30/08/2023 às 17h13min - Atualizada em 31/08/2023 às 00h00min

Ipiranga reduz tempo de resposta em 50% com Oracle Analytics e Oracle Autonomous Data Warehouse

A plataforma brasileira de mobilidade e conveniência combina soluções para transformar dados em decisões e respostas estratégicas em prol de seus times internos e de seus consumidores

Veronica Andrade
https://blogs.oracle.com/oracle-brasil/post/ipiranga-atendimento-cliente-dados-oracle-cloud
Divulgação
São Paulo, 30 de agosto de 2023 - Têm empresas que sabem explorar muito bem as ondas de inovação que acontecem a cada ciclo. A Ipiranga é uma das que se destaca por acreditar sempre que a tecnologia é um acelerador de ideias em prol dos seus milhões de clientes espalhados por todo o País. Como a própria Ipiranga diz, seu propósito hoje é ‘abastecer a vida em movimento’, apoiando a jornada de milhões de brasileiros todos os dias. Para isso, toda uma estrutura de tecnologia está formada para conectar todos os negócios, dos mais de 6,5 mil postos em todo País.
E para apoiar essa estrutura, a empresa tem como um dos seus aliados o Oracle Analytics e o Oracle Autonomous Data Warehouse que analisa um volume gigante de dados e se tornou vital para direcionar as principais tomadas de decisão de forma mais ágeis e assertivas para o time de relacionamento com clientes. Antes de adotar essas soluções, o grupo tinha várias fontes de dados estruturados e não-estruturados sem um tempo de resposta adequado. 
O Oracle Autonomous Data Warehouse transformou os recursos da Ipiranga em desenvolvimento e estratégia ao invés de gastar preciosos minutos com suporte para criar rotinas na arquitetura anterior. “Hoje o nosso time é consumidor de informação. Somos desenvolvedores. Deixaram de existir as planilhas e as apresentações para dar lugar a uma ferramenta analítica. É fabuloso”, afirma Rodrigo Pompeu, consultor de BI & Data Quality da Ipiranga.
Um dos pontos que se destacaram para o sucesso do Oracle Analytics, por exemplo, foi a criação de relatórios de forma rápida e seu uso no time e com clientes internos. Depois de debates e ideias baseadas em dados, as áreas chegam em uma resolução comum para diminuir consideravelmente o tempo de resposta e melhorar a experiência de seus clientes durante a jornada de atendimento.
“Essa organização de dados é o que justifica os nossos resultados e guiam nossas tomadas de decisão. Isso só foi possível graças a essa automatização de dados e autonomia dada ao nosso time para consumo e utilização desse conteúdo. Nosso tempo de resposta diminuiu em 50%, por exemplo. A satisfação do cliente aumentou em 10 pontos”, explica Douglas Castanheira.
Isso refletiu na rotina do time de atendimento da Ipiranga. Uma reunião para debater a análise de relatórios levava em média duas horas e, hoje com o apoio do Oracle Analytics, a reunião não passa de uma hora, deixando os times cada vez menos operacionais e atuando de forma muito mais estratégica.
“Agregar valor para os negócios da Ipiranga é motivo de orgulho para a Oracle. É uma empresa que está sempre criando e inovando seus negócios atendendo as expectativas de seus clientes. Vamos sempre oferecer ferramentas que fazem do grupo um exemplo de investir e acelerar tecnologias em prol de seus consumidores em todo o Brasil”, conclui Marcos Pupo, vice-presidente sênior de Oracle Cloud para América Latina.


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