29/08/2023 às 16h38min - Atualizada em 30/08/2023 às 00h00min

5 grandes lições para empreender

6place
https://6place.com.br/
Divulgação/Freepik

Com perspectiva de crescimento de 7,5% a partir de 2023, segundo o Instituto Foodservice Brasil (IFB), Ingrid Devisate, o cenário dos negócios de food service no Brasil se mostra promissor com oportunidades, porém com desafios únicos. Para conquistar a sustentabilidade da empresa, é indispensável escutar os conselhos de empreendedores já consolidados e estar antenado às mudanças do mercado. 

Para auxiliar os novos empreendedores da área, João Alfredo Pimentel, CEO e fundador da 6place, plataforma digital de abastecimento de food service - lista cinco dicas:

 

1- Identificar e atender às necessidades dos clientes

Um dos fatores que define o sucesso de um negócio é o nível de satisfação do cliente. Por isso, é indispensável conhecer seus hábitos de consumo e desejos, o que pode ser feito a partir de pesquisas, coleta de feedbacks, mudanças no cardápio e serviços oferecidos, promoções especiais em datas comemorativas, formas de pagamento e horário de funcionamento, por exemplo. 

 

2- Gestão eficiente é a chave 

A gestão eficiente dos recursos, como abastecimento e gerenciamento de estoque, controle de custos, otimização dos processos internos, dentre outros, garante a melhoria no faturamento do negócio e ainda permite estabelecer preços competitivos no mercado, sem comprometimento de lucro.

 

3- Atente-se à qualidade 

A qualidade dos produtos e serviços é fator competitivo, especialmente no caso de negócios do setor alimentício. Por isso, é importante priorizar itens com qualidade certificada e com potencial de alta demanda no mercado. Sendo no caso de negócios do food service, como restaurantes, prezar por ingredientes frescos e com qualidade certificada. Além disso, é necessário manter atenção quanto ao preparo desses alimentos e, também, aos detalhes do serviço prestado ao cliente, como, por exemplo, ter um tempo ágil de preparo e o estabelecimento contar com serviço de delivery, garantindo que o pedido não chegue frio ao cliente.

 

4- Acompanhe as tendências do mercado

Para se destacar perante a concorrência, é importante estar antenado com as tendências do setor, bem como ter atenção à velocidade ou frequência que irá implementá-las ao seu estabelecimento. Essas tendências se estendem desde processos de digitalização, como o cardápio digital, até a personalização do atendimento ao cliente.

 

5- Presença online e marketing estratégico

Em um mundo cada vez mais conectado, ter presença online - seja em mídias sociais e até mesmo ser bem ranqueado em buscadores da internet - é imprescindível para destacar o seu negócio perante concorrentes, o que ajuda a fidelizar os clientes e criar uma comunidade entre eles e o seu negócio. Para isso, é necessário investir em uma boa equipe de marketing e de mídias sociais. 

 

Sobre a 6place: 

A 6place é uma plataforma digital de abastecimento para redes de franquias de alimentação e foodservice independentes que buscam otimizar sua eficiência operacional e lucratividade. Conectando indústria, distribuidores, fornecedores e crédito em um formato de compra 100% digital para o B2B, a plataforma proporciona as melhores experiências para compra, armazenamento e entrega de insumos para redes de franquias, restaurantes e bares.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp