23/08/2023 às 16h18min - Atualizada em 24/08/2023 às 00h00min

35% das mulheres empreendem por vocação no Brasil, indica pesquisa da Serasa Experian

Levantamento procurou entender os perfis das empreendedoras brasileiras

Amélia Mirtilo
www.serasaexperian.com.br
Divulgação
São Paulo, 24 de julho de 2023 – Uma pesquisa inédita, realizada pela Serasa Experian, identificou que 35% das mulheres que empreendem no Brasil se classificam como “Empreendedora por Vocação”, ou seja, que ‘sempre tiveram visão de negócio para identificar as oportunidades’ e que ‘foram incentivadas a terem o seu próprio negócio desde cedo’. O levantamento, que teve como objetivo entender quais são os perfis das empreendedoras brasileiras, também revelou que 25% empreendem para ter um propósito, enquanto 22% pela vontade de desbravar esse mercado e 18% para ser independente financeiramente. 

“A Serasa Experian reconhece a importância de auxiliar todos os empreendedores brasileiros, principalmente as mães e mulheres que atuam neste ramo. Por isso, decidimos realizar esta pesquisa para mergulhar no perfil atual de empreendedoras e como elas encaram seus negócios. Assim, conseguimos entender quais são os produtos e serviços mais adequados para apoiá-las durante a jornada”, declara o Vice-Presidente de PME da Serasa Experian, Cleber Genero.

Ainda segundo a pesquisa, 62% das entrevistadas disseram empreenderem sozinhas, 30% têm microempresa, 6% empresa de pequeno porte e 1% empresa de médio porte. Os segmentos mais comuns foram “Serviço” (57%), “Comércio varejista” (24%), “Indústria” (4%), “Comércio atacadista” (3%) e “Outro” (12%). Veja, a seguir, o detalhamento dos perfis:

Empreendedora Por Vocação
· Por que empreendem: dentre as principais motivações apontadas pelas empreendedoras de vocação estão: “sempre tive visão de negócio para enxergar onde estão as oportunidades" (81%); “fui incentivada a ter meu próprio negócio desde cedo” (61%); e “desejo de não trabalhar para os outros e ter um negócio próprio, uma vez que é a melhor forma de ganhar dinheiro” (97%);
· Origem da renda e independência financeira: a origem da renda de 61% das respondentes identificadas neste perfil é completamente fruto da empresa e 50% delas dizem ser totalmente independentes;
· Idade: do total de empreendedoras por vocação, 68% declararam ter idades entre 30 e 49 anos, 22% mais de 50 anos e 10% até 29 anos;
· Formação e preparo educacional: a maioria das empreendedoras desse perfil possuem pós-graduação (35%) e ensino superior completo (36%), e 47% disseram que, antes de empreender, fizeram curso específico para atuar, com duração de menos de 1 ano (42%);
· Tempo de empreendedorismo: 42% delas empreendem entre 5 e mais de 10 anos e 30% atuam há menos de 6 meses e mais de 3 anos.


Empreendedora Por Propósito
· Por que empreendem: sete em cada 10 empreendedoras por propósito declararam que querem ganhar dinheiro sem trabalhar para os outros (97%), além disso, 74% acham que sempre tiveram tino comercial e 66% alegam que é porque foram incentivadas;
· Origem da renda e independência financeira: mais de 50% desse perfil de empreendedoras declararam ser completamente independentes, cuja origem da renda vem totalmente da empresa (53%);
· Idade: a idade média das empreendedoras desse perfil é de 30 a 49 anos (62%). 29% disseram ter mais de 50 anos e 9% declararam ter até 29 anos;
· Formação e preparo educacional: das respondentes deste perfil, 35% disseram não ter se preparado para empreender, mas 35% declararam ter ensino superior completo;
· Tempo de empreendedorismo: 54% das empreendedoras por propósito atuam entre 5 e mais de 10 anos, e 30% entre menos de 6 meses e 3 anos.


Empreendedora Desbravadora
· Por que empreendem: as empreendedoras desbravadoras possuem prioridades sociais em sua atividade empresarial, pois 68% disseram que é sua prioridade profissional ter um trabalho que faça diferença para a sociedade[DB2] , enquanto 45% declararam que ter um negócio próprio nunca foi um sonho;
· Origem da renda e independência financeira: 54% das respondentes deste perfil disseram que a origem da renda é completamente da empresa. Já para 33%, a maior parte da renda vem da empresa, mas não totalmente. Por fim, para 13% grande parte de outro trabalho contribui para a sua renda. A maioria é parcialmente independente (59%) e 38% é totalmente independente;
· Idade: 69% delas possuem entre 30 e 49 anos, 22% mais de 50 anos e 10% até 29 anos;
· Formação e preparo educacional: a maioria das empreendedoras desbravadoras possuem o ensino superior completo (49%), sendo que 38% se prepararam para atividade empresarial ante 40% que não;
·       Tempo de empreendedorismo: 46% das desbravadoras possuem menos tempo de empreendedorismo que os outros perfis – entre menos de 6 meses e até 3 anos.


Empreendedora Independente
· Por que empreendem: para 96% dessas empresárias ter seu próprio negócio significa poder fazer o trabalho do seu jeito, sendo essa autonomia um fator relevante. Outra motivação alegada por 84% é o fato de não ter que trabalhar para os outros e ter um negócio próprio é a melhor forma de ganhar dinheiro;
· Origem da renda e independência financeira: a maioria destas empreendedoras não são de fato independentes, pois 57% delas responderam que são parcialmente autossuficientes financeiramente;
· Idade: a faixa etária da maior parte das empreendedoras do perfil “Independente” é de 30 a 49 anos (66%), 24% têm mais de 50 anos e 10% têm até 29 anos;
· Formação e preparo educacional: apenas 3 em cada 10 empreendedoras independentes se prepararam em menos de 1 ano para empreender e 35% disseram que não se prepararam. No total, 34% têm superior completo e 33% pós-graduação;
· Tempo de empreendedorismo: neste perfil de empreendedorismo feminino, 42% atuam a mais tempo (de 5 a mais de 10 anos) e 38% está na atividade empresarial entre menos de 6 meses a 1 ano.


Guia do Empreendedor Iniciante: Conteúdo da Serasa Experian para ajudar na saúde financeira dos negócios 
Para ajudar os negócios recém-criados na jornada do empreendedorismo, a Serasa Experian lançou o “Guia do Empreendedor Iniciante”, um material gratuito, disponível no site oficial da companhia. Para ter acesso completo ao material, basta fazer um breve cadastro de nome e e-mail para destravar os oito níveis que reúnem muitas dicas e orientações sobre como encontrar uma oportunidade, definir o perfil do cliente, fazer plano de negócios e muito mais. Clique aqui e saiba mais!

Metodologia
A Pesquisa “Empreendedoras Brasileiras PME” da Serasa Experian foi realizada de forma quantitativa, via painel de respondentes e contou com 534 participantes de todas as regiões do país. O detalhamento seguido foi segundo a classificação do Sebrae, considerando: “Comércio, Serviço e Indústria”, “B2B, B2C e Ambos”, “Todas as áreas de atuação (sem cota)”, “Clientes e não clientes de birôs de crédito (sem cota)”, “Maiores de 18 anos”, “100% mulheres” e “Classes ABCD (cotas: 50% AB1 e 50% B2CD)”.

Esta foi a segunda onda do estudo, que teve sua realização em 2022, entretanto foram feitas alterações significativas em relação ao questionário para 2023, visando incluir a Segmentação de Mulheres Empreendedoras, a fim de entender as principais motivações para empreender. Desta forma, o foco principal desta pesquisa é mergulhar no perfil atual de empreendedoras (traçado em 2023) e como elas encaram o empreendedorismo e seus negócios próprios. 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp