30/08/2023 às 16h30min - Atualizada em 31/08/2023 às 00h05min

Indústria têxtil catarinense reforça benefícios e boas práticas de diversidade para aumentar os indicadores de bem-estar internos

Previdência privada, capacitações, atendimento ambulatorial, psicológico e nutricional são destaques da Lunelli, presente no ranking das 20 melhores empresas para se trabalhar em Santa Catarina

Rosangela Andrade
https://inpresspni.com.br/
Divulgação/Lunelli

A Lunelli, com unidades também no interior de São Paulo, no Ceará e no Paraguai, presente no mercado há mais de 40 anos, vem aumentando os benefícios a seus colaboradores visando o bem-estar de seu público em geral. Para isso, já implementou fundo de previdência sólido, benefícios, investimento em capacitação dos colaboradores e, agora, desenvolve programa de diversidade e inclusão para atender ainda melhor seus quase 5 mil trabalhadores diretos. O programa pretende  reforçar o respeito à convivência na empresa e nas comunidades ao redor, além de reforçar sua política já tradicionalmente focada em pessoas.

Para isso, a Lunelli realizou um diagnóstico e escuta ativa com colaboradores com lugar de fala, incluindo pessoas com deficiências (auditiva e física) e espectro autista, público LGBTQIAP+, 50+ e 60+, assim como trabalhadores representando a diversidade racial e étnica. Com a identificação de lideranças, o próximo passo será a montagem de grupos de trabalho compostos por áreas diferentes e com representatividade dos grupos identitários, que trabalharão na definição das diretrizes e metas para o novo plano de diversidade e inclusão a partir do segundo semestre deste ano.

Após a consolidação de todos os benefícios, o reforço da representatividade é o próximo passo para a empresa. Um dos principais destaques é a LunelliPrev, plano de previdência privada da Lunelli. Neste benefício, o colaborador contribui com um valor mensal, a partir de 1% do salário, e a companhia contribui com um valor adicional. Esta poupança retorna como aposentadoria, em parcelas mensais, no valor diretamente proporcional ao que foi acumulado e rentabilizado ao longo do tempo. Para se ter ideia, em 2022, os colaboradores aportaram R$ 4,8 milhões e a companhia contribuiu com mais R$ 2,2 milhões.

No pilar educação, a empresa investiu outros R$ 2,2 milhões em capacitação e bolsas de estudos aos colaboradores no último ano para desenvolvimento pessoal e profissional. O Centro de Treinamento Abílio Lunelli já realizou mais de 39 mil horas de treinamentos para formar mais de 800 colaboradores em turmas de Acabamento, Costura, Decoração, Estamparia, Malharia, Gestão Comercial, Formação de Lideranças e Finanças, sendo 298 formações em 2022.

Entre as grandes marcas empregadoras de Santa Catarina, a Lunelli tem como atrativo a ampla infraestrutura a serviços de apoio ao colaborador, com atendimento ambulatorial e odontológico, além de acompanhamento psicológico e nutricionista, que realizaram mais de 16 mil atendimentos em todas as unidades durante o ano de 2022. No início de 2023, a empresa distribuiu mais de R$ 20 milhões em participação de lucro referente ao ano anterior, por meio do Programa de Conquista de Resultados (PCR), pago em parcela única aos colaboradores das unidades localizadas em Santa Catarina, e ao Prêmio de Produção, depositado mensalmente para os funcionários das demais unidades.

“Estamos aprimorando nossa política para dar voz a todas as pessoas para que elas sejam notadas e cada vez mais respeitadas e transformando as vidas de todos, afirma Viviane Cecilia Lunelli, Presidente da Lunelli. “A Lunelli tem desde sua fundação o colaborador como seu principal pilar, portanto, procuramos oferecer as melhores condições de trabalho para cada um, pois temos a certeza que o sucesso da Lunelli com o cliente final só vai existir com o bem-estar dos nossos colaboradores”

Sobre a Lunelli

Fundada em 1981 como comércio de toalhas Lunender, em Jaraguá do Sul (SC), a Lunelli é, desde 2009, uma companhia têxtil que atua como indústria e varejo, por meio de suas oito marcas: Lunelli (comercialização de malhas e tecidos), Lez a Lez (moda e cultura urban beach, presente em edições da São Paulo Fashion Week), Lunender (moda feminina), Alakazoo (moda infantil), Hangar 33 (moda masculina), Fico (surfwear), Graphene (moda fitness) e Vila-Flor (moda feminina), que fazem parte das vidas de 20 mil clientes das lojas multimarcas parceiras, nos seus e-commerces e em 36 lojas entre franqueadas e próprias pelo país. A empresa conta atualmente com quase 5 mil colaboradores diretos e 2.500 indiretos, alocados em 14 unidades instaladas em Santa Catarina (Jaraguá do Sul, Guaramirim, Corupá, Luiz Alves, Massaranduba e Barra Velha), São Paulo (Avaré), Ceará (Maracanaú) e no Paraguai (Minga Guazú), que produzem juntas mais de 15 mil toneladas de malhas e 23 milhões de peças ao ano, rendendo um faturamento de R$ 1,5 bilhão em 2022


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