30/08/2023 às 17h57min - Atualizada em 31/08/2023 às 00h03min

Miss Brasil Terra 2023 Morgana Carlos visita Pomar Urbano

Saiba mais sobre Projeto “Integra Tietê” em São Paulo

Marcia Dornelles Comunicação
Fotos - Alan Oliveira
Nesta terça feira (29) a Miss Brasil Terra 2023, Morgana Carlos, visitou o Pomar Urbano, situado no parque Bruno Covas, às margens do Rio Pinheiros, para conhecer de perto o projeto "Integra Tietê".

A bela Morgana que está na reta final de sua preparação para disputa do título mundial "Miss Earth" no Vietnã chegou acompanhada da diretora executiva da franquia Terra no Brasil, Flavia Cavalcante, Franklin Negrin, seu preparador de passarela e também da Miss Paraguai Terra, Gretha Matiaulda.


A franquia Terra é conhecida por se diferenciar dos demais concursos de beleza no mundo por se tratar de um concurso que atua no viés da sustentabilidade juntando beleza com propósito.

"Esta é uma das razões pelas quais o Ceo da franquia, Marcelo Riformato faz questão de investir em projetos socioambientais, sempre incentivando suas misses eleitas a serem embaixadoras do meio ambiente, tendo como compromisso se engajarem em causas e projetos ambientais. Foi incrível ver de perto o projeto Novo Rio Pinheiros com nossas misses Brasil e Paraguai.São jovens antenadas e preocupadas com as causas socioambientais. Estão de parabéns nossas misses e o governo de São Paulo pela iniciativa.” Falou Flávia Cavalcante. 


A visita das misses ao Pomar Urbano localizado no parque Bruno Covas foi acompanhada pela gestora do parque, Thalita Vieira e proporcionou à equipe Terra, a possibilidade de conhecerem melhor o projeto de integração entre governo, iniciativa privada e sociedade civil, que fazem parte das diretivas do IntegraTietê. Investimentos e esforços serão integrados por meio de uma forte governança que permitirá, de forma mais assertiva, direcionar recursos aos pontos mais vulneráveis do Tietê. O programa contará com a criação do Fórum IntegraTietê, que será composto por vários órgãos, como a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (SEMIL), SABESP, DAEE e CETESB, e membros dos Comitês de Bacias.
 
Entre as principais inovações trazidas estão a estruturação de Parcerias Público-Privadas (PPPs) para desassoreamento do rio e seus afluentes, medida que confere mais eficiência e sustentabilidade a longo prazo.
 


O IntegraTietê terá cinco frentes de atuação em todos os 1.100 quilômetros ao longo do rio e, para isso, contará com os pilares da Saúde e Qualidade de Vida; Controle de Cheias; Turismo, Lazer e Integração; Eficiência Logística; todos interligados pelo eixo da Governança.
 
A partir de 2025, as obras que hoje são realizadas pelo DAEE deverão passar à iniciativa privada por meio de concessão administrativa, que permitirá a prestação dos serviços de desassoreamento nos 205 km do Alto Tietê com mais eficiência, beneficiando os 39 municípios com a redução dos impactos das chuvas a longo prazo.
 


O financiamento de R$500 milhões do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) contemplará, ainda, mais um pilar do projeto: “Turismo, Lazer e Integração”. Aprovado no âmbito do Renasce Tietê, que será incorporado ao programa, os recursos englobam iniciativas em educação, cultura, lazer e esporte em Salesópolis. O convênio permite, ainda, a ampliação do uso de novas tecnologias de controle para o monitoramento qualitativo e quantitativo das águas do rio.
 
 
O último pilar do programa trata da “Eficiência Logística”. Por meio do Departamento Hidroviário (DH), órgão integrante da SEMIL, serão retomadas as obras de aprofundamento do canal de Nova Avanhandava em 3,5 metros, no Baixo Tietê, região Noroeste do Estado, que permitirão a navegabilidade mesmo em períodos de estiagem, com estímulo ao transporte hidroviário. O valor de investimento previsto para as obras é de R$ 300 milhões.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp