06/09/2023 às 10h41min - Atualizada em 06/09/2023 às 16h01min

Sexo na terceira idade: 5 orientações sobre o uso de medicamentos contra disfunção erétil

No dia do sexo, cardiologista do Instituto Sírio-Libanês esclarece os riscos da automedicação para potencializar a atividade sexual

Jamille menezes
Target
Divulgação

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a expectativa média de vida da população brasileira para 2023 atingiu 76 anos. Os avanços da ciência, mudanças nas condições socioeconômicas e outros determinantes de saúde contribuem para o aumento dessa expectativa. Com isso, chegar à terceira idade não representa mais uma ausência de atividades físicas e muito menos de sexo.

De acordo com Gabriel  Elias Peñaranda, cardiologista do Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês (IRSSL), manter uma vida sexual ativa e segura, inclusive na terceira idade, é capaz de trazer benefícios, tanto físicos quanto emocionais. E não existe uma idade limite para a atividade sexual, isso vai depender de muitos fatores, tanto das condições físicas e de saúde da pessoa quanto da libido ou desejo sexual. Por isso, muitas vezes o uso de comprimidos estimulantes pode ajudar. Mas cuidado, essas pílulas precisam ser prescritas individualmente, mesmo que não demandem receita em farmácias.

Dr. Gabriel listou algumas orientações para quem pretende fazer uso deste tipo de medicamento 

1.       Como agem os medicamentos contra disfunção erétil ?

Estes medicamentos não funcionam como afrodisíacos, ou seja, não alteram o desejo sexual. Eles fazem parte de uma classe de medicamentos chamados inibidores da fosfodiesterase que ajudam a relaxar os vasos sanguíneos do pênis, facilitando o fluxo de sangue no órgão.

2.       Quem pode tomar?

É indicado para pessoas do sexo masculino, que sofrem com impotência sexual e que já tenham passado no seu médico urologista para uma avaliação das possíveis causas do problema. Vale ressaltar que pessoas com alguma doença cardiovascular é importante uma avaliação com o cardiologista.

3.       Quanto tempo dura o efeito?

O seu efeito depende do estímulo e pode durar entre 8 e 48h após ingerido.

4.       Estes medicamentos podem ser utilizados para melhorar a performance sexual, especialmente por jovens?

Eles não foram formulados para melhorar o desempenho sexual de pacientes que não sofrem de disfunção erétil, o uso sem necessidade pode, inclusive, levar a uma super excitação,  correndo o risco de doenças penianas irreversíveis.

5.       Quais os possíveis efeitos colaterais?

Estes medicamentos podem ter efeitos indesejados em algumas pessoas, sendo os mais comuns: dor de cabeça, tontura, vermelhidão pelo corpo, congestão nasal, náuseas, distúrbios visuais e ondas de calor. Em casos raros,podem ocorrer pressão baixa, palpitações, dor no peito, vômito, zumbido e sangramento nasal.

Sobre o Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês (IRSSL)

Fundado em 2008, o Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês (IRSSL) nasceu com o propósito de fortalecer a atuação social voluntária da Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio-Libanês na saúde pública do Brasil, tendo como missão levar a excelência administrativa e operacional, já reconhecida no setor privado, às esferas municipais e estaduais do País.

Atualmente, o Instituto é responsável pela gestão de 10 equipamentos de saúde: Hospital Municipal Infantil Menino Jesus (HMIMJ), Hospital Geral do Grajaú (HGG), Hospital Regional de Registro (HRR), AME Interlagos, Hospital Regional de Jundiaí (HRJ), AME Jundiaí, AMAs Santa Cecília, Núcleo de Saúde da Fundação Lia Maria Aguiar, Ambulatório de Gratuidade e Serviço de Reabilitação Lucy Montoro de Mogi Mirim.

Informações para Imprensa - IRSSL

Target | Estratégia em Comunicação

Kathia Gomes – [email protected]

Jamille Menezes – [email protected]


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp