11/09/2023 às 12h57min - Atualizada em 12/09/2023 às 00h00min

Workaholic: glamourização ou adoecimento

Especialistas comentam sobre a glorificação e o esgotamento da cultura de excesso de trabalho

Consuelo Magalhães
Canva

Se você trabalha sem pausas e não consegue parar de pensar no seu trabalho, talvez você seja um workaholic, uma pessoa compulsiva por trabalho. Sabrina Sato, apresentadora do programa Sobre Nós Dois, da GNT, que recentemente ganhou um quadro no Fantástico/TV Globo, já se declarou como viciada em trabalho; o humorista Luis lobianco, que faz Portas dos Fundos, o Programa Vai que cola, participou da novela Vai na Fé e tem outros projetos também se declarou workaholic. Nos últimos anos, com o avanço da tecnologia e conectividade constante, supervalorizar o excesso de trabalho tem sido cada vez mais notável. De acordo com uma pesquisa recente realizada pela Oracle e Workplace Intelligence, feita com 12 mil funcionários de 11 países, identificou que um dos problemas relatados foi a dificuldade de separar a carga horária de trabalho com o tempo livre. Entre os brasileiros, 42% disseram que estão trabalhando ao menos 40 horas a mais por mês – percentual acima da média global (35%).

 Para a especialista em carreira, Patrícia Y. Agopian, trabalhar muitas horas não é sinônimo de sucesso profissional, além de desencadear distúrbios emocionais como a Síndrome do Esgotamento Profissional, mas conhecida como burnout. Para alguns workaholics, exibir a carreira dos sonhos é visto como uma forma de performance, destacando não apenas a realização de algo significativo, mas transformando a própria evolução em uma espécie de troféu.

Para alguns profissionais, o trabalho em excesso pode ser lido como sinônimo de dedicação, comprometimento e sucesso. O que eles não sabem, é que o trabalho sem pausa não funciona como uma ponte para o crescimento profissional, mas sim para um burnout. Uma vez que na exaustão o rendimento cai e suas ações são menos estratégicas, o que limita sua ascensão de carreira”, diz a especialista em carreira.

Patricia explica que ser workaholic não é garantia de sucesso. Isso não quer dizer que a pessoa não precise ser comprometida. “Você precisa saber mostrar o seu valor para posições acima. É claro que há momentos, que talvez o profissional precise se dedicar mais, mas isso não quer dizer comprometer sua qualidade de vida. Não é o quanto vc faz e sim o quanto você consegue gerar valor para quem está em seu entorno e acima de você”, orienta Patricia, que é CEO da Bússola Executiva, escola on-line para aceleração de carreira.

Para a psicóloga Ana Streit é importante desconstruir essa ideia de que excesso de trabalho é sinônimo de sucesso. Ao mesmo tempo que o trabalho é um pilar importante na autovalorização, precisamos ter bom senso. Muitas vezes quando o profissional é um trabalhador compulsivo, vai faltar espaço na vida social. A pessoa precisa colocar limites e estabelecer fronteiras entre trabalho e vida pessoal. “A primeira dica é não tirar da vida pessoal para compensar no trabalho. E entender o que está por trás dessa busca incessante por trabalho e refletir o que além do trabalho é importante em nossas vidas”, pontua.

 

 

Sobre Patricia Y. Agopian:

Patrícia é referência como especialista em formação de carreira executiva, alta performance e em aceleração da jornada profissional. Com mais de 20 anos de atuação no mundo corporativo, já teve passagem por grandes empresas, como C&A, Centauro e Etna. Hoje, como CEO e fundadora à frente da escola on-line Bússola Executiva, já formou mais de 3.500 mil alunos que almejam um cargo em uma cadeira executiva. Com MBA em Gestão de Negócios pelo Ibmec, atua como palestrante e mentora de executivos e profissionais em busca ou que ocupam cargos de liderança.

 

Sobre Ana Streit:

Ana Streit é psicóloga clínica, Mestre em Psicologia e Saúde pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), e Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Além disso, a profissional é professora, supervisora e terapeuta do esquema, já em processo de Certificação Internacional em Terapia do Esquema pela International Schema Therapy Society (ISST). A profissional gaúcha escreve e fala sobre essência e conexões saudáveis no Instagram (@anacstreit) e no Youtube (AnaStreit).

 


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp