07/09/2023 às 20h02min - Atualizada em 09/09/2023 às 12h08min

Empregos verdes são realidade em Uberlândia

ENGIE gerou mais de 60 empregos sustentáveis por meio da PPP da iluminação pública

Cristiane Guimarães
Divulgação

ENGIE gerou mais de 60 empregos sustentáveis por meio da PPP da iluminação pública

Em Uberlândia (MG), desde o início da PPP (parceria público-privada) da iluminação pública, firmada entre a ENGIE e a Prefeitura, há mais de três anos, foram gerados um total de 64 empregos verdes, entre diretos e indiretos. Atualmente, são 24 colaboradores atuando no sistema green job.
O emprego verde é uma iniciativa criada com o intuito de buscar uma sinergia entre o mercado de trabalho, a produção de energia e os temas ambientais, de acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT).
É uma forma de promover uma transição socialmente justa para uma economia mais sustentável, capaz de gerar trabalho em atividades econômicas consideradas “verdes”.
Hoje,o Brasil responde por 10% de todos os empregos verdes no mundo, ocupando a segunda colocação entre os maiores empregadores da indústria de geração de energia renovável, segundo o IRENA (The International Renewable Energy Agency).
Dos empregos gerados na PPP de Uberlândia, a maior parte se destina às funções operacionais, onde um dos serviços realizados é a substituição das lâmpadas comuns pelas de LED por toda a cidade. Essa substituição faz parte do projeto de eficiência energética aplicado na cidade, por meio da PPP de Iluminação Pública.
As novas lâmpadas, por serem 80% mais eficientes, podem reduzir o consumo de energia do parque de iluminação em mais de 50% e durar quase quatro vezes mais que as luminárias convencionais, podendo funcionar por 102 mil horas. É um ciclo benéfico, onde consome-se menos e utiliza-se mais, com menos descarte.
A modernidade dos LEDs também dispensa a utilização de mercúrio nas lâmpadas, minimizando o possível impacto negativo ao meio ambiente no momento do descarte. Além disso, o alumínio e o plástico das luminárias podem ser quebrados e transformados, nas usinas de reciclagem comercial.
Com a troca das 90 mil lâmpadas em Uberlândia, a previsão é de que haja uma redução de cerca de 2 mil toneladas de gás carbônico por ano. Todos esses benefícios ao meio ambiente e contribuições ao desenvolvimento sustentável têm a participação dos engenheiros e técnicos contratados, que atuam na execução dos projetos de modernização da iluminação pública de Uberlândia.
O diretor de Operações da ENGIE Soluções, Marcus Cunha, diz que o compromisso da empresa é fornecer um serviço com economia e qualidade, algo que não seria possível sem mão-de-obra especializada.
“A sustentabilidade é uma realidade e as ações nessa direção devem crescer e ser aprimoradas. É preciso que os projetos sejam cada vez mais eficientes e inovadores. Para isso, a tendência é que o mercado apresente novas tecnologias e que as pessoas estejam preparadas para lidar com essa transformação”, afirma o executivo, complementando que o segmento dos empregos verdes ainda tem alguns desafios pelo caminho.
“Passamos por uma série de mudanças no setor, seja com as novas soluções, seja com as inovações do mercado, seja com o advento dos empregos verdes. Os profissionais de campo precisam se adaptar a essa nova realidade. As inovações exigirão que os colaboradores permaneçam em constante aprendizado”.
De acordo com Marcus Cunha, esses profissionais não chegam prontos nas empresas. “Por ser um mercado restrito, a própria ENGIE cria cursos destinados ao público interno, a fim de capacitá-lo. Profissionais da área elétrica são absorvidos e aprendem a trabalhar na iluminação pública sustentável”, finaliza.

Sobre a ENGIE 
A ENGIE é referência mundial em energia de baixo carbono e serviços. Com seus quase 100 mil colaboradores, clientes, parceiros e stakeholders, o Grupo está comprometido em acelerar a transição para um mundo neutro em carbono, através do consumo reduzido de energia e soluções mais sustentáveis. Inspirada em seu propósito, a ENGIE concilia performance com um impacto positivo sobre as pessoas e o planeta se apoiando em suas atividades chave (gás, energia renovável e serviços) para oferecer soluções competitivas aos seus clientes.  
No Brasil, a ENGIE é a maior empresa de geração de energia 100% renovável, atuando em geração, comercialização e transmissão de energia elétrica, transporte de gás e soluções energéticas.

 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp