05/09/2023 às 11h09min - Atualizada em 06/09/2023 às 00h01min

Setembro Amarelo: Unimed-Rio promove conscientização sobre saúde mental e prevenção ao suicídio

Através do projeto Mude 1 Hábito, os cariocas poderão realizar diversas atividades físicas gratuitas em diferentes pontos da cidade

Juliana Sampaio
Unimed-Rio
Hélio Bessa
Durante setembro, mês dedicado à conscientização sobre a prevenção do suicídio, a Unimed-Rio, através do projeto Mude 1 Hábito, irá promover iniciativas e atividades que destacam a importância do diálogo aberto sobre saúde mental. A campanha aposta no incentivo à incorporação de exercícios à rotina diária como um poderoso mecanismo de prevenção. Isso porque, estudos têm demonstrado que a atividade física regular não só melhora a saúde física, mas também beneficia a saúde mental, reduzindo sintomas de ansiedade e depressão, melhorando a autoestima e proporcionando uma sensação geral de bem-estar.

De acordo com Rafael Oliveira, Gerente de Comunicação e Marketing da Unimed-Rio, a programação foi elaborada com o intuito de conscientizar a população e trazer novos alunos para as atividades e modalidades oferecidas. "Além de incentivar a prática de atividades físicas, também realizamos dinâmicas especiais para nossos alunos. A nossa ideia é promover o autoconhecimento, a partilha de sentimentos e a gratidão, elementos essenciais na promoção da saúde mental”, comenta Rafael.

Uma das dinâmicas inclui a atividade dos balões, na qual os participantes são convidados a identificar e liberar seus medos, simbolizados por balões laranja, seguidos pela partilha de sentimentos positivos representados pelos da cor verde. Além disso, estão previstas aulas de Fit Dance, HIIT, Fut Funcional, Yoga, Cross Training e Funcional Adaptado – que acontecerão nos bairros da Lagoa, Engenho de Dentro (Engenhão), Arpoador e Tijuca. Ao final de cada atividade, a Unimed-Rio e o Mude 1 Hábito realizarão sorteios de cangas para incentivar momentos de descontração ao ar livre, lembrando a todos que cuidar da saúde mental envolve também a apreciação da beleza da vida. Os interessados devem se inscrever, gratuitamente, através do app da Mude.

Programação:
11/09 – Fit Dance, às 18h30, na Lagoa Rodrigo de Freitas | Av. Borges de Medeiros, oposto ao número 701 (próximo às quadras de tênis)
11/09 – HIIT, às 19h, no Estádio do Engenhão | R. José dos Reis (Praça do Trem)
12/09 – Fut Funcional, às 7h, na Lagoa Rodrigo de Freitas | No campo recém inaugurado de grama sintética na Lagoa, ao lado do Heliponto da Lagoa
12/09 – Yoga, 8h, na Lagoa Rodrigo de Freitas | Av. Borges de Medeiros, oposto ao número 701 (próximo às quadras de tênis)
13/09 – HIIT, às 8h, na Lagoa Rodrigo de Freitas | Av. Borges de Medeiros, oposto ao número 701 (próximo às quadras de tênis)
13/09 – Yoga, às 18h, no Arpoador | Av. Francisco Bhering – Largo do Millôr
14/09 – Fit Dance, às 9h15, no Morro da Formiga | Movimento de Inclusão Social Novo Horizonte – Morro da Formiga
14/09 – Cross Training, 18h30, na Lagoa Rodrigo de Freitas | Av. Borges de Medeiros, oposto ao número 701 (próximo às quadras de tênis)
16/09 - Yoga, 7h, na Lagoa Rodrigo de Freitas | Av. Borges de Medeiros, oposto ao número 701 (próximo às quadras de tênis)
16/09 – Funcional Adaptado, 9h15, no Estádio do Engenhão | R. José dos Reis (Praça do Trem)
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp