30/08/2023 às 15h14min - Atualizada em 31/08/2023 às 00h08min

Resolução Conjunta nº 6 BACEN e CMN: Serasa Experian lança solução inédita para compartilhamento seguro de marcações de fraudes para instituições que precisam se adequar à normativa

Prejuízo de R$ 19,4 bilhões com fraudes foi evitado no primeiro semestre, revela Serasa Experian

Amélia Mirtilo
www.serasaexperian.com.br
Divulgação
Segundo um estudo inédito da Serasa Experian, foram registradas 3,472 milhões de tentativas de fraudes no primeiro semestre de 2023 no Brasil, uma a cada 4,5 segundos. Caso fossem efetivadas, poderiam ter gerado um prejuízo financeiro de até R$ 19,4 bilhões para as instituições financeiras. Devido à gravidade do tema e para aumentar ainda mais a segurança de consumidores e empresas, o Banco Central do Brasil (BACEN) e o Conselho Monetário Nacional (CMN) publicaram a Resolução Conjunta nº 6, que prevê o compartilhamento de marcações de fraude entre entidades reguladas, a fim de aumentar a camada de identificação de operações fraudulentas, avaliar padrões e inibir as tentativas de novos golpes.

Diante da nova norma, a Serasa Experian lança o “Fraude Data Hub”, um ecossistema que ajuda as instituições envolvidas a terem uma plataforma segura e eficiente para reportar e consultar perfis envolvidos em situações de fraude. “Queremos contribuir para um mundo online mais seguro, com a menor incidência de fraudes possível. Por isso, criamos uma oferta inédita no mercado para que todas as instituições reguladas pelo BACEN consigam cumprir a nova resolução, sem a necessidade de investir grandes quantidades de dinheiro nisso. Entendemos que é nosso papel como datatech auxiliar o mercado nessa transição”, comenta Caio Rocha, Diretor de Produtos de Autenticação e Prevenção a Fraude da Serasa Experian.

Há pelo menos oito anos dedicada em construir, para empresas e consumidores, ambientes seguros e protegidos contra ação de fraudadores, a Serasa Experian atende à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) 13.709/18 e promove a segurança e privacidade das informações compartilhadas entre as instituições – algo exigido pela nova normativa. A Datatech também adequou seus sistemas para atender a todos os requisitos da nova Resolução Conjunta, tais como o armazenamento dos dados em uma tecnologia em nuvem e o retorno sobre os eventos de fraude compartilhados pelas instituições – algo que vem para somar à tecnologia já presente na organização para processar grandes volumetrias. Nessa adequação, foram envolvidos os times de tecnologia, governança, produtos e jurídico, que estão dedicados para atender a qualquer atualização ou adaptações solicitadas pelo BACEN e CMN.

“As consultas ao ecossistema Fraude Data Hub da Serasa Experian se dão por meio de API, que consistem em um conjunto de padrões que criam uma interface segura e permitem a resposta em milissegundos sobre a presença ou não da informação de fraude dentro da base de inconsistências de dados. O acesso poderá ser realizado pelas instituições via plataforma virtual com todas as medidas de segurança necessárias”, explica Rocha.

Golpistas se atualizam no digital
Na última década, o avanço da tecnologia também tornou os golpistas mais experientes e bem-preparados para burlar sistemas de segurança e inovar em modelos de fraude. Além disso, eles estão cada vez mais velozes: se há 10 anos a recorrência era de 1 tentativa a cada 12 segundos, hoje, registramos um ataque a cada 4,5 segundos.

Como as empresas podem evitar fraudes
Para evitar fraudes de identidade em ambientes digitais, as empresas precisam realizar a autenticação contínua, combinando camadas de proteção em todas as etapas da jornada para garantir que os consumidores são quem dizem ser. Confira algumas dicas da Serasa Experian:
·       Tenha uma estratégia de autenticação e prevenção à fraude que não interfira na experiência do cliente, deixando os processos ágeis, seguros e sem atrito;
·       Alertar os clientes sobre os golpes comuns do segmento;
·       Contar com plataformas de pagamento online;
·       Analisar compras mais caras;
·       Verificar cadastros para evitar uso indevido de dados de terceiros;
·       Consultar o perfil dos clientes;
·       Contar com soluções que acompanhem a evolução dos golpes, mantendo o consumidor no centro de tudo no processo de prevenção à fraude e combinando tecnologia, dados e inteligência;

“Fraudômetro”, o contador de tentativas de golpes em tempo real
Para chamar a atenção sobre o volume de golpes no Brasil, a Serasa Experian lançou o “Fraudômetro”, a primeira ferramenta de contagem de tentativas de fraude em tempo real. Disponível em http://www.fraudometro.com.br, o dispositivo contempla o volume de tentativas de fraudes registradas pela Companhia desde janeiro de 2023 e, além de incluir as tentativas de fraude de identidade, também considera documentoscopia (que é a análise de documentos de identificação), biometria facial, Face match (comparação entre uma selfie com a face do documento) e base cadastral (que avalia a divergência entre os dados de um documento e dos enviados com bases cadastrais). Até julho deste ano, o contador já ultrapassou a marca de 3,7 milhões de ocorrências.

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
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