28/08/2023 às 10h34min - Atualizada em 29/08/2023 às 00h10min

Parceria entre Serasa Experian e Sicoob impulsiona concessão de R$ 6 bilhões em crédito rural no Sul do país e fortalece mercado agro da região

Automação para avaliação de crédito e risco socioambiental no Agronegócio torna mais rápida a liberação de financiamento rural para produtores rurais associados

Serasa Experian
www.serasaexperian.com.br
Divulgação

A democratização do crédito agrícola é um objetivo que a Serasa Experian e o Sicoob, uma das maiores cooperativas financeiras do país, têm em comum. Por isso, com o apoio de soluções que usam inteligência artificial e analytics para entregar uma visão descomplicada e rápida sobre perfis rurais, a parceria entre as empresas facilitou o acesso de produtores rurais a recursos financeiros. Somente no último ano agrícola, essas análises auxiliaram na liberação de R$ 6 bilhões em crédito rural, fomentando o mercado do agronegócio no país. 

Antes da adoção da plataforma Farm Check, solução disponibilizada pela Serasa Experian que centraliza informações sobre a propriedade e o produtor rural relacionadas a aspectos financeiros e socioambientais (ESG), a cooperativa realizava análises que podiam durar de três horas até um dia inteiro. Antes, não utilizavam ferramentas para manter as informações centralizadas, exigindo a consulta de várias fontes diferentes para decidir sobre a concessão ou não do crédito solicitado, o que demandava tempo. Agora, com uma única fonte de informação automatizada, essas checagens são finalizadas em cerca de 15 minutos.

De acordo com o gerente de agronegócios do Sicoob Central SC/RS, Rodinei Munaretto, “o ganho em agilidade é muito positivo para as cooperativas. Maior ainda é o benefício para os nossos produtores rurais, que demandam por crédito e precisam de agilidade na liberação. Com esse novo processo conseguimos avaliar e aprovar mais transações, com mais informação, menos tempo e viabilizando mais acesso ao recurso”.

Hoje, das 38 cooperativas que formam a Central SC/RS, 30 operam com segmento rural, e que passaram a se beneficiar com a solução da Serasa Experian para tomada do recurso financeiro, podendo custear todo o ciclo de atividade produtiva. 

Para Munaretto, a tecnologia utilizada hoje permite que o Sicoob concretize transações de crédito de forma facilitada e, sobretudo, segura. “Apostamos na Serasa Experian pela credibilidade da empresa em entregar soluções inovadoras para análises de perfis e propriedades rurais, já que as questões ESG passaram a permear o mercado de forma mais assídua depois da implementação do Bureau Verde feita pelo Banco Central. Nos adaptamos rapidamente às requisições para garantir que o crédito rural chegasse às mãos de quem precisa sem deixar de lado a mitigação de riscos socioambientais e, consequentemente, a busca por uma economia mais sustentável”.  

“Nossas soluções voltadas para o agronegócio elevam as relações de negócios entre produtor rural e credor para um novo patamar, gerando mais rentabilidade para a cadeia produtiva. Com informação, o credor passa a ter mais segurança e concede mais crédito, enquanto o produtor rural aumenta suas chances de conseguir os aportes necessários para continuar crescendo. Os resultados conquistados pelo Sicoob em tão pouco tempo comprovam a importância do monitoramento agrícola e da disponibilização de informações precisas e atualizadas sobre os produtores rurais e suas propriedades. Com a parceria que consolidamos, podemos dizer que hoje o agronegócio, na região Sul do país, pode trabalhar com mais transparência e, sendo assim, melhores oportunidades em linhas de crédito que serão concedidas de forma democratizada e em total acordo com o cenário regulatório ESG”, finaliza o head de agronegócio da Serasa Experian, Marcelo Pimenta.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp