05/09/2023 às 16h24min - Atualizada em 06/09/2023 às 00h05min

Dia Estadual de Conscientização e Combate à Gordofobia: Grupo Cataratas promove evento para embaixadores a favor da diversidade

Para fomentar a inclusão por meio do empoderamento de pessoas gordas, evento contará com presença de Rainha de Bateria e Passista plus size

ASCOM Grupo Cataratas
approach.com.br
Grupo Cataratas

No dia 10 de setembro é comemorado o Dia Estadual de Conscientização e Combate à Gordofobia, decretado pela ALERJ. Conforme prevê a lei de nº 10.020/23, a semana de conscientização e combate à gordofobia deverá ser lembrada anualmente durante a segunda semana do mês de setembro, com o objetivo de dar visibilidade ao enfrentamento a esse tipo de preconceito que atinge muitas pessoas.

Ser vítima de preconceito e discriminação por causa do peso, de acordo com a pesquisa Obesidade e Gordofobia (2022), é parte da vida de 85,3% das pessoas consideradas obesas no Brasil. O levantamento foi feito em fevereiro de 2022 pela Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso) e a Sociedade Brasileira de Metabologia e Endocrinologia (SBEM).

Com objetivo de incentivar a inclusão na rotina dos embaixadores (como são chamados os colaboradores da empresa), o Grupo Cataratas promove um evento interno, nos dias 05 e 06 de setembro, dentro do BioParque do Rio e AquaRio, respectivamente.

Dentro da agenda do PLURAIS - projeto que fomenta a diversidade no Grupo -, a confraternização interna contará com a presença da passista Geórgia Chagas, referência de diversidade no Carnaval do Rio, desafiando os estereótipos impostos pela sociedade, ainda mais expostos na festa popular do Rio. Geórgia chegou na semifinal do concurso do Rei Momo e Corte do Carnaval e, atualmente, é Rainha de Bateria da GRES Feitiço Carioca, Rainha dos Passistas da GRES Em Cima da Hora, e faz parte dos destaques do GRES Portela.

O evento acontecerá na primeira semana de setembro e contará com um workshop de samba e roda de conversa em um bate-papo superdescontraído com a dançarina e professora que compartilhará sua história para incentivo do autoconhecimento e empoderamento.

Para Robson Lourenço, diretor de Gente, Cultura e Carreira do Grupo Cataratas provocar a reflexão sobre a estigmatização dos corpos faz parte dos valores do Grupo. “É necessário intensificar a tolerância e o respeito aos direitos humanos, já que se está naturalizando um tratamento estigmatizado desde a infância com crianças, tendo continuidade na adolescência e fase adulta com pessoas acima do peso. É importante envolver completamente nossos embaixadores no tema. Vivemos em um país diverso e devemos motivar a sociedade a respeitar mais os próprios corpos e dos parceiros”, afirma o diretor.

O preconceito contra pessoas gordas não existe no código penal para ser considerado crime, mas todo aquele que tem seu psicológico abalado por ofensas, bem como os direitos da personalidade atingidos, como o nome, a honra e a intimidade têm direito à indenização por injúria e danos morais, que estão inseridos na esfera criminal e cível.
 

Sobre o Grupo Cataratas

O Grupo Cataratas é a principal empresa de turismo sustentável do Brasil, com cerca de cinco milhões de visitantes anuais. Iniciou sua operação em 1999, na cidade de Foz do Iguaçu (PR), para realizar a gestão de visitação no Parque Nacional do Iguaçu, no lado brasileiro das Cataratas. Também opera a concessionária EcoNoronha, no Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, o Marco das Três Fronteiras, em Foz do Iguaçu, a Paineiras Corcovado (vans oficiais que fazem o transporte até o Alto Corcovado no Parque Nacional da Tijuca), o Aquário Marinho do Rio de Janeiro e o BioParque do Rio. Eleita nos últimos três anos a empresa mais sustentável na área de turismo e hotelaria no Brasil pela Revista Exame, o Grupo Cataratas tem por missão gerar impacto positivo por meio de experiências transformadoras, ressignificando a relação das pessoas com a natureza para gerar uma consciência de conservação.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp