04/09/2023 às 11h53min - Atualizada em 05/09/2023 às 00h01min

Qual a melhor hora para trocar os óculos de grau? Fique atento aos sinais para realizar a mudança

Os óculos desatualizados podem trazer desconforto e ineficiência na correção da refração. O Dr. Celso Cunha, médico oftalmologista e consultor da HOYA Brasil comenta a importância de reconhecer sintomas como dor de cabeça, cansaço visual e vertigem para efetuar a troca

HOYA Vision Care
Divulgação
São Paulo, setembro de 2023 - As pessoas que utilizam óculos para corrigir problemas de visão sabem que é fundamental realizar consultas periódicas com o oftalmologista e, eventualmente, trocar as lentes, porque o grau sofreu alguma alteração. É extremamente importante ressaltar que óculos desatualizados podem trazer desconforto e ineficiência na correção da refração.

Dor de cabeça, cansaço visual, enjoo, vertigem e tontura podem ser sinais de que é hora de trocar os óculos. Se a pessoa sente esses sintomas com frequência, o ideal é consultar um médico para avaliar a necessidade de mudança no grau das lentes. Vale destacar que em adultos, geralmente, o período de um ano é indicado para verificar se há mudança suficiente que justifique a troca dos óculos. Em crianças, esse tempo pode ser reduzido, principalmente durante o estirão de crescimento”, afirma o médico oftalmologista e consultor da HOYA Brasil - Dr. Celso Cunha.

Para esclarecer mais sobre o assunto, o especialista da HOYA comenta os principais pontos que devem ser levados em consideração quando você já está com as mesmas lentes e armação há algum tempo:

Dificuldade para enxergar: você tem apertado os olhos para enxergar mesmo estando de óculos? Sinal de alerta! Provavelmente o grau das suas lentes não está correto. Os óculos ideais trazem conforto para a visão. Se isso não ocorrer, é hora de fazer um exame de vista e descobrir se o grau da lente mudou.

A armação não está bem ajustada ao rosto: se você precisa olhar por cima dos óculos, ou eles apertam na região do nariz e das orelhas, significa que o ajuste da sua armação está inadequado. Os óculos perfeitos devem ficar posicionados na mesma linha das sobrancelhas, cobrindo toda a região dos olhos.

Lentes danificadas: ao longo do tempo e da utilização, as lentes dos óculos começam a se desgastar, principalmente se não houver cuidados necessários. Podem surgir riscos, o brilho vai sumindo e a dificuldade para enxergar aumenta. A indicação é de que lentes gastas, riscadas e foscas devem ser substituídas para não prejudicar a vista e a correção da refração.

A última troca já passou de um ano: é ideal consultar o oftalmologista uma vez por ano para avaliar a saúde ocular e a necessidade de ajustar o grau das lentes. Inclusive, essa é uma ótima oportunidade para fazer a troca dos óculos. Mesmo que esteja tudo certo com as lentes e a armação, é sempre bom mudar o visual com um novo modelo de óculos.

Cuidados com os óculos de grau: vale lembrar de adotar algumas práticas que auxiliam a prolongar a vida útil dos óculos de grau como a limpeza com produtos próprios ou água e sabonete. Além disso, quando não estiver usando os óculos, guarde-os sempre na caixinha, evitando jogá-los soltos dentro de bolsas ou mochilas).

A HOYA conta com uma variedade de armações e lentes de altíssima qualidade para todas as necessidades e gosto. Com alta tecnologia japonesa, produz lentes para óculos desenvolvidas para a correção de problemas da visão, como miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia”, conclui Cunha.

Sobre a HOYA
A Hoya Vision Care é uma empresa japonesa que produz lentes para óculos de alta tecnologia desenvolvidas para correção de problemas da visão, como miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia. Em seu portfólio estão produtos ópticos, incluindo filtros fotocromáticos e lentes de óculos, como a MiYOSMART, única lente pautada em seis anos de estudos e que reduz em até 60% a progressão da miopia infantil. A lente conta com a pioneira D.I.M.S. technology, tecnologia patenteada pela HOYA e desenvolvida em colaboração com a Universidade Politécnica de Hong Kong, que corrige o defeito visual em toda a sua superfície e possui uma área de tratamento em forma de anel para diminuir e até frear a progressão da miopia. Saiba mais em https://miyosmart.com.br/.


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp