29/08/2023 às 15h21min - Atualizada em 30/08/2023 às 00h01min

Schaeffler: uma das maiores sistemistas do mundo comemora 65 anos de Brasil

No Brasil, sua história teve início em 1958, com a instalação de rolamentos Schaeffler

Christiane Assef Nociti
Divulgação
Sorocaba, 29 de agosto de 2023 – A Schaeffler, detentora das marcas LuK, INA e FAG, companhia que tem impulsionado invenções e desenvolvimentos inovadores no campo da tecnologia de movimento por mais de 75 anos, completa 65 anos de Brasil. A empresa, de origem alemã, possui cerca de 84 mil colaboradores em todo o mundo e está presente em 50 países, com atuação marcante no setor automotivo do Brasil, aonde chegou quando a indústria automobilística começava a acelerar o desenvolvimento. A multinacional instalou sua primeira fábrica fora da Europa na cidade de São Paulo, em 1958. E, em 1975, foi transferida para Sorocaba (SP). É dessa instalação de 270.000 metros quadrados de área construída que saem as linhas de produção de sistemas, de componentes e de rolamentos de alta precisão para a transmissão de veículos com motor de combustão interna, híbridos, elétricos e para aplicações industriais. Além dos serviços de diagnósticos e recondicionamento de rolamentos.
“Hoje, fornecemos rolamentos para quase toda a América do Sul e ocupamos uma posição de liderança em sistemas de embreagem e componentes de motor”, destaca Marcos Zavanella, presidente e CEO da Schaeffler América do Sul. 
A Schaeffler Brasil também abriga um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, alinhado com as diretrizes do Grupo: desenvolvimento de produtos inovadores para mobilidade elétrica, acionamentos eficientes em CO2, soluções de chassi alicerçadas na indústria 4.0, digitalização e uso de energias renováveis. Além de possuir centros de tecnologia regionais, escritórios de vendas e centros de distribuição.
“O mercado brasileiro é muito importante e estratégico para a Schaeffler. São décadas produzindo produtos de qualidade, com a melhor tecnologia. Todo nosso desenvolvimento se deve aos colaboradores que nos fortaleceram. É essa combinação de inovação implacável com atenção cuidadosa que sustentou os nossos 65 anos de conquistas”, comemora Zavanella.
A Schaeffler em Sorocaba (SP)
Em Sorocaba, a empresa cresceu, evoluiu, gerou renda (para cerca de 10 mil pessoas – colaboradores diretos e familiares) e estabeleceu um forte comprometimento com a comunidade por meio de ações sociais, culturais e de voluntariado, além de outras iniciativas voltadas para estudantes, como o programa de aprendizagem Senai/Schaeffler.
“Somos uma empresa respeitada pela comunidade, não apenas porque criamos empregos e contribuímos para o desenvolvimento da cidade, mas também por nossa ênfase em programas de formação de jovens e por fomentar a cultura local”, ressalta Kalil Nicioli, Diretor de Recursos Humanos.
 
Meio ambiente
O foco da companhia, tanto nas etapas de fabricação como nos setores administrativos, é também contribuir de forma constante com o meio ambiente.
A Schaeffler Brasil controla as emissões atmosféricas e de ruídos por meio de sistemas de filtros secos e úmidos, precipitadores eletrostáticos, linhas de resfriamento, prensas isoladas com amortecedor hidráulico, processos de lavagem sem emissão de gases, instalação de centrifugação para geração de cavaco seco e análises periódicas internas e externas para monitoramento das emissões.
Em cumprimento às diretrizes globais, a empresa opera com 100% de energia renovável na fábrica de Sorocaba (SP).
Os recursos naturais são metas da empresa, que prevê a diminuição do consumo de água doce em 20% até 2030. Porém, atualmente, toda a água utilizada nas operações industriais é tratada e devolvida à estação da cidade para novo ciclo de abastecimento.
A Schaeffler também tem o programa “Zero Aterro Sanitário”, que assegura que 800 toneladas, aproximadamente, de resíduos gerados pela planta de Sorocaba sejam direcionadas à sistemas de reaproveitamento, transformação ou reciclagem. A ação garante a preservação do meio ambiente, bem como deixa de emitir 57 toneladas de CO² e, ainda, impede o desmatamento de mais de 8.500 árvores.
Sobre a Schaeffler
Schaeffler Group – We pioneer motion
O Grupo Schaeffler tem impulsionado invenções e desenvolvimentos inovadores no campo da tecnologia de movimento por mais de 75 anos. Com tecnologias, produtos e serviços inovadores para mobilidade elétrica, acionamentos eficientes em termos de CO₂, soluções de chassi, Indústria 4.0, digitalização e energias renováveis, a empresa é um parceiro confiável para tornar o movimento mais eficiente, inteligente e sustentável - ao longo de todo o ciclo de vida. A empresa de tecnologia de movimento fabrica componentes e sistemas de alta precisão para aplicações em trem de força e chassis, bem como soluções de rolamentos para um grande número de aplicações industriais. O Grupo Schaeffler gerou vendas de 15,8 bilhões de euros em 2022. Com cerca de 84.000 funcionários, o Grupo Schaeffler é uma das maiores empresas familiares do mundo. Com mais de 1.250 pedidos de patentes em 2022, a Schaeffler é a quarta empresa mais inovadora da Alemanha, de acordo com o DPMA (German Patent and Trademark Office).

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp