11/09/2023 às 15h05min - Atualizada em 12/09/2023 às 00h08min

Cidade Center Norte promove debate nos setores de varejo e eventos em Semana da Sustentabilidade

Contando com a presença de grandes nomes como os representantes da Dengo Chocolates, Track & Field, Rock in Rio e The Town, companhia reforça a necessidade de incorporar o ESG na estratégia do negócio e inspira os mais de 270 presentes

Caroline Pellegrino de Oliveira
Divulgação Cidade Center Norte
A Cidade Center Norte, complexo multiuso formado por quatro empreendimentos sendo Shopping Center Norte, Lar Center, Expo Center Norte e Novotel Center Norte, promove a sua tradicional semana da sustentabilidade visando engajar e inspirar todos os seus colaboradores e stakeholders. Em sua sexta edição, líderes dos setores de varejo e eventos trouxeram um pouco das ações das marcas que representam em uma manhã repleta de conhecimento e trocas em uma das salas do Cinemark do Shopping Center Norte.

Entre palestras e painéis com participação do público, os participantes que compuseram o grande encontro para aprendizado foram:  Estevan Sartoreli, Cofundador e Co-CEO da Dengo Chocolates, Luis Justo, CEO do Rock in Rio e The Town, Mariana Vieira, gerente de sustentabilidade da Track & Field, Gabriela Baumgart, presidente do conselho do IBGC e acionista e conselheira do Grupo Baumgart, Jandaraci Araújo, conselheira de administração e fiscal independente e Eliane Trindade, editora do prêmio social e da plataforma Folha Social+.

Os temas foram pensados de acordo com os parceiros dos empreendimentos, pois o grande objetivo da data foi trazê-los para reflexão de como incorporar a sustentabilidade no seu negócio e como fazer a diferença em sua rede de atuação.

ESG em Varejo
Os grandes desafios da indústria do cacau é, sem dúvidas, a produção consciente de matéria-prima, a mão-de-obra remunerada adequadamente, qualidade do produto e o uso de embalagens plásticas. Com vista a estes quatro pilares, o Co-CEO da Dengo Chocolates, Estevan Sartoreli, afirma que a companhia se impôs uma série de metas com o objetivo de construir uma empresa socioambientalmente responsável e referência em qualidade de produtos. Com orgulho de ser 100% brasileira, a Dengo Chocolates já conta com embalagens 93% plastic-free, com metas ambiciosas de abolir a utilização do material na comercialização de seus produtos. Ainda, conta com programas para melhor remuneração de produtores e melhor qualidade de produtos, ofertando para os seus clientes uma sobremesa para lá de responsável.  

Varejo de Moda
Uma das cadeias de valor mais amplas e complexas, o varejo de moda proporciona muitos desafios, mas também muitas oportunidades. Para Mariana Vieira, gerente de sustentabilidade da Track&Field, é essencial definir compromissos e indicadores para mensurar os avanços e evoluções, além de definir uma estrutura de governança para apoiar na implementação do plano. Ela menciona, ainda, que apostar em diferentes formas de engajamento da alta liderança, áreas envolvidas e público final é fundamental para o sucesso desta trajetória. Além disso, a executiva compartilhou o Plano ESG da empresa, que conta com compromissos voluntários que nortearão a atuação da companhia nas frentes ambiental, social e de governança até 2025.

Práticas ESG em eventos
Com eventos em escalas exorbitantes e que movimentam bilhões por onde passam, o CEO do Rock in Rio e The Town, Luis Justo, apontou as mais variadas frentes em que os promotores de evento podem fazer a diferença. De ações na comunidade à reciclagem de materiais, o CEO do primeiro festival do mundo a ser carbono neutro inspirou os participantes com sete passos para tornar o seu evento socio-ambientalmente responsável. Reduzir, reutilizar, reciclar, pensar em um legado para além do negócio e investimento no time são algumas das práticas ressaltadas por Justo para construir um modelo de negócio com impacto positivo.

A relevância da agenda social na busca do impacto positivo
O painel mediado pela jornalista e editora do prêmio social e da plataforma Folha Social+, Eliane Trindade, destacou a relevância da diversidade na agenda dos negócios. Para Gabriela Baumgart e Jandaraci Araújo, ambas atuantes em conselhos de administração, a multiplicidade de olhares gera valor e é saudável para os negócios, impactando mesmo até os lucros. As empresárias ressaltam que a diversidade não deve ser olhada apenas como uma meta a ser cumprida, mas como uma cultura a ser incorporada, dando oportunidade de escuta e transformação para todos, sem distinção. Ainda, durante o bate-papo, foi destacado o avanço das mulheres em cargos de liderança e o espírito da cooperação, fortemente presente na nova geração. Para as participantes, este movimento é essencial para construir uma sociedade mais inclusiva, uma vez que se todos forem engajados em uma mesma causa, é possível alcançar melhores resultados.


Ações complementares para conscientização e engajamento

Nesta edição, quase 1.800 pessoas foram impactadas pelas três ações promovidas durante a semana da sustentabilidade, pois além de palestras, houve distribuição de adubo orgânico produzido a partir de restos de alimento provenientes dos restaurantes e da praça de alimentação do shopping. Ainda, ação contou com conscientização do público por meio de quiosque instalado nos shoppings Center Norte e Lar Center durante todo o período.
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
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