05/09/2023 às 13h40min - Atualizada em 06/09/2023 às 00h08min

Apresentações culturais e debate celebrarão Dia Municipal do Tambor de Crioula em São Luís

A programação acontecerá na próxima quarta-feira (6), na Casa do Tambor de Crioula e nas praças Nauro Machado, Faustina, da Fé e Catraieiros

DR Comunicação
ASCOM Divulgação


Para celebrar o Dia Municipal do Tambor de Crioula e seus Brincantes, a Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (FUMPH) e Secretaria Municipal de Cultura (SECULT), realizará uma extensa programação ao longo da próxima quarta-feira (6), data alusiva ao primeiro bem cultural específico do Maranhão a ser patrimonializado.  Com a intenção de valorizar o Centro Histórico da cidade aniversariante e dos grupos de Tambor de Crioula, a Prefeitura descentralizará a programação e ocupará diversas áreas tombadas pelo Patrimônio Histórico, como a Casa do Tambor de Crioula e as praças, Nauro Machado, da Faustina, da Fé e dos Catraieiros.
A abertura do evento acontecerá às 8h da manhã, na Casa do Tambor de Crioula, localizado na Rua da Estrela, nº 308-282, no Centro, em São Luís, com o Seminário “Tambor de Crioula do Maranhão: avanços e desafios para as políticas públicas de salvaguarda”. O debate da preservação da manifestação cultural acontecerá com a presença de detentores, pesquisadores, dentre outros convidados, até às 12h, quando se encerrará a primeira parte das comemorações.
Às 15h, iniciam-se os preparativos para o derrubamento do mastro do Festejo de São Benedito, de organização da Mestra Rosa Barbosa e o Centro Cultural Estrela do Divino. Essa parceria acontece em função do entendimento de que é necessário chamar a atenção para a dimensão religiosa do Tambor de Crioula. A conexão com São Benedito se dá pelo fato do mesmo ser considerado por muitos o padroeiro da manifestação. Não raramente, coreiros e coreiras nutrem profunda devoção pelo santo negro ao qual são atribuídos muitos milagres, cujas retribuições às graças recebidas se dão com a realização de festas com muito rufar de tambores e pungas. 
Às 19h do mesmo dia, na praça Nauro Machado, quarenta grupos de Tambor de Crioula se reúnem, para a solenidade de abertura da celebração e logo após, os grupos se dividem e tomam conta de mais três praças, Faustina, da Fé e Catraieiros, onde se apresentarão simultaneamente, enchendo o bairro da Praia Grande com um colorido e animação característicos da brincadeira. Na praça Nauro Machado, entre os nomes que se apresentarão estão: o Tambor de Crioula Alegria de São Benedito, Unidos de São Benedito Taim, Prazer de São Benedito do Mestre Apolônio, Vila Bacanga, Carinho de São Benedito, Tenda Espírita Nossa Senhora da Conceição, Alto São Benedito, Cravo e Rosa de São Benedito, Proteção II Mirim e Pai Velho.
Na Praça da Faustina, localizada entre a Rua do Giz, Rua João Gualberto, Escadarias Humberto de Campos e o Beco da Alfândega, ponto conhecido por receber turistas e apresentações de tambor de crioula, a festa ficará por conta das brincadeiras, Boa Esperança, de Leonardo, Milagre de São Benedito de Dona Nilza, Jardim de São Benedito, Pungar da Ilha e da Turma da Fé, Amizade do Povo, Unidos Venceremos e Crioulos do Nordeste.
Já na Praça da Fé, mais 10 grupos de tambores animarão o público, entre eles, o Tambor de Crioula da Boa Vontade (Mestre Constâncio), Alegria do Maranhão, União de São Benedito (Turma de Felipe), Acorda Povo, Lírio de São Benedito, Mimo de São Benedito, Manto de Nossa Senhora da Conceição, Brilho de São Benedito, Arte Nossa e Proteção de Santo Antônio
Quem estiver afim de contemplar o dia do Tambor de Crioula na beira-mar, a opção será ir até à Praça dos Catraieiros, local onde os grupos, Catarina Mina, Mimo de São Benedito (Ivar Saldanha), Proteção de São Benedito, Raízes de Olinda Novo, Um Degrau de Santa Luzia, Flor de Laranjeira, Brilho da União, Unidos de São Benedito, Amor de São Benedito e Pindarezinho exaltarão a festa.
O Tambor de Crioula do Maranhão recebeu a titulação de Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil em 20 de novembro de 2007, e teve seu título revalidado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan, durante a 97ª reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, em 2021.
Este ano, em celebração aos 411 anos de São Luís, o evento contará com a participação do Prefeito de São Luís, Eduardo Braide, da Vice- prefeita de São Luís, Esmênia Miranda, da Presidente da FUMPH, Kátia Bogéa, do Secretário Municipal de Cultura, Marco Duailibe, além de diversos convidados e os grupos de Tambor de Crioula, com o apoio da Casa do Tambor de Crioula, do Conselho Cultural do Tambor de Crioula do Maranhão, da UNITAS, do Centro Cultural Estrela do Divino, da Federação do Tambor de Crioula do Maranhão, do Comitê Gestor da Salvaguarda do Tambor de Crioula e da Casa do Coreiro do Maranhão..

Sobre o dia do Tambor de Crioula

O dia em alusão ao Tambor de Crioula e seus brincantes foi instituído pela lei municipal n° 4.349/2004, do dia 6 de setembro. No dia 31 de agosto de 2021 o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, por meio do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, revalidou o título do Tambor de Crioula como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.
O importante bem cultural é uma forma de expressão de matriz afro-brasileira que envolve dança circular, canto e percussão de tambores. Seja ao ar livre, nas praças, no interior de terreiros ou associado a outros eventos e manifestações, é realizado sem local específico ou calendário pré-fixado e praticado especialmente em louvor a São Benedito.
Dela, participam as coreiras, conduzidas pelo ritmo intenso dos tambores e pelos cantos das toadas evocadas por coreiros que desempenham o papel de tocadores e cantadores. A punga ou umbigada – gesto característico, entendido como saudação e convite entre uma coreira e outra – é um dos principais momentos da dança.
Apresentações
Praça Nauro Machado
Tambor de Crioula Alegria de São Benedito
Tambor de Crioula Unidos de São Benedito Taim
Tambor de Crioula Prazer de São Benedito do Mestre Apolonio
Tambor de Crioula Vila Bacanga
Tambor de Crioula Carinho de São Benedito
Tambor de Crioula Tijupá
Tambor de Crioula Alto São Benedito
Tambor de Crioula Cravo e Rosa de São Benedito
Tambor de Crioula Proteção II Mirim
Tambor de Crioula Pai Velho

Praça da Faustina
Tambor de Crioula Boa Esperança
Tambor de Crioula de Leonardo
Tambor de Crioula Milagre de São Benedito de Dona Nilza
Tambor de Jardim de São Benedito
Tambor de Crioula Pungar da Ilha
Tambor de Crioula Turma da Fé
Tambor de Crioula Amizade do Povo
Tambor de Crioula Unidos Venceremos
Tambor de Crioula Crioulos do Nordeste

Praça da Fé
Tambor de Crioula da Boa Vontade(Mestre Constâncio)
Tambor de Crioula Alegria do Maranhão
Tambor de Crioula União de São Benedito – Turma de Felipe
Tambor de Crioula Acorda Povo
Tambor de Crioula Lírio de São Benedito
Tambor de Crioula Mimo de São Benedito
Tambor de Crioula Manto de Nossa Senhora da Conceição
Tambor de Crioula Brilho de São Benedito
Tambor de Crioula Arte Nossa
Tambor de Crioula Proteção de Santo Antônio
Praça dos Catraieiros
Tambor de Crioula Catarina Mina
Tambor de Crioula Mimo de São Benedito (Ivar Saldanha)
Tambor de Crioula Proteção de São Benedito
Tambor de Crioula Raízes de Olinda Nova
Tambor de Crioula Um Degrau de Santa Luzia
Tambor de Crioula Flor de Laranjeira
Tambor de Crioula Brilho da União
Tambor de Crioula Unidos de São Benedito
Tambor de Crioula Amor de São Benedito
Tambor de Crioula Pindarezinho

Serviço
O que
Comemoração do Dia Municipal do Tambor de Crioula e seus brincantes
Quando
6 de setembro de 2023
Horários
Das 9h ao 12h, Local: Casa do Tambor de Crioula – Rua da Estrela, 308-282.
A partir das 19h na praça Nauro Machado, 19h30 nas praças da Faustina, da Fé e Catraieiros.

 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp