11/09/2023 às 12h01min - Atualizada em 12/09/2023 às 04h01min

As 5 perguntas mais frequentes dos consumidores sobre mudanças em embalagens dos lubrificantes da Motul

Empresa deixa claro que a alteração na embalagem vem para garantir a disponibilidade dos produtos, mantendo o perfil do lubrificante, normas, desempenho e especificações

João Pedro Ribeiro
Divulgação

São Paulo, setembro de 2023 - A Motul, multinacional especializada em lubrificantes e fluidos de alta tecnologia, realizou mudanças nas embalagens dos óleos lubrificantes de 1 litro de produção nacional a fim de melhorar a disponibilidade dos produtos, reduzir a quantidade de materiais utilizados em sua fabricação e, assim, contribuir com a preservação ambiental. 

As principais alterações efetuadas podem ser observadas nas medidas do gargalo e no material das tampas, que permitiram eliminar o uso de polipropileno e manter apenas o polietileno, o que também impactou no peso das tampas. A modificação, que reafirma o compromisso da empresa com a inovação e a sustentabilidade, veio da necessidade de maior controle local da fabricação e diminuição da quantidade de materiais na produção, principalmente plásticos.

A produção no Brasil, onde a marca já opera há mais de 30 anos, reforça a relevância do mercado brasileiro com produtos desenvolvidos com foco na frota nacional. 

“Fabricar localmente com a qualidade e o respaldo da equipe de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) da matriz, na França, nos permite introduzir produtos específicos que atendam a demanda do parque circulante brasileiro”, afirma Rafael Recio, gerente de Produto e Treinamentos da Motul Brasil. “Focamos em entregar produtos com tecnologia e formulação francesa desenvolvidos especialmente para o consumidor brasileiro.”

Confira abaixo as cinco perguntas mais frequentes acerca do tema recebidas pela Motul:

1. Quais foram as principais mudanças? O ponto-chave é a otimização das embalagens de óleo lubrificante de 1 litro. A Motul redesenhou o gargalo para aprimorar a disponibilidade dos produtos e reduzir o número de materiais utilizados. A tampa modelo rosca - padrão dos novos lubrificantes de fabricação local para a embalagem de 1L – conta com lacre externo do tipo rosca com 12 pontos de travamento e lacre interno com selo de vedação introduzido por indução. Esse modelo de tampa já vinha sendo utilizado em líquidos de arrefecimento e freios.

Outra alteração nas embalagens de produtos com fabricação local são as informações contidas no rótulo traseiro. Quando o produto não demanda tradução em uma extensa variedade de idiomas, não há necessidade do rótulo destacável tipo panfleto. Logo, a presença ou ausência desse tipo de rótulo não implica em autenticidade ou não do produto, tanto para produtos fabricados pela Motul no Brasil quanto em outros países.  

2. Como identificar se o produto é verdadeiro? Mesmo não havendo histórico de falsificação, recomendamos que os produtos sejam obtidos por meio de lojas físicas parceiras dos nossos distribuidores autorizados, já que não conseguimos prever se o produto foi armazenado nas condições corretas para a preservação de sua embalagem e conteúdo. 

Uma alternativa é adquirir os produtos via loja oficial da Motul no Mercado Livre: Motul | MercadoLivre.com.br. Além disso, a empresa fornece conteúdos em seu blog no site e no aplicativo Motul Expert, assim como nas suas redes sociais oficiais, como o Instagram

3. Houve mudança no produto? A mudança nas embalagens de 1L dos lubrificantes produzidos localmente não impacta o perfil dos produtos, que apresentam e ostentam as mesmas especificações e normas da formulação anterior, garantindo que os requisitos de performance para atender o veículo permaneçam inalterados.  

4. Quais os impactos da mudança no resultado final? Os resultados positivos incluem o controle de produção e a disponibilidade de produtos, redução do impacto ambiental por meio da utilização mais eficiente de materiais, simplificação do processo de reciclagem e manutenção da qualidade e especificações dos produtos.

5. Em caso de suspeita de produtos falsos, como devo proceder? Até o presente momento nenhum caso de produto Motul falsificado foi encontrado em território nacional. Salientamos ainda que não seria simples uma falsificação a partir de uma cópia de nossas embalagens ou até mesmo reutilização, pois a nossa embalagem – que possui patente – conta com vários dispositivos de segurança e padrão diferenciado. 

Caso não tenha sido observada violação do lacre da tampa e do lacre interno, é improvável ser um produto falsificado ou adulterado. Se mesmo verificando a qualidade dos rótulos, fechamento das tampas e dados de fabricação as dúvidas persistirem, é possível entrar em contato com a empresa por e-mail ou redes sociais, fornecendo o nome do produto, a data de fabricação e o número do lote abaixo do rótulo frontal, assegurando, desse modo, a autenticidade e originalidade do produto Motul.

Para mais informações e detalhes sobre os produtos e recomendações da marca, acesse o site.

Sobre a Motul 

Há mais de 170 anos no mercado mundial, a Motul é uma multinacional francesa especializada na formulação, produção e distribuição de lubrificantes e fluidos de alta tecnologia para diferentes segmentos, como carros, motos, pesados, veículos clássicos, agrícolas, náuticos e karts. A empresa também conta com a vertente MotulTech para a oferta de lubrificantes industriais.

A Motul, presente no Brasil desde 1992, tem as pistas como o seu principal laboratório para desenvolver o produto certo para cada aplicação, com apoio a grandes equipes em competições nacionais e internacionais, como Dakar, 24 Horas de Le Mans, FIA World Endurance Championship, Super GT, Drift, MotoGP, World Superbike, MXGP, IOM TT, Imsa, Rallycross, F1 Boat e Sertões. 

Assessoria de Imprensa - Motul
Anna Mattos (Consultora de Comunicação) - (11) 94247-6804
João Ribeiro (Assistente de Comunicação) - (11) 98151-3704

Fabiano Oliveira (Gerente de Comunicação) - (11) 99287-5957


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp