31/08/2023 às 15h13min - Atualizada em 01/09/2023 às 04h08min

Infraestrutura de Redes navio luxuoso ou canoa furada

A infraestrutura de redes de dados é parte essencial dos negócios modernos

KESLY FERREIRA
www.ciriontechnologies.com
Divulgação


Por Yuri Menck 
A infraestrutura de redes de dados é parte essencial dos negócios modernos. É a base usada para aquisição, armazenamento e processamento da informação de forma rápida e eficiente, possibilitando produtividade e competitividade em um cenário onde o digital é mandatório.
Com raríssimas exceções, não existe hoje um modelo de negócios capaz de se sustentar sem o digital. Para a comodidade dos usuários – e a insônia das equipes de TI – , dados financeiros de clientes, colaboradores, operação… tudo está codificado em bits e bytes, que são armazenados em servidores, notebooks, celulares, ou espalhados na nuvem.

Sua infraestrutura é confiável?


A infraestrutura de redes é o barco que as empresas têm para navegar neste oceano de informações e conexões. Podem ser barcos caros e complexo, ou canoas furadas. Para saber em qual a sua empresa está embarcando é preciso estar atento a alguns sinais:
  • Desempenho: A performance das equipes de trabalho está diretamente relacionada com a da infraestrutura de comunicação. Eu explico: se, na sua empresa, há videoconferências, nas quais metade dos participantes não consegue se conectar e a outra metade passa a maior parte do tempo repetindo frases picotadas ou os relatórios estão atrasados porque as tabelas estavam muito pesadas para baixar, sem falar em clientes abandonando o site por lentidão, a falta de infraestrutura de rede pode estar impedindo o sucesso dos negócios.
  • Segurança: Já patchs de atualização não aplicados, equipamentos descontinuados e sem suporte são alguns exemplos de potenciais brechas de segurança exploradas por hackers dispostos a aplicar um golpe ou ativar um Ramsonware em sua rede.
  • Governança: A deficiência de estrutura ainda pode se refletir na governança, com documentação incompleta ou insuficiente, falta de visibilidade dos equipamentos. Até a necessidade de viagens de profissionais para qualquer manutenção em unidades remotas podem ser um problema, pois significam que as tecnologias de redes implementadas já não são tão modernas.

Como recuperar o desempenho de minha rede?


Se estes cenários estão entre suas preocupações, talvez já tenha passado a hora de atualizar sua infraestrutura e aplicar SD-WAN em sua rede. A tecnologia, que significa Software Defined Wide Area Network, é uma solução poderosa para melhorar performance da infraestrutura de empresas de todos os tamanhos. O SD-WAN é uma arquitetura que aplica uma camada de software para controlar e gerenciar a rede de dados. Por este motivo simplifica as coisas para TI e para os usuários, permitindo:
Flexibilidade: O SD-WAN permite conectar e gerenciar à distância localidades com links de diferentes fornecedores ou tecnologias. Isso significa menos viagens, mais agilidade e menores custos de manutenção. Pontos suficientes para já vermos o CFO satisfeito e confiante com as escolhas da equipe de TI.
Desempenho: O SD-WAN ajuda a gerenciar melhor o tráfego de dados, aumentando o desempenho da rede e de sua equipe como um todo. E vale lembrar sempre que usuários satisfeitos resultam em sono de qualidade para as equipes de suporte.
Segurança: A tecnologia adiciona camadas extras de segurança implementada por software, como criptografia e filtros de tráfego, além de ajudar a manter melhor documentação e visualização da rede e equipamentos ativos. Todos, pontos que garantem menos dor de cabeça e fins de semana mais tranquilos para a equipe de TI e os líderes do negócio.
 

 Então é só ativar o software?

SD-WAN pode ser um importante aliado para as equipes de infraestrutura, mas isso tem seu preço. É uma tecnologia que demanda profissionais qualificados e especializados para obter o máximo desempenho. Os principais pontos de atenção são:
  • Planejamento: Identificar os principais requisitos de negócios que a rede deverá suportar e dimensionar equipamentos e enlaces para satisfazer estas demandas.
  • Seleção da Tecnologia: SD-WAN é um nome genérico sob o qual muitos fabricantes e fornecedores desenvolvem suas soluções. Existem produtos que se adaptam melhor a cenários de baixo custo, outros a condições específicas de segurança e até aqueles que se desdobram em milhares de funcionalidades, mas cobram o preço pela complexidade de sua gestão. Saber identificar qual o melhor custo-benefício para seu negócio exige conhecer a fundo os fabricantes disponíveis e seus detalhes. Para algumas equipes, este é um desafio enorme, porque demanda tempo e dedicação de um pessoal que já está afogado com o dia a dia das operações.
  • Implementação: Executar bem esta etapa vai trazer benefícios a longo prazo. Aqui, conhecimento e experiência são a chave para fazer as melhores configurações já antevendo como será o dia a dia da operação.
  • Operação e Suporte: Embora o SD-WAN faça boa parte do trabalho de operação da rede, a supervisão por parte de profissionais preparados e atualizados com a tecnologia é essencial para manter a segurança e desempenho ao longo da vida útil da rede.
Na etapa de operação, eventualmente a demanda pode crescer além do planejado e exigir a troca de equipamentos por atingir seu pico de performance. Para evitar isso, há uma difícil decisão na etapa de planejamento: adquirir equipamentos superdimensionados para as necessidades atuais ou correr o risco dos custos futuros de atualização, se for necessário.

SD-WAN as a Service


SD-WAN é uma tecnologia que já está há algum tempo no mercado. Assim, no início, muitos consideraram que a camada de Software seria capaz de resolver as principais dificuldade na operação, e acabaram descobrindo que isto está longe de ser realidade. Para extrair o máximo do SD-WAN, uma possibilidade é colocar, acima da camada de software, o serviço.
No mercado, existe a oferta de SD-WAN as a Service. Isto inclui no pacote o conhecimento e suporte de profissionais qualificados e a segurança de que eventuais atualizações de performance não impliquem em vultosos investimentos por troca de hardware, causando a perda do que foi inicialmente instalado.
Assim, soluções de SD-WAN como serviços aliam os benefícios da tecnologia com a solução financeira que pode permitir a atualização de infraestruturas que já estão no caminho da obsolescência. Práticas e seguras, seja para grandes negócios que demandam agilidade e capacidade de crescimento, ou para menores empresas, que, infelizmente, têm dificuldade de acesso a profissionais e informações para a escolha dos equipamentos ideais para suas realidades.

Sobre o Autor:
Yuri Menck - Marketing Manager, Cirion, Brasil. É formado em Engenharia Industrial Elétrica (UTFPR), com Pós em Gestão de TI (Unicenp) e MBA em Gestão Executiva (Insper/SP). Sempre atuou no mercado de tecnologia da informação e telecomunicações. Na empresa desde 2000, ocupou posições em áreas técnicas e de produtos e, desde 2008, lidera a equipe de Marketing Estratégico e Comunicações no Brasil.


Sobre a Cirion:
A Cirion é uma provedora líder de infraestrutura digital e tecnologia, oferecendo um conjunto abrangente de soluções de redes de fibra, conectividade, colocation, infraestrutura em nuvem e comunicação e colaboração com o objetivo de promover o progresso da América Latina através da tecnologia. A Cirion atende a mais de 5.500 clientes latino-americanos e multinacionais, incluindo empresas, agências governamentais, provedores de serviços em nuvem, operadoras, ISPs e outras empresas líderes. A Cirion possui e opera um portfólio de redes e data centers próprios, com ampla cobertura abrangendo toda a região América Latina.  Obtenha mais informações sobre a Cirion em www.ciriontechnologies.com.
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp