01/09/2023 às 17h45min - Atualizada em 02/09/2023 às 20h01min

Obesidade X Lipedema: por que a doença de Juliane Massaoka é tão comum de ser confundida

Acúmulo de gordura nas pernas e até nos braços nem sempre é sinal de excesso de peso

Erika Ricci
Máxima, Assessoria de Imprensa
Reprodução Instagram

A repórter da TV Globo Juliane Massaoka falou recentemente sobre uma doença que apesar de acometer 1 em cada 10 mulheres, ainda é pouco falada no Brasil. Segundo Juliane, apesar do esforço frequente para emagrecer - ela chegava a perder de 5 a 10 quilos - as pernas estavam sempre iguais.

Essa doença tem nome: lipedema, uma condição médica crônica que promove um acúmulo anormal de gordura, geralmente nas pernas e, às vezes, nos braços também. 

O médico cirurgião plástico Ícaro Samuel, que é membro fundador da Associação Brasileira de Cirurgiões Plásticos (BAPS), membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica (ASPS) explica que o lipedema frequentemente é confundido com a obesidade por causa da aparência que provoca nas áreas afetadas, muito semelhante. Mas, apesar disso, existem algumas diferenças entre as duas condições: “No lipedema, o acúmulo de gordura é resistente à dieta e ao exercício - caso de Juliane - enquanto na obesidade, os padrões de ganho de peso podem ser mais generalizados. Além disso, o lipedema, muitas vezes, leva a outros sintomas, como dor, sensibilidade, facilidade de hematomas e inchaço, que não são tão predominantes na obesidade”, explica.

O lipedema é caracterizado por um padrão desproporcional de distribuição de gordura, que cria uma aparência de "pêra" ou "colchão" nas áreas afetadas. Ao contrário da obesidade comum, a doença não é resultado do excesso de calorias ingeridas ou da falta de exercício, mas sim de uma condição genética que afeta o sistema linfático e a microvasculatura.

Os sintomas do lipedema incluem acúmulo de gordura nas pernas e/ou braços que não diminuem com a perda de peso, além de dor ou sensibilidade ao toque nas áreas afetadas, hematomas e inchaço.

Ainda de acordo com o especialista, o tratamento do lipedema pode envolver uma combinação de abordagens, como a terapia descongestionante, que inclui drenagem linfática manual e o uso de meias de compressão. “Mudanças na dieta, exercícios de baixo impacto e perda de peso gradual também podem ser úteis e, em casos mais graves e persistentes, a cirurgia de lipoaspiração é considerada como uma forma de remover esse excesso de gordura”, finaliza doutor Ícaro.

 

Ícaro Samuel:

Médico formado pela Universidade Federal de Pelotas com residência em cirurgia plástica e reparadora pelo Hospital Federal dos Servidores do Rio de Janeiro. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), da Associação Brasileira de Cirurgiões Plásticos (BAPS) e da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica (ASPS). CRM - 003697/TO.

Referência em prótese de silicone de recuperação rápida (R24R) e Lipo HD de alta definição. Embaixador da Total Definer no Brasil. Criador e influenciador do método Dream Day, que tem o objetivo de fazer com que a cirurgia plástica seja um verdadeiro sonho desde o primeiro contato com a clínica. Já fez mais de 5 mil procedimentos (ou sonhos realizados). Escritor do livro: Ame-se! Você em primeiro lugar. Palestrante reconhecido no Brasil e no exterior. Fundador do Instituto Plástica Academy, um centro de treinamento para profissionais da saúde e clínicas estéticas.

 

Instagram: @dricarosamuel

YouTube: @dricarosamuel - um dos maiores de cirurgia plástica do Brasil

Site: https://www.dricarosamuel.com.br/

Quadra 404 Sul, Alameda 02 Qc 01, Lote 07 - Plano Diretor Sul, Palmas/TO

Telefone: (63) 3216-4091

 

 

Informações à imprensa:

Máxima Assessoria de Imprensa

Erika Ricci - [email protected] / (11) 96705-5924

Sandra Campello - [email protected] / (11) 99156-6432


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp