30/08/2023 às 14h47min - Atualizada em 31/08/2023 às 00h05min

Empresas com maior diversidade têm 33% mais probabilidade de ter um desempenho financeiro superior, revela pesquisa

Pesquisas destacam a importância de programas que promovam a inclusão e a diversidade no ambiente de trabalho

Divulgação
Divulgação

Pesquisa realizada pelo Infojobs, em junho de 2023, com 2,7 mil pessoas, aponta que 43% deles acreditam que as empresas lidam com questões de identidade de gênero ou orientação sexual com pouca inclusão; 38%, de maneira mediana, e apenas 19% de maneira correta. Isso mostra que ainda há um longo caminho para reverter este cenário.Na mesma pesquisa, mais de 80% afirmam que nunca trabalharam em organizações com programas voltados para inclusão e também que 61% sentem falta de diversidade nas lideranças.

Em um encontro realizado pelo Pandapé, plataforma de RH do Infojobs, durante o CONARH 2023, Rita Von Hunty, drag queen brasileira, falou sobre a dinâmica dos estereótipos e a importância das conexões criadas a partir de líderes. Para ela, a diversidade é essencial para a inovação e o sucesso das empresas: “As empresas acreditam estar dando um grande passo na diversidade ao ter uma funcionária travesti, ou um negro na gerência. Foi comprovado que quando temos esse caso único, o funcionário dificilmente permanece na empresa por mais de dois anos, pois sente a falta de um par lá dentro, empobrecendo seu desempenho profissional”, comentou Rita.

Ana Paula Prado, CEO do Infojobs, conduziu a conversa e também compartilhou dicas para ajudar as empresas a serem mais diversas. "Elas precisam criar políticas de recrutamento e seleção mais inclusivas. É importante que invistam em treinamento e desenvolvimento para seus colaboradores, para que possam desenvolver suas habilidades e competências. As plataformas de RH, como o Pandapé, ajudam as organizações a serem de fato mais diversas.", comentou. 

Nesse contexto, o Pandapé possui uma funcionalidade integrada ao software que auxilia as empresas nesse processo de promoção da diversidade. Através dessa função, os candidatos podem preencher campos de identidade de gênero, orientação sexual e cor/raça. Isso permite que os profissionais tenham a opção de compartilhar informações de diversidade em seus currículos, que posteriormente são armazenados no banco de dados. 

Por parte das empresas, essa funcionalidade torna mais simples a divulgação de vagas afirmativas, visando aumentar a diversidade nas contratações. Assim, com o uso da tecnologia e a aplicação de pesquisas internas, é possível analisar o perfil dos colaboradores e, com base nos dados obtidos, traçar planos de ação para promover a diversidade de maneira contínua. Uma vez que o perfil desejado é identificado, contar com o auxílio da tecnologia é fundamental para divulgar as oportunidades em canais que alcancem os públicos de interesse de forma eficaz.

A diversidade é um dos fatores ESG mais importantes, pois está diretamente relacionada com a governança e a sustentabilidade. As empresas que investem em diversidade estão mais preparadas para enfrentar os desafios do futuro. Elas são mais inovadoras, mais competitivas e mais sustentáveis. Outra  pesquisa realizada pela McKinsey & Company mostra que empresas com maior diversidade de gênero têm 21% mais probabilidade de ter um desempenho financeiro superior ao de seus pares. Além disso, empresas com maior diversidade étnica e racial têm 33% mais probabilidade de ter um desempenho financeiro superior.

Um estudo realizado pela Harvard Business Review revelou que organizações que valorizam a diversidade têm uma probabilidade 70% maior de crescimento no mercado. Além disso, equipes que contam com um profissional que compartilha a mesma etnia de um cliente final têm 152% mais chances de entender o consumidor do que outras equipes.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp