25/08/2023 às 11h13min - Atualizada em 28/08/2023 às 04h01min

Saúde: Quando uma fratura requer cirurgia?

Zagueiro do Grêmio, por exemplo, fraturou a mão recentemente e passou por procedimento cirúrgico; Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM) explica

Geice de Oliveira Silva
Divulgação/ Freepik
Quando se fala em fraturas de membros superiores, logo se pensa em gesso como forma de tratamento para se recuperar da lesão. Algumas situações, no entanto, requerem cirurgia, como é o caso do zagueiro Walter Kannemann, do Grêmio, que sofreu uma fratura no 2° metacarpo da mão direita, durante uma partida. No último dia 30, ele foi submetido a um procedimento cirúrgico, do qual se recupera.

O presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM), Antonio Tufi Neder Filho, explica que as fraturas mais comuns nas mãos ocorrem nas falanges (dedos) e nos metacarpos (no meio da mão).

“Geralmente, as cirurgias são indicadas em situações específicas: fraturas desviadas e instáveis (alinhamos a fratura, mas não conseguimos manter com imobilização); aquelas onde os fragmentos são irredutíveis (não conseguimos alinhar); caso de múltiplas fraturas, fraturas expostas ou com lesão associada de um tendão ou nervo”, lista.

O tempo de recuperação para retorno das atividades vai depender da gravidade da fratura, das lesões associadas e de qual técnica de tratamento foi utilizada. “Pode variar de 3 a 6 meses, no entanto, há casos mais graves e mais complexos que necessitam de mais tempo para a reabilitação completa”, diz.

O presidente da SBCM lembra que, após o tratamento de uma fratura, pode haver rigidez de articulações próximas devido ao tempo de imobilidade e ao processo de cicatrização interna. “Para uma boa recuperação, é fundamental uma reabilitação bem orientada, muitas vezes com a ajuda de um terapeuta ocupacional”, conclui.


Sobre a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Mão

A SBCM (Sociedade Brasileira de Cirurgia de Mão), fundada em 1959, congrega médicos especialistas em Cirurgia da Mão e Reconstrutiva do Membro Superior. A instituição promove a formação de profissionais, além de fornecer condições para atualização permanente, sob a forma de ensino, pesquisa, educação continuada, desenvolvimento cultural e defesa profissional.
Mais informações em http://www.cirurgiadamao.org.br/

Assessoria de imprensa
Predicado Comunicação

Carolina Fagnani - [email protected] (11) 9 9144-5585 WhatsApp
Vanessa de Oliveira - [email protected] (11) 9 7529-0140 WhatsApp
Geice Silva – [email protected] (11) 99571-7400 WhatsApp
Vladimir Ribeiro – [email protected] (11) 94470-6660 WhatsApp

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp