01/09/2023 às 23h51min - Atualizada em 02/09/2023 às 20h03min

Inscrições prorrogadas para o Festival de Literatura que celebra os Direitos Surdos 

As poesias surdas e sinalizadas podem ser inscritas até o próximo domingo (03/09)  

Valquiria Cristina da Silva Marchiori
Uninter

O II Festival Visoliterária de Direitos Surdos, evento literário audiovisual nacional, está na segunda edição e conta com o patrocinado da Uninter e o apoio da equipe do curso de Letras-Libras, da Escola Superior de Educação, Humanidades e Línguas. O Festival vai selecionar poesias surdas e sinalizadas, que forem gravadas em vídeo e que tenham como temática os direitos humanos.   

A mostra pretende trazer para a cena literária narrativas que falem de injustiças sociais, movimentos sociais, identidades dissidentes e pautas políticas em prol da dignidade humana. Com uma equipe de surdos e ouvintes, o festival deseja evidenciar poetas surdos que utilizam a literatura como tática de denúncia e mudanças sociais.  As inscrições são para poetas, de todo o Brasil, com suas poesias sinalizadas de até 3 minutos. O formulário de inscrição está disponível no site do Festival Mostra Visoliterária | Instagram | Linktree  

Serão selecionadas 18 poesias, que serão traduzidas para língua portuguesa, legendadas, narradas e audiodescritas, para tornar o material com mais possibilidades de acesso. Em seguida, as poesias serão postadas para votação pública pela internet. Serão escolhidas três poesias vencedoras, sendo contempladas através das modalidades: por curtida, por compartilhamento e a escolhida pela curadoria do Festival.  

A programação é toda gratuita e online. Além da competição, o evento conta com bate-papos e oficinas sobre literatura surda e sua diversidade no fazer poético em Libras, envolvendo também os recursos audiovisuais. O Festival segue até outubro com lives no instagram com artistas e intelectuais surdos e surdas, debatendo sobre diversos temas transversais à temática do Festival. Além disso, uma oficina sobre produção poética em Libras, mediando fazeres poéticos desde a criação narrativa à gravação e edição de videopoesias sinalizadas para surdos e sinalizantes faz parte da programação. Uma outra oficina será feita para ouvintes sobre interpretação e tradução de poesias surdas. Os bate-papos serão sempre às quintas-feiras, às 19h30 em duas rodadas, em agosto e outubroem live do instagram da Visoliterária.  

 A premiação acontece no dia 28 de outubro de 2023, com o anúncio das três videopoesias vencedoras feitos através de uma live no Instagram. Na sequência, o Slam Despetacular, uma competição de Slam em Libras com poesia sinalizadas ao vivo, produção realizada em parceria com o Festival Espetacular, acontece em Brasília, com uma premiação em dinheiro para as finalistas.  

 Para acompanhar a mostra e obter mais informações, siga a página @visoliteraria no Instagram e confira o site com regulamento, informações úteis e programação completa. A mostra é produzida pela produtora e estúdio de tradução Fluindo Libras e realizada com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura de Curitiba, com patrocínios de Ebanx, Uninter e Phill.  

Confira a programação completa: 

10/08 – Abertura do Festival com a curadoria do evento 

11/08 – LIVE no canal da ESLI Uninter com a curadoria do evento e direção 

17/08 - Elinilson Soares: “Bichas pretas surdas e poemas sinalizadas” 

24/08 - Virgilio Soares: “Literatura sinalizada e religiões de matriz africana” 

31/08 - Renata Rezende: “ Poesia surda de denúncia - estilo poético” 

05/10 - Wesley : “Literatura negra surda” 

19/10 - Paddy Ladd: “Surdidade e Literatura Surda” 

23/10 - Yanna Porcino: “Pluralidade das artivistas surdas” 

 


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp