11/09/2023 às 11h15min - Atualizada em 12/09/2023 às 04h03min

Muitos brasileiros que chegam ao país, legal ou ilegalmente, estão pedindo asilo pelas dificuldades econômicas do país e por discordâncias políticas

Julia Ramires Reyes - SK Comunica
Bf.Samantha di Khali Comunica

Segundo o gabinete executivo de controle da imigração dos Estados Unidos o número de brasileiros que pediram asilo nos Estados Unidos no ano fiscal de 2023, foi de 3,595. No entanto, apenas 11% foram concedidos. O mês com maior demanda de brasileiros foi maio, com 777 registros.

Cinco países lideram o ranking de procura por asilo: Cuba (74 mil), Venezuela (67 mil), Colômbia (25 mil), Nicarágua (23 mil) e Haiti (18 mil).

De acordo com a lei americana, para pedir asilo nos Estados Unidos é preciso comprovar um medo cível de ser perseguido no país de origem por motivo de raça, religião, nacionalidade, opinião política ou por integrar algum grupo social.

Muitos brasileiros que chegam ao país, legal ou ilegalmente, estão pedindo asilo pelas dificuldades econômicas do país e por discordâncias políticas.

Porém, é difícil para o brasileiro ser elegível somente nestas bases, é o que afirma a advogada de imigração Ingrid Domingues McConville. Os motivos alegados não são suficientes e fazem com que os casos fiquem pendentes ou negados imediatamente. Os casos de asilos são demorados e levam no mínimo dois anos (ou mais) para uma audiência inicial. Pobreza, oportunidades econômicas escassas, deslocamento causado por desastres naturais ou desejo de se reunir com a família não são motivos de asilo sob a lei dos EUA.

Há uma variedade de vistos diferentes disponíveis para cidadãos brasileiros. Existem opções, seja qual for a situação, para quem deseja se mudar do Brasil para os EUA. Os vistos mais “populares” são os baseados em casamento (noivos também) e família (de filhos para pais principalmente). Os baseados em emprego, investimentos ou capacidade excepcional também estão sendo bem-sucedidos.

Os processos de vistos americanos são complexos e devem ser bem estruturados por um advogado especializado em imigração, pois desde a apresentação do processo, até o recolhimento da documentação correta a ser apresentada, é preciso muita experiência e conhecimento para conseguir uma aprovação.

Vivem em território americano mais de 1,9 milhão de brasileiros. Em segundo lugar vem Portugal com 360 mil, seguido por Paraguai com 254 mil, Reino Unido com 220 mil e Japão com 207 mil.

 

Saiba mais sobre imigração: @dmvisalaw

 * Ingrid Domingues-McConville fundou a DM VISA LAW - Domingues McConville, P.A. em 1995.  É membro da Ordem dos Advogados da Flórida desde 1995 e membro do Tribunal Distrital dos Estados Unidos, Distrito Sul da Flórida.  Ingrid obteve seu diploma de graduação em Psicologia pela Universidade de Miami em Coral Gables, Flórida e seu diploma de Direito pela Cleveland-Marshall College of Law em Cleveland, Ohio. Com 28 anos de experiência em Direito de Imigração, Ingrid representou clientes em todo os Estados Unidos e no mundo, tanto em questões de imigração empresarial quanto familiar.  Ajudou empresas e indivíduos a obterem vistos e residência permanente nos Estados Unidos. Ingrid desempenha um papel de liderança significativo na comunidade brasileira no sul da Flórida e em todos os Estados Unidos, fornecendo orientação e aconselhamento jurídicos muito necessários.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp