24/08/2023 às 12h41min - Atualizada em 25/08/2023 às 04h01min

Alimentos que estimulam o cérebro

. A nutricionista Rita Novais nos dá dicas sobre como podemos estimular o cérebro.

Samantha di Khali Comunica
Divulgação
A alimentação para o bom funcionamento do cérebro deve fazer parte de uma dieta balanceada e saudável, que pode ser feita com a orientação de um  nutricionista de forma individualizada de acordo com as necessidades de cada pessoa. A nutricionista Rita Novais nos dá dicas sobre como podemos estimular o cérebro.
Os fitoquímicos, antioxidantes e vitaminas presentes nos alimentos contribuem para uma  comunicação entre os neurônios, aumentando também a capacidade de pensar, se concentrar, aprender e memorizar.
L-teanina aminoácido presente no chá verde  importante para aumentar a atividade de neurotransmissores, como o GABA, que reduz a ansiedade e contribui para a sensação de relaxamento do corpo, já os  flavonóides e catequinas presentes no chá verde com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que protegem o cérebro contra danos causados por radicais livres e reduzem o risco de desenvolver doenças como Parkinson e Alzheimer.
Consumir ômega 3 Funciona como um anti-inflamatório poderoso, evitando a morte dos neurônios .As fontes  de ômega 3 podem ser: os peixes de águas frias e profundas ( cavala, salmão , sardinha, etc)  e as sementes de linhaça. Para quem não consome peixe e linhaça pode ser ingerido o ômega através de cápsulas desde que seja de boa procedência e livres de metais pesados.
As  sementes de abóbora  são uma excelente fonte de minerais como ferro, zinco, cobre e magnésio importantes para melhorar o funcionamento dos neurônios, e a capacidade de aprendizado e memória, sendo muito úteis na prevenção do Alzheimer e do Parkinson.
 A Colina  que está presente na gema do ovo e em todas as sementes e grãos (predominância na soja), como também em óleos vegetais prensados a frio.
Participa da construção da membrana de novas células cerebrais e na reparação daquelas já lesadas.
As vitaminas do complexo B estão presentes nas sementes e nas fibras dos alimentos integrais e proteínas. Regulam a transmissão de informações (sinapses) entre os neurônios,
O abacate é uma boa fonte de magnésio, importante para o funcionamento do cérebro, os abacates .Vários trabalhos científicos  relacionam a depressão à deficiência de magnésio.
Vegetais de folhas verdes contêm vitamina E, carotenóides e flavonóides, folatos nutrientes que protegem contra a demência e o declínio cognitivo, A deficiência de folato pode ser a base de algumas condições neurológicas. A vitamina do complexo B tem efeitos benéficos no estado cognitivo e é importante na produção de neurotransmissores.
Procurar a ajuda do nutricionista vai contribuir para um envelhecimento com saúde e uma longevidade
Acompanhe a Dra. Rita Novais no instagram: @nutricionistaritanovais
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp