31/08/2023 às 07h54min - Atualizada em 01/09/2023 às 04h01min

Jojo Todynho busca perder peso para engravidar: especialista alerta sobre as consequências da obesidade na gravidez

Ginecologista e obstetra Dr. Alfonso Massaguer, da Clínica Mãe, esclarece os impactos da obesidade durante e após a gravidez

AGEIMAGEM COMUNICAÇÃO
www.ageimagem.com.br
Acervo pessoal - Jojo Todynho

A obesidade já está sendo tratada como uma epidemia global e tem causado preocupação às autoridades de saúde. No Brasil, de acordo com um levantamento do Ministério da Saúde, a doença afeta 51% da população. O excesso de peso está intimamente relacionado a doenças cardíacas, acidentes vasculares cerebrais (AVCs), diabetes tipo II, alguns tipos de cânceres e também interfere na fertilidade dos casais.

 

De acordo com dados recentes da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 60 milhões de brasileiros, o que corresponde a um em cada dez casais, enfrentam dificuldades para conceber um filho. Entre os diversos motivos, o excesso de peso tem sido identificado como um fator determinante.

 

Segundo o ginecologista e obstetra da Clínica Mãe, Dr. Alfonso Massaguer, a obesidade pode interferir na fertilidade de várias maneiras. Ele explica que o excesso de peso pode causar distúrbios na produção e metabolização do estrógeno, hormônio sexual fabricado pelos ovários, diminuindo assim as chances de engravidar. Além disso, mulheres obesas têm maior risco de abortamento e resultados menos favoráveis em tratamentos de reprodução assistida, como a fertilização in vitro. Durante a gestação, podem surgir complicações no pré-natal e no parto.

 

Mulheres acima do peso também estão mais propensas a desenvolver a Síndrome dos Ovários Policísticos, ter problemas de hipertensão e diabetes, além de agravar doenças como endometriose e pré-eclâmpsia, ocasionada pelo aumento da pressão arterial. Dr. Alfonso alerta que essas complicações podem levar a parto prematuro e, no caso da diabetes gestacional, aumentar os riscos de óbito para o bebê.

 

O tratamento indicado para obesidade durante a gestação é uma alimentação saudável, principalmente no primeiro trimestre, quando ocorre a formação inicial do bebê. Além disso, a prática de exercícios físicos, fortalecimento das costas por meio da fisioterapia e drenagens nas pernas também são recomendados. O acompanhamento pré-natal deve ser rigoroso, analisando o crescimento e o peso do bebê, afirma o especialista.

 

Não é apenas as mulheres que são afetadas pela obesidade. O excesso de peso nos homens também impacta negativamente nas taxas de dois hormônios importantes, reduzindo os níveis de testosterona e aumentando os de estradiol, comprometendo assim a produção de esperma. Além disso, homens com sobrepeso possuem maior índice de fragmentação do DNA do espermatozoide, o que pode levar a falhas na fertilização e menor taxa de gravidez.

 

O Dr. Alfonso Massaguer conclui ressaltando a importância de buscar uma vida saudável e equilibrada, tanto para homens como para mulheres que desejam ter filhos. É fundamental combater a obesidade e cuidar da saúde, visando proporcionar um ambiente propício para a concepção e desenvolvimento saudável dos futuros bebês.

 

Sobre a Clínica Mãe  

A Clínica Mãe é uma instituição de referência em reprodução assistida, dedicada a ajudar pessoas a realizarem o sonho de se tornarem pais. Com uma equipe altamente qualificada e utilizando as mais recentes tecnologias e métodos, a Clínica Mãe está comprometida em proporcionar cuidados personalizados e de alta qualidade a cada um de seus pacientes.  

 

 

Site: clinicamae.med.br  

 

Redes sociais:  

Instagram: www.instagram.com/maemedicina  

Facebook: www.facebook.com/MaeMedicina  

 

YouTube: Clínica Mãe  


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp