12/09/2023 às 11h06min - Atualizada em 12/09/2023 às 20h06min

Projeto oferece curso gratuito de danças urbanas em Cubatão

Com patrocínio da Usiminas, projeto Dança da Comunidade beneficia estudantes de 10 a 17 anos. Inscrições estão abertas até 14 de setembro

F. Assis
Arquivo Pessoal
O projeto Dança na Comunidade está com inscrições abertas para curso gratuito de danças urbanas, em Cubatão, até 14 de setembro. Com patrocínio da Usiminas, por meio do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo, (ProAC), e apoio do Instituto Usiminas, o projeto tem previsão de início em 18 de setembro para crianças e jovens de 10 a 17 anos. Os alunos selecionados receberão uniforme e terão acesso a toda estrutura necessária para as oficinas.

As vagas são limitadas e o interessados devem preencher o formulário disponível no link https://forms.gle/854CqRq8GsdAtBwE8 para realizar inscrição.
As aulas serão ministradas no CEU das Artes, localizado na Rua Januário Cândido Pontes, s/nº, no Jardim Nova República, sob orientação da dançarina e coreógrafa Lidiane Camilo. Apaixonada pela dança desde a infância, a bacharel em Educação Física atua há mais de 10 anos no grupo Impacto Dança e Movimento, que representa a cidade de Cubatão em festivais e competições.

Entre as modalidades oferecidas, destaca-se o breaking, modalidade olímpica a partir dos jogos de Paris 2024. As danças urbanas fazem parte do movimento cultural conhecido como hip-hop. O breaking é caracterizado por saltos, giros, piruetas e torções. O curso também trabalhará outros estilos, como o popping, o locking e o free style. 

“É uma satisfação contribuir para que crianças e adolescentes tenham acesso à arte por meio da dança, priorizando a formação educativa e social. Isso nos alegra, e fortalece nossa atuação em prol das pessoas”, afirma Patrícia Limeres Pires, produtora executiva do Instituto Usiminas.

O movimento hip-hop completou 50 anos em agosto e é um marco cultural que emergiu das raízes das comunidades afro-americanas e latinas de Nova Iorque, na década de 1970. Essa forma artística e expressiva, composta por elementos como o rap, o breaking e a arte visual do grafite, rapidamente se espalhou pelo mundo, tornando-se uma voz poderosa para a juventude urbana.
 A iniciativa visa contribuir para o processo de formação cultural dos jovens de Cubatão, colaborando para a criação de grupos e coletivos da cidade e constituindo um espaço de formação, produção e difusão das danças urbanas.

Durante a realização do projeto, os jovens participantes se apresentarão ao público em equipamentos públicos de cultura ou em espaços abertos, gratuitamente. Essas ações têm por objetivo levar os participantes a vivenciarem experiências concretas em suas áreas de formação e dar-lhes a oportunidade de demonstrar os conhecimentos adquiridos.

Serviço
Dança na Comunidade – Usiminas
Faixa etária: alunos de 10 a 17 anos, todos os gêneros.
Inscrições: até 14 de setembro.
Divulgação dos selecionados: 15 de setembro.
Início das aulas: 18 de setembro.
Link de inscrição: https://forms.gle/854CqRq8GsdAtBwE8

100% gratuito
Local: CEU das Artes – Rua Januário Cândido Pontes, s/nº - Jardim Nova República, Cubatão - SP
Mais informações
Redes Sociais: @dancanacomunidade
Telefone: 11 99957-1817
E-mail: [email protected]

Patrocínio: USIMINAS, por meio do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo

Realização: Khronos Arte & Cultura
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp