11/09/2023 às 12h55min - Atualizada em 12/09/2023 às 00h08min

Drive-thru de coleta de eletroeletrônicos e eletrodomésticos acontece em Atibaia no próximo dia 16 de setembro

Campanha com objetivo de viabilizar a destinação ambientalmente correta dos produtos eletroeletrônicos em fase final de vida útil é organizada pela ABREE em parceria com a Prefeitura da cidade e o SAAE

Redação
divulgação
No próximo dia 16 de setembro ocorre mais um drive-thru de coleta de eletroeletrônicos e eletrodomésticos organizado pela ABREE – Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos. A ação, realizada em parceria com a Prefeitura de Atibaia (SP) e a SAAE - Saneamento Ambiental de Atibaia é parte de uma série de campanhas de conscientização da Associação. Ela ocorrerá na cidade de Atibaia, na Avenida Joviano Alvim - Atibaia Jardim (ao lado da pista de skate, onde é realizada a Feira do Rolo, aos domingos), das 9h às 17h. A ideia é promover a arrecadação de resíduos eletroeletrônicos e eletrodomésticos pós-consumo na região, incentivar a reciclagem responsável e informar a população sobre a importância do descarte adequado desses resíduos.
A população que possui esse tipo de resíduo guardado em casa, em garagens, armários etc. precisa levá-los para o local de arrecadação no dia e horário marcado. A Associação irá receber diversos tipos de resíduos, de fones de ouvidos e computadores quebrados ou antigos, a geladeiras. Além disso, haverá uma equipe no local para lidar com as dúvidas a respeito do correto descarte e reciclagem.
“Essa é uma valiosa oportunidade de informar a população de seu papel crucial no processo de reciclagem, dado que toda logística reversa se inicia pelo consumidor”, explica Nilson Maestro, presidente da ABREE. “Além disso, podemos abordar detalhes envolvendo os riscos de contaminação que os resíduos geram ao meio ambiente, algo que muitas vezes foge a conhecimento geral, e que aqui é um conhecimento que chega mais facilmente à população, graças à parceria com a Prefeitura”.  
A Prefeitura de Atibaia, inclusive, recebe grandes benefícios com a ação. É um pequeno ato que auxilia muito a região, inclusive gerando empregos nas etapas de manufatura reversa. “Agradecemos a parceria com a ABREE, que vai contribuir, e muito, para a redução de pontos irregulares de descarte de eletroeletrônicos e eletrodomésticos, além de dar destinação adequada a esses resíduos que, muitas vezes, são depositados em terrenos e Áreas de Preservação Permanente. O descarte adequado preserva o meio ambiente e protege quem trabalha e tem contato com este tipo de material. A Prefeitura de Atibaia tem feito diversas ações para a preservação ambiental e esta iniciativa só vem somar a esse importante trabalho", destaca o secretário de Meio Ambiente de Atibaia, Daniel Borghi.
Com o auxílio da SAAE, a parceria também ganhou nova contribuição. “É um passo muito importante para o município, pois possibilita ao consumidor atuar diretamente na destinação dos resíduos eletroeletrônicos, devolvendo-os à cadeia produtiva e promovendo benefícios socioambientais”, explica Claudinei Felício, Chefe de Departamento de Meio Ambiente da SAAE Atibaia.
Além disso, vale lembrar que a população local pode realizar o descarte correto durante todo o ano por meio dos pontos de recebimento da ABREE, que em conjunto com seus parceiros soma mais de 4,1 mil pontos de recebimento pelo País, estando presente em quase 1,3 mil municípios. No momento, a Associação contabiliza 697 pontos de recebimento espalhados pelo estado de São Paulo.
Na função de entidade gestora, a ABREE colabora no atendimento legal da destinação final adequada de 100% dos produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos descartados pelos consumidores. Desse modo, contribui positivamente para o bem-estar do meio ambiente e da sociedade.
No site da associação, é possível encontrar os pontos de recebimento mais próximos, realizando uma busca por meio do CEP residencial. Além de disponibilizar uma lista completa de quais produtos podem ser descartados, como: batedeira, ferro elétrico, fone de ouvido, liquidificador, máquina de costura, micro-ondas, purificador de água e televisão, entre outros. Para saber mais, acesse: https://abree.org.br/pontos-de-recebimento
SERVIÇO
CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO DE ELETROELETRÔNICOS E ELETRODOMÉSTICOS EM ATIBAIA (SP)  
Data: 16 de setembro
Horário: 9h às 17h
Endereço: Avenida Joviano Alvim - Atibaia Jardim, Atibaia, SP (ao lado da pista de skate, onde é realizada a Feira do Rolo, aos domingos)
Exemplos de equipamentos pós-consumo que podem ser descartados:  
  • Celulares
  • Fone de ouvidos
  • Geladeiras
  • Máquinas de lavar
  • Ar-condicionado
  • Televisores
  • Secadores
  • Batedeiras
  • Fogões
  • Micro-ondas
  • Ferramentas
  • Equipamentos de informática
  • Rádios
  • Videogames e consoles
  • Entre outros
 
Sobre a ABREE: 
Fundada em 2011, a ABREE – Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos – é uma entidade gestora sem fins lucrativos, que define e organiza o gerenciamento da implementação do sistema coletivo de logística reversa de produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos, promovendo economia de grande escala. Com 56 associados que representam 180 marcas, a ABREE é responsável pelo gerenciamento através da contratação, fiscalização e auditoria dos serviços prestados por terceiros, além de contribuir com informações para todos os envolvidos da cadeia, responsáveis pela viabilização da logística reversa de eletroeletrônicos e eletrodomésticos no país. Para mais informações, acesse http://abree.org.br/

 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp