11/09/2023 às 09h46min - Atualizada em 12/09/2023 às 04h08min

Comunidades indígenas e especialistas discutem impactos do desmatamento da Amazônia no SEMEA 2023

Encontro terá quase 30 palestrantes de universidades e comunidades de povos originários, além de trabalhadores da Amazônia e lideranças da Companhia de Jesus

Gabriel Bacci
Reprodução

Indígenas participarão da 5ª SEMEA 2023 (Semana de Estudos Amazônicos) como palestrantes do evento, que visa discutir as principais questões do momento relacionadas à sustentabilidade. O encontro será realizado na FEI (Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros), de 26 a 29 de setembro no Campus de São Bernardo do Campo/SP. Entre os temas a serem discutidos pelas comunidades indígenas destacam-se os impactos socioambientais do desmatamento da Amazônia e possíveis soluções para reduzir o prejuízo para a cultura dos povos originários, além da fauna e flora amazônica. 

A realização da SEMEA na FEI, acontece em um momento em que a necessidade de preservação da floresta se faz mais necessária. De acordo com um estudo divulgado em maio deste ano, pelo Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia), a derrubada de árvores cresceu em uma proporção de 9 vezes no estado do Amazonas. Quando comparado por período, em março de 2022, o Amazonas registrou 12 km² de devastação. Já em março deste ano, o estado alcançou a marca de 104 km², ou seja, um aumento de 767% no desmatamento.

“A FEI é reconhecida por sua inovação e tecnologia aplicadas às soluções para a nossa sociedade, sempre pensando na evolução através do ensino e da pesquisa. Sediar um evento da importância da 5ª Semana de Estudos Amazônicos é a oportunidade de reforçar nosso compromisso com a Sustentabilidade e a Inovação, já que sempre incorporamos os princípios da Economia Circular em nossa estrutura acadêmica e projetos realizados pelos alunos.”, destaca a Profa. Dra. Maria Tereza, Coordenadora de Pós-graduação em Administração da FEI e Coordenadora da SEMEA. 

“Na FEI, por exemplo, temos a integração da linha de pesquisa em Sustentabilidade, com a Economia Circular, nos quais alunos de mestrado e doutorado têm se dedicado a explorar temas relacionados à Economia Circular, aplicados em indústrias que historicamente causam impactos ambientais significativos”. finaliza a docente da FEI.


SEMEA 2023

A edição deste ano do evento terá quase 30 palestrantes que incluem lideranças religiosas da Companhia de Jesus, professores, representantes de instituições indígenas e trabalhadores de segmentos que atuam na Amazônia. Entre eles: Benedito Queiroz de Alcântara - representante da REPAM-Brasil no Amapá e da coordenação do projeto Guardiões Ambientais Ribeirinhos; e Joaquim Belo - presidente do Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS) e líder extrativista de Mazagão.

A SEMEA faz parte de uma das iniciativas da Companhia de Jesus, que tem por objetivo promover o intercâmbio de saberes socioambientais e trazer visibilidade aos desafios ambientais em todo o território brasileiro. A programação inclui palestras, oficinas, apresentações culturais, rodas de conversa e a participação de povos originários da Amazônia, sociedade civil, pesquisadores, professores e gestores públicos. 

 

SERVIÇO

 

5ª Semana de Estudos Amazônicos
Período: De 26 a 29 de setembro
Local: FEI (Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros) – Campus de São Bernardo do Campo – SBC – Av. Humberto de Alencar Castelo Branco, nº 3971 – Bairro Assunção.
Entrada: gratuita
Saiba mais sobre a programação no site


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp