24/08/2023 às 12h23min - Atualizada em 25/08/2023 às 04h08min

IBM apresenta recursos de IA generativa do watsonx para acelerar a modernização de aplicações de mainframe

IBM apresenta IA generativa para acelerar a modernização de aplicações de mainframe

Celeste Luz
Divulgação IBM
  • A IBM está projetando o produto para refatorar, transformar e validar o código COBOL para ajudar a acelerar o processo de geração de valor, aumentando as habilidades para modernização de aplicativos críticos no IBM Z
  • A solução será habilitada por um LLM de 20 bilhões de parâmetros para código
A IBM (NYSE: IBM) anunciou watsonx Code Assistant for Z, um novo produto com IA generativa, construído para agilizar conversão de COBOL em Java no IBM Z, aumentando a produtividade do desenvolvedor na plataforma. O produto tem previsão de disponibilidade geral no quarto trimestre de 2023 e está sendo projetado para ajudar a acelerar a modernização de aplicações COBOL. A IBM apresentará uma prévia da tecnologia durante o evento IBM TechXchange, em Las Vegas, entre os dias 11 e 13 de setembro.
O Watsonx Code Assistant for Z é uma novidade que se soma a família de produtos watsonx Code Assistant, junto com o IBM watsonx Code Assistant para Red Hat Ansible Lightspeed, que tem lançamento previsto para o final deste ano. Essas soluções serão impulsionadas pelo modelo de código watsonx. ai da IBM, que terá conhecimento de 115 linguagens[1] de codificação tendo aprendido com 1,5 trilhão[2] de tokens. Com 20 bilhões de parâmetros, está a caminho de se tornar um dos maiores modelos generativos de base de IA para automação de código[3]. O portfólio de produtos do assistente de código watsonx se estenderá para abordar outras linguagens de programação, para melhorar o tempo de retorno da modernização e abordar os crescentes desafios de habilidades para desenvolvedores.

Demo Vídeo
 

watsonx Code Assistant for Z está sendo projetado para ajudar empresas a impulsionar a IA generativa e as ferramentas automatizadas para acelerar a modernização de aplicações de mainframe – tudo com o objetivo de preservar as funcionalidades de desempenho, segurança e resiliência do IBM Z. 
linguagem de processamento de dados COBOL suporta muitos processos vitais para negócios e operações globalmente. Em escala, o uso do watsonx Code Assistant for Z, em comparação com outras abordagens, poderia facilitar aos desenvolvedores a transformação seletiva e incrementando serviços de negócios COBOL em código Java de alta qualidade bem arquitetados – com bilhões de linhas de código COBOL candidatas à modernização ao longo do tempo. A IA generativa pode ajudar desenvolvedores a avaliar, atualizar, validar e testar mais rapidamente em código certo, permitindo que eles modernizem com mais eficiência grandes aplicativos e se concentrem em tarefas de alto impacto.
A IBM está projetando estes recursos para proporcionar o conjunto de ferramentas para cada etapa da jornada de modernização. Estima-se que a solução inclua a ferramenta de inventário e análise Application Discovery and Delivery Intelligence (ADDI) da IBM. Após a ADDI, as principais etapas na jornada incluem refatoração de serviços de negócios em COBOL, transformação de código COBOL em código Java com um design otimizado e validação de resultado, incluindo o uso de recursos de teste automatizado. Os benefícios potenciais para os clientes incluem: 
  • Acelerar o desenvolvimento de código e aumentar a produtividade do desenvolvedor em todo o ciclo de vida de modernização da aplicação;
  • Gerenciar o custo totala complexidade e o risco das iniciativas de modernização de aplicações, incluindo tradução e otimização de código no IBM Z;
  • Expandir o acesso a um conjunto mais amplo de habilidades de TI acelerando a integração de desenvolvedores;
  • Alcançar um código de alta qualidade e fácil manutenção por meio da customização de modelos e da aplicação de melhores práticas.
“Nossa colaboração com a IBM é um elemento importante em nosso esforço para impulsionar interfaces de IA generativa, para desafiar abordagens tradicionais com ganhos de produtividade e reinventar nossas soluções de mercado de capitais”, disse Roger Burkhardt, CTO de mercado de capitais e IA da Broadridge Financial. “Tivemos uma excelente resposta do cliente aos nossos investimentos em IA generativa e estamos entusiasmados com a oportunidade de ampliar nossos esforços, aproveitando o IBM watsonx Code Assistant for Z para atender a uma gama mais ampla de plataformas.”
A modernização de aplicativos de mainframe assistida por IA é um imperativo
De acordo com uma nova pesquisa do IBM Institute for Business Value, as organizações têm 12 vezes mais chances de aproveitar o ativo de mainframe existente do que reconstruir suas propriedades de aplicações do zero nos próximos dois anos. No entanto, o estudo mostra que o principal desafio na mesma empresa é a falta de recursos e habilidades.
"Ao trazer recursos de IA generativa por meio do watsonx a novos casos de uso, podemos conduzir o progresso real para nossos clientes", disse Kareem Yusuf, PhD, Vice-Presidente Sênior de Gerenciamento de Produto e Crescimento, Software IBM. “A IBM está projetando o watsonx Code Assistant for Z para adotar uma abordagem direcionada e otimizada.”
Ele foi desenvolvido para converter código otimizado com rapidez e precisão para o IBM Z, acelera o prazo de lançamento no mercado e amplia o conjunto de qualificações. Isso pode ajudar a aprimorar aplicações, incluindo novos recursos enquanto preserva o desempenho, a resiliência e a segurança única do IBM Z.”
Existem muitas abordagens de modernização de aplicativo disponíveis hoje em dia. Algumas das opções incluem regravar todo o código da aplicação em Java ou migrar tudo para a nuvem pública, o que pode sacrificar recursos que são essenciais para a proposta de valor do IBM Z, além de não cumprir a redução de custos esperada. As ferramentas que convertem aplicações COBOL em sintaxe Java podem produzir um código difícil de manter e podem ser irreconhecíveis para um desenvolvedor Java. A IA generativa é promissora, mas a atual tecnologia de regravação parcial assistida por IA não possui suporte COBOL e pode correr o risco de expor o IP do cliente ao público ou não otimizar o código Java para a tarefa especificada.
O código Java resultante do watsonx Code Assistant para Z  será orientado a objetos. A IBM está projetando esta solução para ser otimizada para interoperar com o restante do aplicativo COBOL, com CICS, IMS, DB2 e outros tempos de execução do z/OS. O Java on Z foi projetado para otimizar o desempenho  versus uma plataforma x86 na comparação.[4]

Construindo sobre uma base de governança e inovação

De acordo com o relatório Gartner® 2023 (apenas para assinantes do Gartner), “até 2028, a combinação de seres humanos e assistentes de IA trabalhando em conjunto poderia reduzir o tempo de conclusão das tarefas de codificação em 30%.” O relatório afirma ainda que “o uso de ferramentas de geração de códigos de IA não está substituindo os processos de garantia de qualidade (QA) e os controles de segurança que são necessários para que os desenvolvedores possam garantir o desenvolvimento robusto e seguro, bem como para a mitigação dos riscos herdados do uso de métodos generativos para código.”[5]

A proteção de dados sensíveis e a propriedade intelectual do cliente são fundamentais quando se trata de implementar IA generativa. Durante décadas a IBM seguiu princípios básicos fundamentados em compromissos com a confiança e transparência. Com essa abordagem baseada em princípios, a plataforma watsonx visa permitir que as empresas aproveitem de  seus próprios dados confiáveis e IP para construir soluções de IA customizadas que sejam escaláveis em todas as operações. 
Além disso, a IBM Consulting traz um profundo conhecimento para a modernização do aplicativo IBM Z com foco em orientar os clientes que impulsionam a plataforma em segmentos de mercado altamente regulamentados, como bancos, seguros, assistência médica e governo. Esses consultores dedicados podem ajudar clientes a identificar as áreas de aplicações adequadas para serem modernizadas, a fim de otimizar os potenciais benefícios do watsonx Code Assistant for Z.
Para obter mais informações sobre a modernização de aplicações de mainframe assistida por IA e para começar a usar a abordagem otimizada e direcionada da IBM, visite nosso site aqui e junte-se a nós no TechXchange. Você também pode agendar uma demonstração ao vivo com nossa equipe aqui.
Os planos, as direções e intenções da IBM podem ser alterados ou retirados a qualquer momento a critério da IBM sem aviso prévio. Informações sobre possíveis melhorias e produtos futuros são fornecidas para dar uma ideia geral das metas e dos objetivos da IBM e não devem ser usadas para se tomar uma decisão de compra. A IBM não é obrigada a fornecer qualquer material, código ou funcionalidade com base nessas informações.
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp