12/09/2023 às 10h00min - Atualizada em 12/09/2023 às 20h01min

Carros híbridos no Brasil: aumento de produção força mercado a criar produtos especiais

Responsável pelo bom funcionamento do motor, óleo lubrificante para veículos híbridos precisa ter componentes diferentes dos usados em motores a combustão

Matheus Correa
Divulgação

Tendência mundial, os carros híbridos estão tomando conta das ruas do país. Cada vez mais veículos deste segmento são vistos circulando. Montadoras anunciaram injeções financeiras bilionárias para a produção desses motores que prometem grande autonomia.

Segundo levantamento feito pela Neo Charge, empresa de soluções de eletrificação para carros; existem 124.361 carros com algum tipo de eletrificação registrados no país, cerca de 69% são híbridos ou híbridos leves; em seguida, os híbridos plug-in (necessitam de carregamento), representam 22% da frota; por fim, os carros totalmente elétricos somam 9%.

Atualmente, no Brasil existem três tipos de carros eletrificados:

  • HEV - elétricos híbridos: Carros com motor a combustão e motor elétrico alimentado por baterias, carregado pela própria energia cinética do veículo. 
  • PHEV - híbridos plug-in: Carros com motor a combustão e motor elétrico alimentado por bateria, carregado por energia elétrica.  
  • BEV - elétricos à bateria: Carros com um motor elétrico alimentado por bateria, carregado por energia elétrica.

Em linha com os avanços da tecnologia de eletrificação dos carros, as empresas automobilísticas desenvolvem produtos específicos para melhorar o desempenho e gerar uma vida útil de qualidade aos modelos híbridos, como é o caso da indústria de lubrificantes.

“O número de carros eletrificados está crescendo, principalmente o de motores híbridos. Desenvolver produtos como os óleos lubrificantes para esse nicho aumenta a confiança do brasileiro na hora de comprar um modelo híbrido, inclusive, manter um veículo híbrido com o óleo lubrificante ideal prolonga sua vida útil, gera um rendimento melhor e ajuda na experiência do condutor”, afirma Denilson Barbosa, gerente de qualidade da YPF Brasil.

Quais são os tipos de óleos lubrificantes utilizados em motores híbridos? 

Atualmente, os lubrificantes para motores híbridos apresentam viscosidade baixa, como 5W-30, 0W-20 ou até mesmo um 0W-16. Eles carregam funções muitos similares aos lubrificantes utilizados em motores a combustão, como limpeza, redução de desgaste e controle de temperatura e o principal para essa categoria que se trata do “liga e desliga” constante do motor a combustão, isso eleva em muito o desgaste das peças móveis do motor, se não for utilizado o lubrificante adequado, a vida útil desse motor pode ser comprometida.

“Aos condutores, os motores híbridos oferecem uma experiência de uso diferenciada em relação aos motores puramente a combustão. Essa diferença caracteriza-se pela economia no consumo de combustível e a autonomia que o carro entrega. Eles sentirão a diferença no bolso”, comenta o especialista.

Nas motorizações híbridas, o óleo lubrificante percorre todas as partes do motor que são desenvolvidas para combustão, e cada montadora imprime exigências específicas para determinada aplicação. Nesse sentido, a YPF Brasil desenvolveu três produtos específicos da linha Elaion Auro para a categoria de híbridos, sendo eles:  Elaion Auro DPF 530, Elaion Auro D1 530 e Elaion Auro D1 020.

Sobre a YPF

A YPF transforma vidas através de energia, uma das maiores empresas produtoras de petróleo e gás da América Latina, sendo a maior empresa Argentina em termos de receita, com 100 anos de história e 20.000 colaboradores. Lidera com 54% de market share em lubrificantes no mercado local e soma mais de 1600 postos de combustíveis. Atua no Brasil desde 1998, possui sede e fábrica em Diadema-SP, e tem em seu portfólio uma linha completa de lubrificantes para automóveis sob a marca ELAION, veículos pesados e agrícolas sob a marca EXTRAVIDA, além de graxas e fluidos funcionais. Através de seus distribuidores e revendedores, a YPF tem distribuição em todo país.Visite o site www.ypf.com.br e conheça as redes sociais para saber mais sobre a história e nossa linha de produtos.  


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp