31/08/2023 às 18h10min - Atualizada em 01/09/2023 às 04h05min

Gestão Comportamental: a importância de entender e desenvolver as competências humanas nas organizações

Ao investir na compreensão e desenvolvimento das competências humanas, as organizações têm inúmeros benefícios

Cilene Noman
Cilene Noman, especialista em Gestão de Negócios, Trainer Comportamental  e Master Coach. @nomandho - www.nomandho.com.br
Acervo Pessoal | Divulgação
 

A Gestão Comportamental é uma abordagem essencial nas organizações modernas, pois reconhece a importância de entender e desenvolver as competências humanas dos colaboradores. Essas competências vão além das habilidades técnicas e conhecimentos específicos relacionados ao trabalho. Elas se referem aos aspectos comportamentais, emocionais e sociais que influenciam diretamente o desempenho e a produtividade dos indivíduos no ambiente de trabalho.

 

Cilene Noman, especialista em Gestão de Negócios explica que a importância da gestão comportamental em obter os melhores resultados tanto para a empresa, quanto para o colaborador. “Quando a gestão comportamental é praticada nas organizações temos um conjunto de resultados positivos, tais como: a pessoa certa no lugar certo, satisfação pelos resultados, senso de pertencimento e reconhecimento por parte do empregado e a certeza de praticar condutas culturais que permeiam o propósito e significado por parte da organização”, afirma.

 

As principais competências humanas que as organizações devem valorizar e desenvolver entre seus colaboradores são: comunicação, inteligência emocional, empatia, liderança, perseverança e persistência, gestão de conflitos, relacionamento interpessoal, gestão do tempo, qualidade de atendimento ao cliente.

 

A  especialista em de negócios comenta que a gestão comportamental pode contribuir para a criação de um ambiente de trabalho saudável e positivo. “Respeito mútuo entre as pessoas, e uma gestão mais humanizada focada no propósito do negócio e na cultura organizacional de forma saudável são algumas das maneiras”, diz. 

 

Além disso, quando o colaborador toma conhecimento da necessidade de desenvolver e praticar as  competências comportamentais, suas ações passam a ser mais conscientes e consistentes, ficando em eficiência e gerando resultados mais eficazes.

 

Principais desafios enfrentados pelas organizações ao tentar entender e desenvolver as competências humanas

 

Primeiramente, compreender que pessoas possuem perfis diferentes, isso envolve “comportamento, personalidade, valores motivacionais, clareza cognitiva” e que ao iniciar este processo terão como desafio:

 
  • Reengenharia de Equipes;
  • Necessidades de mudança de pessoal;
  • Investimento em T&D;
  • Insegurança por parte da equipe, se o processo não for bem disseminado na empresa;
  • Mudança de Cultura, se necessário.


 

Fonte: Cilene Noman, especialista em Gestão de Negócios, Trainer Comportamental  e Master Coach. @nomandho - www.nomandho.com.br


 

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