31/08/2023 às 15h39min - Atualizada em 01/09/2023 às 04h05min

Definir a carreira, trabalhar com propósito e futuro da atividade profissional: como escolher a profissão?

No Colégio Humboldt, na zona sul da capital, jovens do Ensino Médio têm a oportunidade de decidirem seus projetos de vida com conhecimento e segurança e não apenas para sua próxima jornada: ele se prepara para a vida

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A decisão da escolha da carreira é um momento de reflexão do aluno e que caminha lado a lado com a família e a escola. No Colégio Humboldt, referência de Escola Internacional Alemã no Brasil, da Educação Infantil ao Ensino Médio, localizada em Interlagos, São Paulo, a orientação profissional é feita de maneira personalizada no Projeto Carreira, que aconteceu na última quinta-feira (17): a seleção de profissões foi feita a partir de uma pesquisa de interesse dos alunos do Humboldt e assim, por meio de palestras e workshops sobre diversas áreas de atuação, o estudante pode ponderar e decidir qual caminho trilhar.
Mas como fazer com que a escolha profissional seja acertada? Uma pesquisa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação, aponta que 59% dos alunos desistem de seus cursos. De acordo com Talita Marcilia, coordenadora pedagógica do Ensino Médio do Colégio Humboldt, um dos pilares para essa decisão é a relação carreira e propósito, que faz parte do projeto educacional do Colégio e do projeto de educação do século XXI como parte das ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da agenda da UNESCO e que já é relacionada às práticas ESG.
“Não tem como não pensar na escolha profissional sem pensar no impacto na sociedade”, avalia. “O tema é bastante discutido no Projeto de Vida como uma pauta importante no cotidiano e na escola e isso impacta na escolha profissional”, avalia a coordenadora pedagógica.
Ainda, procurar mais informações sobre os cursos e faculdades, explorar possibilidades de profissões e conhecer mais sobre o mercado em que se inserem são importantes para evitar uma escolha precipitada, além de terem uma visão de como seria o mundo pós-Ensino Médio para eles.
“O Projeto Carreira ajuda o aluno a esclarecer dúvidas que ele tem sobre a profissão em si e sobre o curso de graduação. Às vezes ele não sabe que matérias vai estudar ou como é a vida universitária para aquela profissão que ele está escolhendo", adiciona Talita Marcilia.
Neste ano, alunos de outras escolas participaram do Projeto Carreira, como a escola estadual José Geraldo e colégios alemães parceiros. “Ampliamos o número de estudantes para quase o dobro em relação aos do Ensino Médio do Humboldt”.
Ainda, outro diferencial do projeto é a conexão com a graduação internacional. “Por ser um colégio internacional alemão, trazer parceiros da Alemanha, como universidades e empresas daquele país, mostra uma outra possibilidade para o futuro dos jovens”.
Também a abertura do evento abordou a importância da escolha da instituição, o ambiente de aprendizagem e as experiências universitárias no Brasil a partir de uma universidade pública ou privada, em universidades alemãs e na Formação Profissional Dual, curso oferecido na modalidade de ensino dual alemão do Colégio. “Enriquece bastante o debate para além de pensar em carreira: eles vão pensar nos caminhos formativos de suas escolhas”.
Entre os palestrantes do Projeto Carreira, Ana Paula Kagueyama, diretora da Paypal, falou sobre a carreira de Administração e Ciências Econômicas sob o ponto de vista de sua experiência em iniciar a operação da empresa global no Brasil. “Comecei o treinamento no Arizona (Estados Unidos) e voltei, para ajudar o time no Brasil. Abrimos 13 áreas e, depois, assumi os 21 países da América Latina”, relata.  Atualmente, ela lidera equipes globais localizadas nas Américas, Europa e Ásia em operações com 43 milhões de clientes, em 200 países e em 40 moedas.
Um tema bastante relevante foi discutido no workshop “Os desafios da vida universitária na era do Chat GPT”, com André Insardi, professor do curso de graduação de Sistemas de Informação da ESPM. A temática sobre a nova tecnologia esteve presente em outras palestras, como a de Ricardo Castagna, coordenador do curso de Direito da Faculdade Belavista, que falou sobre como o Chat GPT ajuda as carreiras jurídicas e o impacto da Inteligência Artificial em obter e trabalhar dados para tirar conclusões. “O sistema colhe dados nos Tribunais e é possível avaliar o quanto você pode ganhar aquela ação. Ainda, a Inteligência Artificial é uma grande aliada naquilo que entregamos à sociedade”.
“Viver e estudar no Reino Unido e Estados Unidos” foi um tema, de acordo com a coordenadora pedagógica, que teve grande procura entre os estudantes. A profissão de “Logística” foi uma das novidades, por conta do curso sobre o tema na Formação Profissional Dual.
Rafael Mafei, professor de Direito da ESPM, falou um pouco de sua experiência tanto de professor, quanto de advogado e sobre o percurso acadêmico usual de um estudante de Direito hoje, sobre as estratégias para ingresso no mercado de trabalho, tanto privado quanto público, sobre os desafios trazidos às profissões pelas novas tecnologias e sobre estratégias para usar as vantagens dessas inovações de forma proveitosa.
Gustavo Macedo, professor de Relações Internacionais do Ibmec-SP, falou sobre as inúmeras áreas em que um diplomata pode atuar e as trajetórias a partir das vivências generalistas da profissão. “O internacionalista constrói pontes, tem um perfil plural e é um diplomata das fronteiras geográficas e do conhecimento”. Ainda, o professor abordou sua experiência de consultor da ONU para o departamento de prevenção de genocídios e operações de paz.
Tutoria para a escolha - O Colégio Humboldt já separava um horário dentro das aulas do Ensino Médio para reflexões sobre carreira, futuro e até a dinâmica do dia a dia da sala de aula, com um acompanhamento bem próximo do estudante na proposta de “Tutoria”, individualizada, feita por professores trabalhando as questões socioemocionais pertinentes à juventude junto à orientação educacional, com o objetivo de ajudar o aluno a se conhecer para desenvolver melhor suas potencialidades. Hoje, esse espaço da tutoria ganhou mais uma dimensão com vistas nos projetos futuros dos alunos, com o Projeto de Vida: através de métricas, professor e aluno conhecem os pontos fortes e pontos que merecem atenção e traçam estratégias que ajudam na preparação para admissão em universidades.
Mais do que um projeto profissional, o Projeto de Vida é para que o aluno possa pensar como cidadão e atuante na sociedade. “Não adianta fazer escolhas se o estudante não pensar onde elas vão levar, o que vão trazer e de que maneira podem influenciar o futuro. A ideia não é acelerar sua opção profissional ou o que cursar na universidade, mas sim fazer o exercício de escolha, e isso cabe à Educação Básica, cabe à escola”, avalia Talita.
Além disso, o estudante do Humboldt conta com material de apoio para a preparação para as provas, assim como simulados e todo o suporte da equipe profissional para se preparar também psicologicamente para um período desafiante.
 

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