30/08/2023 às 02h03min - Atualizada em 06/09/2023 às 02h03min

Prefeitura anuncia construção da UPA Vila Prudente

​Região tem uma população estimada de 538 mil habitantes

O prefeito Ricardo Nunes anunciou a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vila Prudente, na Avenida Alberto Ramos – 103, Zona Leste da capital, durante a ação Prefeitura Presente na quinta-feira (24). Com um investimento de cerca de R$ 12,5 milhões, a unidade terá capacidade para realizar 13 mil atendimentos mensais. A previsão é que a construção comece até o fim deste ano.
Nunes detalhou que até 2017 a cidade contava com três UPAs e hoje já são 23 unidades. “Ninguém vai abrir equipamentos se não tiver a capacidade financeira, a saúde financeira para manter os equipamentos abertos”, afirmou. “Foram 20 UPAs de 2017 para cá. Eu inaugurei nove, inclusive a da Mooca, e vamos inaugurar mais nove, portanto, 18 UPAs até o fim do ano que vem, além de deixar mais nove em construção”, concluiu Nunes.
A unidade acolherá as demandas de urgência e emergência da Supervisão Técnica de Saúde (STS) Vila Prudente/Sapopemba, que tem uma população estimada em 538 mil habitantes, com atendimentos 24 horas.
Para atendimento à população da região, a unidade será tipo III, por ser de um porte maior para absorver a demanda, com sete consultórios médicos, um consultório odontológico, uma sala de gesso e sutura, quatro salas de classificação de risco, duas de medicamentos e duas de inalação (adulto e pediátrico), uma sala de ecocardiograma (ECG), uma de raio-X e uma de coleta de exames. Haverá um total de 27 leitos, sendo uma sala de emergência com sete leitos, 15 leitos de observação para adultos, e outra infantil, com cinco leitos. O espaço terá ainda farmácia, serviço social e ambientes de apoio logístico e administrativo, e será administrado pela Organização Social de Saúde (OSS) Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM/Pais).
O secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, destacou que a rede de saúde da Prefeitura de São Paulo vem ganhando novos serviços em todas as regiões da cidade. “São Paulo até 2016 tinha pouco mais de 900 equipamentos de saúde e hoje nós temos 1.027”, disse. “Esses 900 equipamentos que existiam estavam todos sucateados. Só aqui na região nós já fizemos 17 reformas nesses equipamentos antigos e o prefeito acabou de liberar mais R$ 306 milhões para renovar, reformar os outros 53 que existem aqui”, concluiu o secretário.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp