23/08/2023 às 16h22min - Atualizada em 24/08/2023 às 00h00min

MEIs representam 7 em cada 10 empresas criadas no país em abril, revela Serasa Experian

Os Microempreendedores Individuais equivalem a 75,4% do total de novos negócios, enquanto as Sociedades Limitadas ficaram em segundo lugar, com 19,5%

Amélia Mirtilo
www.serasaexperian.com.br
Divulgação
São Paulo, 26 de julho de 2023 – O Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian revelou que, em abril, 298.898 novos negócios passaram a existir no país. Dentre eles, de acordo com o índice, 225.263 eram Microempreendedores Individuais (MEIs), ou seja, representavam a fatia mais expressiva, de 75,4%. “Essa é uma natureza jurídica muito popular porque, além do custo reduzido para dar início ao empreendimento, outros fatores como declarações e tributos simplificados, incentivo às linhas de crédito e benefícios previdenciários, tornam a opção bastante atrativa para aqueles que estão começando no mundo dos negócios”, explica o vice-presidente de pequenas e médias empresas da Serasa Experian, Cleber Genero.
 
Confira nos gráficos abaixo os dados gerais e das demais naturezas jurídicas:


 
A análise por segmento mostrou que o de “Serviços” foi o que mais registrou criação de empresas em abril, com 213.773 empreendimentos abertos. Em sequência estavam o “Comércio” (62.684), a “Indústria” (18.903) e a categoria “Demais” (3.538), que contempla negócios do setor “Primário”, “Financeiro” e “Terceiro Setor”.
 
Abertura de empresas é maior no Sudeste do país
Ainda de acordo com o Indicador da Serasa Experian, a maior parte dos empreendimentos criados no país em abril estavam localizados no Sudeste (151.072). o Sul veio logo em seguida, com a abertura de 56.544 empresas. Depois estavam o Nordeste (47.431), Centro-Oeste (28.656) e Norte (15.195). Veja no gráfico abaixo dados por Unidade Federativa (UF):

Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui.

 
Guia do Empreendedor Iniciante: Conteúdo da Serasa Experian para ajudar na saúde financeira dos negócios 
 
Para ajudar os negócios recém-criados na jornada do empreendedorismo, a Serasa Experian lançou o “Guia do Empreendedor Iniciante”, um material gratuito, disponível no site oficial da companhia. Para ter acesso completo ao material, basta fazer um breve cadastro de nome e e-mail para destravar os oito níveis que reúnem muitas dicas e orientações sobre como encontrar uma oportunidade, definir o perfil do cliente, fazer plano de negócios e muito mais. Clique aqui e saiba mais!
 
Metodologia
Para o levantamento do Nascimento de Empresas foi considerada a quantidade mensal de novas empresas registradas nas juntas comerciais de todas as Unidades Federativas do Brasil, bem como a apuração mensal dos CNPJs consultados pela primeira vez à base de dados da Serasa Experian.

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp