23/08/2023 às 19h00min - Atualizada em 24/08/2023 às 00h09min

Sofrência de cabaré em novo single de Joana Castanheira e Gabeu

Gabeu é um dos ícones do Queernejo, movimento LGBT dentro do sertanejo

Julia Ourique
OrBe Comunicação
Fotografia por Tainá Bernard
 

A cantora Joana Castanheira (SC) se une a Gabeu (SP), uma das maiores vozes do Queernejo, subgênero musical dentro do sertanejo que direciona as canções para o público LGBTQIAPN+, em seu novo single “Impressão Digital”. Acompanhados pelo piano e violoncelo, os cantores falam sobre as paixões arrebatadoras que nascem no virtual e afetam a vida fora das telas. A música é mais uma das faixas do terceiro disco de Joana, Desapreço, que será lançado no dia 18 de outubro nas plataformas de streaming.


“A música traz essa coisa das relações na internet que se misturam com as relações da vida real. Ela tem um clima vintage, mas ela é muito atual, porque hoje a gente conhece muito as pessoas pela internet e não sabemos quem elas realmente são, apesar de termos uma impressão de que saibamos.”, define Joana Castanheira, que compôs a canção junto a Gabeu.

 

Para a geração mais nova, Gabeu é um ícone do Queernejo. Já para os mais maduros, ele é conhecido por ser o filho de outro músico: Solimões, da dupla com o Rio Negro. Indicado ao Grammy Latino na categoria “Melhor Álbum Sertanejo”, com o disco de estreia, “Agropoc” (2021), o artista foi um dos precursores do gênero que leva mais diversidade para o sertanejo. 

 

“Conheci o trabalho do Gabeu e fiquei encantada, então enviei pra ele uma cópia do meu EP Aparador (2021) pra ele e ele curtiu muito. Inspirado no clima retrô e romântico do EP, ele compôs a primeira parte e o refrão de ‘Impressão Digital’ e me enviou como um presente, pra eu gravar quando quisesse. Acabei escrevendo uma segunda estrofe pra música e chamei ele pra gravar no disco. Eu acho que essa é a música que mais faz a ligação do meu trabalho anterior com o atual, justamente por ter sido composta inspirada no trabalho anterior, mas ela coube como uma luva em ‘Desapreço’”, explica Joana.

 

Conheça Joana Castanheira

 

A carreira de Joana Castanheira teve projeção nacional após sua participação no programa The Voice, em 2016, mas a sua relação com a música vem desde a infância, tendo participado de corais e de musicais de teatro. Em 2014, criou um canal no YouTube com versões de músicas, além de participações de artistas como Dani Black, Pedro Viáfora (5 a Seco), Ana Vilela, Day Limns, entre outros. Em 2016, foi participante da quinta edição do programa The Voice Brasil, quando teve projeção nacional. Em carreira autoral, traz os discos “Perdão, Amor (eu errei)”, em 2022; “Aparador (Ao Vivo)”, em 2021; e “Para”, em 2019. A trajetória também conta com os EPs “À Mesa” (2021), “Volta (Ao Vivo)” (2021) e “Aparador De Saudades Que Ainda Não Existiram ou Porta-Retratos” (2020), que também virou um filme disponível no YouTube.

 

Ficha técnica

 

A faixa “Impressão Digital” é uma composição de Gabeu e Joana Castanheira, que também emprestam sua voz para dar vida à canção. Participam os músicos Riccieri Paludo (violoncelo) e Derli Júnior (piano). A direção musical é de João Peters, com captação de áudio, mixagem, edição e masterização de Renato Pimentel (The Magic Place Studio). O single é uma edição Phonolite, com lançamento do selo Baila Records e distribuição da Ingrooves.

 

O visualizer conta com produção executiva de Luanda Wilk, direção de arte e fotografia por Tainá Bernard. O styling é de Agatha Tardi, com beauty de Jhonny Braz. O trabalho contou ainda com Eder Sousa (técnico de luz) e Fernando Andrade (assistência de vídeo). O design gráfico é de Janaína Moreira, com marketing digital por Dreamland.

 

Acompanhe Joana Castanheira 

 

TikTok: https://www.tiktok.com/@joanaccastanheira

Instagram: https://www.instagram.com/joanaccastanheira

Twitter: https://twitter.com/joccastanheira

YouTube: https://www.youtube.com/@joanaccastanheira


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp