11/09/2023 às 14h31min - Atualizada em 12/09/2023 às 00h09min

Uso incorreto de lentes de contato pode levar à cegueira, alerta oftalmologista

Estima-se que 90% dos pacientes cometem algum erro ao utilizar o acessório

Prezz Comunicação
Divulgação/Canva

As lentes de contato se tornaram uma alternativa popular aos óculos, oferecendo uma visão nítida e confortável para muitos. No entanto, é fundamental lembrar que o uso adequado é essencial para garantir uma visão saudável e livre de complicações. Por isso, a campanha Setembro Safira tem o objetivo de conscientizar e alertar a população sobre o uso do acessório.

Dados da Sociedade Brasileira de Lentes de Contato, Córnea e Refratometria (Soblec) apontam que, em 2023, o número de usuários de lentes de contato no Brasil aumentou significativamente, passando de 3 milhões para 3,7 milhões de pessoas.

Núbia Vanessa, oftalmologista do CBV-Hospital de Olhos, ressalta a importância de adotar práticas responsáveis ao usar o acessório. "As lentes de contato são uma ótima opção para corrigir problemas de visão, mas é essencial que os usuários compreendam os cuidados necessários para proteger sua saúde ocular. O uso incorreto pode levar a infecções e até à perda da visão em casos graves”, afirma a especialista.

Segundo Núbia Vanessa, a maioria dos usuários não está familiarizada com a maneira correta de manipular o acessório, e estatísticas indicam que aproximadamente 90% deles cometem algum erro ao utilizar as lentes de contato. Por isso, alguns cuidados são necessários. Confira: 

1. Consultas regulares com um oftalmologista: Antes de iniciar o uso de lentes de contato, é fundamental passar por um exame ocular completo com um profissional de saúde ocular. Isso ajudará a determinar a correção adequada e verificar a saúde geral de seus olhos.

2. Lave as mãos antes do manuseio: Sempre lave as mãos com sabão antes de tocar nas lentes de contato. Isso reduz o risco de transferência de sujeira e germes para os olhos.

3. Siga as instruções do fabricante: Cada tipo de lente de contato tem suas próprias diretrizes de uso e cuidados. Certifique-se de seguir as instruções específicas fornecidas pelo oftalmologista.

4. Evite o uso prolongado: Evite usar as lentes de contato por mais tempo do que o recomendado. A especialista adverte: "Usar lentes de contato por mais tempo do que o recomendado pode aumentar o risco de infecções e desconforto."

5. Armazenamento adequado: Mantenha as lentes limpas e armazenadas corretamente em solução próprias e no estojo apropriado. Troque a solução regularmente e mantenha o estojo limpo. Nunca usar soro fisiológico ou água para lavar a lente. 

6. Nunca durma com as lentes: A maioria das lentes de contato não é adequada para uso durante o sono. Remova-as sempre antes de dormir, a menos que tenha lentes especificamente recomendadas para uso noturno.

7. Não entrar em lagoa, piscina, praia com lentes de contato, pois pode contaminar a lente e causar infecção nos olhos. 

De acordo com a oftalmologista, se houver quaisquer sintomas, como vermelhidão, irritação, visão turva ou desconforto nos olhos, é preciso remover imediatamente as lentes e consultar um oftalmologista.  “Os usuários de lentes de contato precisam consultar regularmente um oftalmologista para garantir uma visão saudável e sem complicações”, afirma a médica.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp