25/08/2023 às 10h19min - Atualizada em 28/08/2023 às 04h00min

Auttom amplia portfólio com soluções completas de intralogística

Unidade avança no desenvolvimento de sistemas de gerenciamento logístico integrados a tecnologias de smart manufaturing, com projetos exclusivos e customizáveis para qualquer segmento de mercado

Assessoria de imprensa
Ismaele Ribeiro
A Auttom, empresa da Randoncorp referência no segmento de tecnologia industrial, avança no desenvolvimento de soluções completas de intralogística para o mercado. O projeto mais recente foi entregue oficialmente neste mês de agosto à Pettenati S/A, indústria têxtil sediada em Caxias do Sul (RS). Chamado de armazém inteligente, trata-se de uma solução de gerenciamento automatizado de estoque integrada à inteligência de dados, com grande impacto na segurança das operações e redução de custos.

O sistema prevê o mapeamento prévio integral da cadeia logística para a identificação de falhas e oportunidades de melhoria. O manuseio e separação dos materiais no estoque também ocorre por sistemas robotizados e toda a operação é monitorada de forma remota pelo cliente, por meio de câmeras de vídeo e sensores instalados em cada estágio logístico. Além disso, não há interface humana no processo de manuseio e transporte de materiais, o que elimina riscos de acidentes. O armazém inteligente também minimiza erros logísticos e otimiza o tempo de entregas, com ganhos diretos na competitividade do negócio.

O armazém inteligente desenvolvido pela Auttom faz parte do portfólio de soluções avançadas de smart manufaturing, aplicadas para garantir eficiência na movimentação de cargas em todas as etapas de logística interna, desde o recebimento, passando pela inspeção e separação, até a expedição de produtos. A unidade também investe no desenvolvimento de projetos complementares à cadeia. Um deles é o robô AMR (Autonomous Mobile Robot), que também será entregue à Pettenati S/A. Evolução do AGV, veículo autoguiado mais conhecido na indústria brasileira, o AMR consegue se movimentar com absoluta autonomia pelos corredores das fábricas e não necessita de trilhos ou fitas magnéticas para se guiar. A versão desenvolvida pela Auttom tem capacidade de carga de 1,5 tonelada.

Outra solução de inteligência logística lançada pela Auttom é o chamado Sistema de Carregamento Robotizado de Trailer, desenvolvido inicialmente para a Electrolux, mas adaptável à logística de outras empresas. No sistema, o robô movimenta a mercadoria desde a área de expedição e a posiciona dentro do veículo para transporte final ao cliente, respeitando etapas como identificação e posicionamento do produto, conforme plano de carga.

Além da tecnologia aplicada a sistemas de logística, a Auttom também se diferencia pela customização integral dos projetos, que se adaptam ao espaço físico e às particularidades de logística e de produto do cliente, considera o superintendente de Tecnologia Avançada da Randoncorp e executivo responsável pela unidade, César Augusto Ferreira.

A incorporação integral da Auttom acelerou o desenvolvimento de projetos de automação adaptados às demandas dos nossos parceiros. O mercado costuma oferecer a solução de forma modular, com softwares padronizados, exigindo que o cliente se adapte. Nós desenvolvemos uma série de soluções intelectuais integradas à estrutura física e capazes de atender ao que é, de fato, prioridade na cadeia logística.”

Com investimento de R$ 18 milhões, o projeto do Armazém Inteligente impulsiona a Pettenati rumo ao nosso propósito de liderar a inovação têxtil global, explica Ricardo Pettenati, CEO da Pettenati.  Segundo o executivo, os benefícios alcançados com a solução da Auttom são expressivos, com previsão de aumento de 45% na produtividade da expedição e redução significativa de 70% nos custos de fretes entre as unidades, otimizando espaço físico, energia, consumo de combustível e reduzindo emissões atmosféricas e redução dos riscos ergonômicos operacionais dos colaboradores.

A solução inovadora de intralogística desenvolvida pela Auttom foi customizada para o gerenciamento da movimentação, armazenamento e expedição, utilizando automação, inteligência artificial e robótica, alinhadas com a nossa filosofia de gestão Lean Manufacturing. A sinergia entre nossas equipes e a expertise da Auttom foram fundamentais para alcançar os resultados que buscávamos, garantindo uma implementação mais eficiente ao estabelecer uma parceria colaborativa que valorizamos profundamente”, pontua Pettenati.

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp