrófica Felina (CMH), sendo um diagnóstico bastante desafiador, pois o felino pode ser não apresentar sintomas por longos períodos."

Os sintomas no geral podem incluir dificuldade respiratória, letargia, fraqueza, intolerância ao exercício, desmaios e até acúmulo de líquido no abdômen ou edema de membros. "É importante ressaltar que a realização de consultas preventivas é fundamental, pois algumas doenças podem evoluir silenciosamente e causar sinais clínicos apenas em estágios mais avançados", explica a médica-veterinária.

Stefanie esclarece que o "diagnóstico de doenças cardíacas em pets envolve a realização de exames físicos e complementares, tais como ecocardiograma e eletrocardiograma, além do acompanhamento da pressão e outros exames de diagnóstico por imagem. A necessidade de tratamento é avaliada pelo médico veterinário de acordo com a causa da doença e pode incluir desde a administração de medicamentos, até ajustes na rotina do pet."

"A conscientização sobre as doenças cardíacas em animais de estimação é fundamental para garantir a saúde e o bem-estar de quem tanto amamos. Com exames regulares, cuidados preventivos e tratamento quando necessário, é possível assegurar que os animais tenham uma vida saudável e plena. Cuide do coração de quem aquece o seu", finaliza Stefanie.

Sobre a Syntec – A Syntec é uma indústria de produtos para saúde animal 100% brasileira com 18 anos de história e foco em medicamentos e suplementos veterinários de alta complexidade. Seu portfólio é amplo, incluindo terapêuticos, especialidades, produtos para higiene e saúde, suplementos e, agora, vacinas animais. Para mais informações acesse: www.syntec.com.br


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp