12/09/2023 às 14h15min - Atualizada em 12/09/2023 às 16h04min

“Piratas do mar”: Polícia Ambiental amplia fiscalização para combater crimes

Barco blindado da Polícia Militar Ambiental ajuda na fiscalização de 700 quilômetros de extensão do litoral paulista

Governo do Estado de São Paulo
https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/piratas-do-mar-policia-ambiental-amplia-fiscalizacao-para-combater-crimes/
(Crédito: Assessoria de Imprensa e Comunicação da Secretaria)

Era fim do dia quando uma equipe do grupo de patrulha tática da 5ª Companhia de Polícia Militar Ambiental Marítima fiscalizava o Canal do Estuário, próximo ao Porto de Santos. A equipe flagrou três indivíduos em uma lancha furtando um navio atracado no local. Os suspeitos usavam uma corda para descer da embarcação com os produtos.

O grupo tático tentou a abordagem, mas dois suspeitos pularam na água. O terceiro indivíduo fugiu em alta velocidade em uma lancha, mas foi alcançado pela embarcação e preso.

A ação de fiscalização contra a pesca ilegal, predatória e preservação das espécies marinhas, sobretudo com risco de extinção, além do combate direto à pirataria é uma das atribuições da 5ª Companhia de Polícia Militar Ambiental Marítima. São 700 quilômetros de extensão de costa e mais de mil hectares de áreas de proteção ambiental marinha.

No 1º semestre deste ano, foram mais de 700 ocorrências atendidas nas áreas ambientais e criminais, além de apoios e resgates. Os policiais conseguiram apreender quase 600 quilos de cocaína que seriam enviadas por meio de navios para o exterior e prender 22 infratores neste período.

“A gente faz esse policiamento preventivo nas áreas mais conturbadas, onde há mais população e com uma pressão dos crimes ambientais, e acaba tendo também os crimes comuns, como o tráfico de drogas, roubos e furtos”, explicou o capitão Fernando Burgos, comandante 5ª Companhia de Polícia Militar Ambiental Marítima.

Para combater os “piratas do mar”, a Polícia Ambiental conta com um trabalho de inteligência para monitorar os locais com mais propensão de acontecer os delitos de furtos e roubos na água. “A gente joga o barco na região, faz a fiscalização de pesca e também já faz o preventivo para coibir esses crimes.”

Essa atuação gerou resultados positivos nos últimos anos. De acordo com o comandante, havia uma incidência de roubos contra pescadores amadores. Os criminosos visavam equipamentos utilizados na pesca esportiva. A partir das denúncias, a PM Ambiental fez uma ação para atacar essa modalidade de crime. “Com as informações, direcionamos o patrulhamento. Hoje, não temos mais registros desse tipo de delito”, disse Burgos.

(Crédito: Assessoria de Imprensa e Comunicação da Secretaria)

Barco blindado da Polícia Militar Ambiental Marítima
A 5ª Companhia de Polícia Ambiental Marítima conta com três pelotões náuticos — Guarujá, Ubatuba e Cananéia —, dispostos estrategicamente para atender toda a extensão do litoral.

O policiamento marítimo possui diversos tipos de embarcações, inclusive uma blindada, equipada com câmera de monitoramento e infravermelho, para patrulhamento náutico por toda a costa, rios, canais, estuários e os portos de Santos e São Sebastião.

“A geografia favorece a atuação da criminalidade. Por isso, a gente atua diuturnamente com a fiscalização na prevenção criminal”, relatou o sargento Eduardo de Lima Araújo, do grupo de patrulha tática. De acordo com ele, os criminosos usam os canais que circundam os municípios do litoral como rota de fuga e para praticar crimes de tráfico de drogas e de armas.

A ampliação da fiscalização nos pontos estratégicos do litoral tem colaborado para auxiliar na prevenção criminal.

“A nossa atuação no mar gera uma segurança e uma resposta em terra que a população não vê, mas é essencial nessa integração com os policiais que atuam na parte terrestre”, finalizou Burgos.

O post “Piratas do mar”: Polícia Ambiental amplia fiscalização para combater crimes apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.



Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp