30/08/2023 às 18h20min - Atualizada em 31/08/2023 às 00h08min

Governo 4.0: modelo de gestão somente é viabilizado por transformação digital

Prefeitura do Recife reduz em 70% tempo com serviços e otimiza 27 mil fluxos de trabalho com tecnologia da SoftExpert

Victoria
Divulgação SoftExpert

Com o intuito de se inserir no cenário do Governo 4.0 por meio de transformação digital e otimização de processos, a Prefeitura do Recife se viu no desafio de substituir ferramentas como papel, caneta e carimbo por soluções tecnológicas e em nuvem. Para digitalizar todos os documentos e integrar devidamente todos os setores, fez-se necessária uma reestruturação interna. E, para iniciar o processo, a Prefeitura contou com um conselho de transformação digital, no qual a SoftExpert, empresa de software para gestão integrada de conformidade, inovação e transformação digital, entrou como principal fornecedor. 

Rafael Figueiredo Bezerra, diretor de Tecnologia do Município do Recife, ressalta: “Todos os documentos eram consultados fisicamente pelos servidores nos arquivos de cada setor, o que dificultava a localização e o acesso às informações. Além disso, não existia integração entre os segmentos, o que ocasionava falhas de comunicação. Sem uma ferramenta de gestão de processos com geração de alertas e pendências, também não havia controle das atividades, com responsáveis e prazos definidos. Por isso, precisávamos de uma solução para facilitar a vida do cidadão, uma vez que oferecemos mais de 600 serviços para cerca de 1,6 milhão de habitantes”.

Com a solução da SoftExpert, há melhoria contínua de processos em todos os setores do órgão público, gerenciando as etapas do ciclo de vida, desde a modelagem e otimização até a automação, execução e monitoramento. A ferramenta possibilita gestão integrada das secretarias de Turismo, Esporte e Lazer; Saneamento; Mobilidade e Controle Urbano; Executiva de Transformação Digital; Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano, Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana; e Autarquia Municipal de Previdência e Assistência à Saúde dos Servidores. 

Atualmente, são mais de 4 milhões de imagens digitalizadas, validadas e prontas para consulta, com portais de gestão das informações disponíveis para os responsáveis. São mais de 100 processos automatizados e 27 mil workflows instanciados na ferramenta. Por meio da integração entre a solução SoftExpert Suite e outros sistemas como o Conecta Recife – aplicativo que centraliza os serviços oferecidos pelo órgão, a Prefeitura evoluiu no processo de transformação digital e conta com redução de tempo em até 70% em alguns serviços. 

Além do impacto nos processos internos da Prefeitura, Rafael salienta que a solução traz resultados significativos para todos os cidadãos do município, principalmente com o CredPop, programa de crédito popular que concede empréstimo de até R$3 mil para os recifenses que desejam iniciar ou acelerar seu negócio. Inicialmente, o desafio era entregar o programa em seis meses. Com isso, a equipe de transformação digital estipulou o prazo de 60 dias para a SoftExpert e a Suporte Gerencial – parceira de negócios da SoftExpert - concluir o projeto. “O projeto foi entregue antes do prazo que havíamos estipulado, em 15 dias a solução foi entregue e hoje é sucesso absoluto na Prefeitura”, salienta Rafael.

As soluções da SoftExpert atendem às necessidades específicas do setor público em todos os aspectos. Desde o controle de documentos, gestão de riscos e monitoramento de indicadores, à gestão de projetos, ativos, processos e muito mais. A solução permite ao setor analisar e melhorar continuamente a eficiência das operações, integrando em uma única plataforma diferentes estruturas de gestão.


 

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