01/09/2023 às 16h02min - Atualizada em 02/09/2023 às 00h04min

Polícia de SP prende líder de quadrilha especializada em ataques a bancos

Segundo as investigações, o homem participou de pelo menos cinco ataques a banco em pouco mais de um mês; policiais fizeram cerco em seu covil

Governo do Estado de São Paulo
https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/policia-de-sp-prende-lider-de-quadrilha-especializada-em-ataques-a-bancos/
Circuito de segurança de um posto de combustível flagrou a ação dos criminosos (Crédito: Polícia Civil)

Policiais do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC) prenderam nesta quinta-feira (31) um homem, de 45 anos, apontado como líder de uma quadrilha especializada em ataque a agências bancárias, modalidade conhecida como “novo cangaço”. Segundo as investigações, o homem participou, ao menos, de cinco roubos a banco em pouco mais de um mês. A prisão aconteceu enquanto o acusado estava no estacionamento de uma rede fast-food, na zona oeste da capital.

Após investigações, os policiais da 5ª Delegacia de Polícia de Investigações sobre Furtos e Roubos a Bancos conseguiram identificar participação dele nas ações. Em uma delas, no dia 1º de julho, o grupo explodiu duas agências bancárias no município de Santa Branca, no interior de São Paulo.

O grupo voltou a agir depois de 20 dias, mirando, desta vez, caixas eletrônicos instalados em um posto de combustíveis em Atibaia, na região de Bragança Paulista. Já o último ataque, ocorrido em 6 de agosto, destruiu dois estabelecimentos bancários em São Francisco Xavier, também no interior paulista.

A equipe cruzou as informações dos crimes e realizou diligências para traçar estratégias e deter o acusado. Os policiais descobriram com precisão o local onde o homem estaria e realizaram um cerco na área, conseguindo detê-lo. Ele tem passagens anteriores, inclusive por porte de explosivos.

Agora, as investigações continuam para prender o restante da quadrilha.

Queda de casos no estado

A atuação das forças de segurança para coibir este tipo de crime tem sido firme e constante. Como resultado, de janeiro a julho deste ano, foram seis casos de roubos a banco em todo o estado de São Paulo, quatro a menos que em igual período do ano passado, que terminou com 10 registros. O número contabilizado no acumulado deste ano foi o menor já registrado em 23 anos, quando a série histórica foi iniciada. Em 2001, foram 138 delitos. Já em 2006, o crime bateu recorde histórico, contabilizando 256 boletins.

O post Polícia de SP prende líder de quadrilha especializada em ataques a bancos apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.



Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp