01/09/2023 às 10h30min - Atualizada em 02/09/2023 às 20h09min

10º Congresso Todos Juntos Contra o Câncer propõe trabalho colaborativo para aprimorar o cuidado oncológico no país

Evento acontece em São Paulo e traz pesquisa inédita sobre sistemas de saúde e o enfrentamento às neoplasias no Brasil e no mundo

Movimento Todos Juntos Contra o Câncer
tjcc.com.br
divulgação
A décima edição do Congresso Todos Juntos Contra o Câncer, que acontecerá de 26 a 28 de setembro de 2023, trará debates sobre promoção, prevenção, tratamento, gestão, financiamento e inovação no âmbito da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer.

O evento ocorrerá no WTC Events Center, em São Paulo, mas também terá transmissão online e ao vivo para todo o país.

O tema de abertura será Câncer e Sistemas de Saúde – Cenário atual e como estamos nos preparando para o enfrentamento futuro e trará uma pesquisa inédita, a partir de entrevistas com especialistas, com dados-destaques em sete eixos: Políticas Públicas; Assistência; Gestão e Financiamento; Formação e Qualificação Profissional em Oncologia; Pesquisa e Desenvolvimento Biotecnológico; Participação Social; e Ecossistema da Saúde.

O objetivo é mostrar o que precisa ser priorizado de forma imediata, especialmente no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS,) e repensar estratégias de gestão e de políticas públicas focadas na atenção oncológica.

“O cenário da Oncologia é complexo. É importante promover a colaboração de múltiplos atores, saberes e esferas, e incentivar ações que tragam resultado. Estamos na décima edição do Congresso TJCC, evento inovador e de extrema relevância para continuarmos garantindo que as políticas públicas, com foco nas áreas prioritárias da Saúde, sejam cumpridas e ampliadas. Nosso foco são as vidas que podem e devem ser salvas hoje e futuramente”, diz Dra. Catherine Moura, Médica Sanitarista e líder do Movimento TJCC.

O evento também promoverá discussões sobre temas como:
 
  • Cannabis Medicinal na Oncologia - Evidências e Desafios
  • Câncer antes dos 50: como aprimorar as políticas de prevenção?
  • Poder das palavras: cuidados na comunicação sobre saúde
  • Agrotóxicos e Câncer: impactos na saúde e soluções em foco
  • Oncopediatria: atenção aos adolescentes com câncer
  • Incorporação de tecnologia: como garantir o direito ao acesso?

Alguns dos nomes já confirmados são Fernando Maia, coordenador-geral da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer do Ministério da Saúde; Paulo Hoff, professor de Oncologia Clínica do Departamento de Radiologia e Oncologia da Faculdade de Medicina da USP; Nelson Teich, médico oncologista, ex-Ministro da Saúde e mestre em Economia da Saúde pela Universidade de York; Andre Medici, economista sênior em Saúde do Banco Mundial; Daiana Garbin, jornalista, mãe de paciente oncológica e idealizadora da campanha “De olho os olhinhos”; Paula Dall’Stella, médica oncologista com profundo conhecimento sobre o potencial terapêutico de produtos à base de cannabis; Neviçolino Pereira de Carvalho Filho, presidente da SOBOPE; Ivo Bucaresky, ex-Diretor da ANVISA e atualmente diretor executivo do grupo Orplavi Consultoria Ltda.; João Abreu, mestre em Administração Pública e Desenvolvimento Internacional pela Universidade de Harvard, co-fundador e diretor-executivo da ImpulsoGov.

O 10º Congresso TJCC é realizado pelo Movimento Todos Juntos Contra o Câncer, que reúne mais de 300 organizações da sociedade civil, comprometidas ao cuidado do paciente oncológico.

O evento estima reunir mais de 3 mil pessoas ao longo dos três dias de duração, que poderão participar dos cerca de 40 painéis, com mais de 180 palestrantes.

Também haverá uma área de exposição, onde mais de 25 organizações não governamentais irão expor o trabalho desenvolvido em prol da causa, e atividades interativas para os participantes presenciais.

Inscrições e informações sobre o evento estão em www.congresso.tjcc.com.br
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp