05/09/2023 às 17h46min - Atualizada em 06/09/2023 às 00h08min

Principais desafios que CFOs enfrentam

Tercio Rangel, diretor de CPM da Avvale, explica como a tecnologia pode ser uma aliada estratégica

Pitchcom Comunicação LTDA
domínio público

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 48% das empresas brasileiras fecham em até três anos e o principal motivo é a falta de gestão eficiente, especialmente na área financeira. Para Tercio Rangel, diretor de CPM (Corporate Performance Management) da Avvale, uma empresa global de transformação digital, alguns dos principais desafios para a área financeira das empresas são igualmente compartilhados entre empresas de portes muito distintos. “As de médio porte precisam dos mesmos controles e da mesma eficácia na gestão do desempenho financeiro que as grandes empresas mais bem estruturadas precisam. E todas podem e devem usar a tecnologia para ajudar a gerenciar melhor seus ativos com o máximo aproveitamento dos investimentos realizados”, comenta.

Rangel ressalta que a gestão financeira impacta e é impactada por todos os processos da empresa, pois através dela a qualidade da venda é avaliada e ela está diretamente ligada a qualidade do produto e/ou serviço entregue. Alguns processos de negócios são mais complexos, sujeitos a um grande número de influências internas e externas: necessidade de caixa, regulamentações, câmbio, novos mercados, rotatividade (turnover), orçamento, aquisições e fusões, entre outros. “O modelo de negócios da empresa deve estar alinhado e alimentado com informações externas e interagir com uma enorme quantidade de fontes de dados internas”, explica.

Portanto, compreender os principais gargalos e os locais onde eles têm maior probabilidade de ocorrer nessa área pode ajudar as empresas a identificá-los e resolvê-los em tempo hábil. Compartilhamos a seguir alguns desafios que os gestores financeiros enfrentam e como a tecnologia pode ajudar a superá-los:  

1. Gestão e governança

Atualmente, segundo Rangel, investir em tecnologia para ter mais eficiência no planejamento estratégico e operacional é uma questão de vantagem competitiva e extrema importância para as empresas não perderem valor no mercado e para àquelas que buscam a abertura de capital, isso se torna indispensável.

As soluções de Gestão de Desempenho Corporativo (CPM) possibilitam analisar dados e os transformar em valiosos insights de negócios, além de liberar os funcionários de tarefas operacionais e mais propensas a erros, permitindo com que os controladores financeiros se concentrem em ações estratégicas. Tais ferramentas possibilitam às empresas o poder real de alavancar o próprio desempenho, independentemente do porte.

Como resultado é possível analisar os principais indicadores de desempenho (KPIs) da empresa, que ajudam a formatar um plano estratégico consistente, com as devidas revisões e periodicidades necessárias, permitindo com que uma organização entenda o que está acontecendo em seus negócios e faça ajustes necessários rapidamente para continuar crescendo no mercado que está inserida.

2. Acompanhamento dos principais de indicadores de negócios (KPIs)

O monitoramento de negócios é um componente essencial para os empresários, uma vez que é comum que as partes interessadas solicitem atualizações sobre o desempenho e o progresso de uma empresa. Rangel explica que, hoje, existem ferramentas robustas, como integração de tecnologias como Supply Chain, Internet das Coisas (IoT), computação em nuvem, big data e inteligência artificial (IA), por exemplo, que possibilitam um acompanhamento real do progresso de uma empresa em direção ao cumprimento de suas metas, ajudando os profissionais a fornecerem informações precisas, além de melhorar a própria eficiência nos negócios.

3. Roadmap para Cloud

Adotar a computação em nuvem oferece muitas vantagens como escalabilidade, flexibilidade, segurança, economia, colaboração e inovação. Outra vantagem, segundo o diretor de CPM da Avvale, é a facilidade em ajustar os recursos necessários de acordo com a demanda e complexidade das tarefas sem precisar investir em upgrades de hardware ou software, o que ajuda a economizar em custos de manutenção, segurança e backup.  

Além disso, as ferramentas baseadas em nuvem permitem compartilhar e acessar dados e aplicativos com membros de uma equipe, parceiros e clientes de qualquer lugar e de qualquer dispositivo. “Depois da pandemia, muitas organizações continuam com parte da sua equipe trabalhando remotamente, o que pode ser considerado também um desafio.  

Entretanto, um sistema de negócios centralizado, como uma solução na nuvem usado por todos os funcionários, pode ajudar os controladores financeiros a gerenciarem melhor sua equipe e garantir a precisão do trabalho de todos”, explica.  

Rangel ressalta que, de maneira geral, o dia a dia torna a visão global de um problema de processo turva e por isso muitas empresas não conseguem identificar o problema, bem como a tecnologia necessária para executar uma correta estratégia corporativa, buscando alinhar as áreas para otimizar negócios, reduzir as despesas e aumentar a performance. "A verdade é que qualquer que seja o tipo de problema com o qual o empresário esteja lidando, existe uma solução tecnológica que pode ajudá-lo. Mas é importante ter em mente que esse é um conceito que deve ser continuamente adotado pela empresa, constantemente aprimorado e integrado à cultura da organização”, finaliza.

Sobre a Avvale

 

A Avvale é uma empresa global que promove a transformação digital com uma visão pragmática e paixão inigualável. Nossa missão é desenvolver negócios inovadores por meio da economia circular, viabilizada pela tecnologia e convertendo ideias em soluções práticas que podem ser desenvolvidas por meio de ciclos curtos e iterativos. Nossas pessoas, soluções SaaS exclusivas e metodologias, impulsionadas pela tecnologia, geram resultados concretos e mensuráveis.  

Oferecemos aos nossos clientes a escalabilidade e cobertura geográfica de um fornecedor global, o comprometimento e flexibilidade de um player local e o foco de um consultor estratégico e de confiança.  

Todos os dias, mais de 3,000 profissionais Avvale estão redefinindo o que é possível e orientando nossos clientes em sua jornada de transformação digital. Ao longo desse percurso, nosso objetivo é auxiliar os nossos clientes a modernizar suas tecnologias core, usufruir dos dados e inteligência artificial, hiper automatizar seus processos e operações, desenvolver serviços digitais com alto valor agregado, além de projetar experiências atrativas para todos os envolvidos. 

 


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
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