A fidelização de pacientes no setor de saúde sempre é muito importante para a longevidade de um empreendimento, pois, além de garantir que aquela pessoa volte a se consultar na sua clínica futuramente, também aumenta as chances de ser indicado por todos que saírem satisfeitos. Esse é um processo que envolve diversas estratégias, não se limitando somente a um atendimento de qualidade (o que é obrigatório em qualquer estabelecimento).
Uma experiência agradável já deve começar pela recepção, onde o paciente passará algum tempo esperando. A construção de um ambiente acolhedor e confortável colabora imensamente com o nível de satisfação no final, então é indispensável investir em alguns fatores que farão do seu consultório um espaço muito mais valorizado por aqueles que o frequentam.
Abaixo, separamos alguns dos principais. Confira:
Aposte no conforto
A decoração do local sempre é muito importante, mas priorizar o conforto é fundamental. É preciso ter em mente que o ato de esperar já não é muito positivo para as pessoas, especialmente em consultórios médicos, onde é comum haver alguns atrasos no atendimento. Mesmo passando um pouco da hora marcada, o paciente ainda pode se sentir à vontade, caso esteja em um ambiente confortável.
Avalie o espaço disponível e invista em poltronas e sofás aconchegantes. Evite usar cadeiras muito duras e procure disponibilizá-las de uma forma que aproveite bem o ambiente, sem aglomerar demais. É importante que a recepção ainda conte com espaço de sobra para a circulação das pessoas, então aproveite o lugar de forma inteligente.
Mantenha seus pacientes entretidos
Buscando tornar seu tempo de espera menos maçante, é sempre prudente investir em algumas formas de entretenimento para os seus pacientes. A maioria dos consultórios sempre deixa uma TV ligada, o que nem sempre é a melhor opção; além de as pessoas não terem a liberdade de assistir o que quiserem, o ambiente sempre precisa estar bem silencioso, então não é possível deixar o volume alto.
Aqui é possível apostar nas famosas revistas e jornais, que ficam disponíveis na recepção para qualquer um que desejar ler. Oferecer Wi-Fi grátis também é uma ótima alternativa, pois permite que os pacientes acessem a internet pelos seus celulares e se entretenham da forma como acharem melhor. Contar com um espacinho com água, café ou chá à vontade também é um bom diferencial.
Mantenha o ambiente limpo
Limpeza costuma ser sinônimo de saúde, algo imprescindível em um consultório médico. Garanta uma equipe dedicada exclusivamente para a arrumação e faxina do ambiente, mantendo tudo impecável ao longo do dia – especialmente os banheiros, que são áreas mais delicadas.
Pode ser interessante pesquisar o preço de purificador de ar, um acessório bastante útil em ambientes públicos. Assim, seus pacientes poderão usufruir de um ar mais limpo e agradável, garantindo máximo conforto e aconchego enquanto estiverem esperando.
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