23/08/2023 às 11h59min - Atualizada em 23/08/2023 às 16h01min

SOCESP promove curso que aprimora o diagnóstico de doenças cardiovasculares

O Ecocardiografia e Ultrassom point of care, disponíveis em hospitais privados e também em públicos, permitem uma avaliação mais precisa, além de guiar procedimentos invasivos

DOC Press Comunicação
https://socesp.org.br/
Divulgação SOCESP
O ecocardiograma à beira do leito auxilia o médico na tomada de decisão e é um exame rápido e sem prejuízos para o paciente, já que não envolve deslocamento ou qualquer tipo de radiação. A ideia é, de maneira sistemática, fazer uma avaliação qualitativa do coração e entender melhor o cenário clínico do paciente. “O exame permite direcionar na escolha de condutas que, muitas vezes, são antagônicas e uma decisão equivocada pode complicar a evolução. Quando agregamos a avaliação cardíaca com a análise pela ultrassonografia pulmonar e abdominal, o cenário fica ainda mais claro. ‘Enxergar’ os vasos, além de complementar o racional diagnóstico, guia procedimentos invasivos, aumentando sobremaneira a taxa de sucesso e minimiza os riscos dos procedimentos”, explica o cardiologista Walter Emanoel Magalhães Rocha, que é coordenador do Curso de Ecocardiografia e Ultrassom Point of Care, promovido regularmente pela Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo.
Segundo o cardiologista, a utilização destes exames tem aumentado bastante nos últimos tempos, assim como o acesso a aparelhos portáteis. “Cada vez é mais comum encontrar em unidades de emergência e UTI e até em enfermarias. Por isso a necessidade de capacitação, lacuna que a SOCESP vem ocupando”, conta o coordenador do Curso. “Nos bons hospitais privados é uma realidade. Os médicos que pretendem atuar nessas unidades precisam estar capacitados. Na rede pública vejo uma demanda crescente pelo uso. Alguns alunos relatam que muitos locais têm o aparelho, mas falta profissional capacitado”, completa Walter Rocha.
O Ecocardiografia e Ultrassom Point of Care detectam a disfunção sistólica do coração, a sobrecarga das câmaras cardíacas e o aumento de pressão pulmonar. “Eles auxiliam no diagnóstico já que diferenciam os principais tipos de choque hemodinâmico, auxiliam no diagnóstico diferencial da dispneia, no diagnóstico de trombose venosa proximal, na avaliação de líquido livre nas cavidades torácica e abdominal (em contextos clínicos e de trauma) e guia procedimentos invasivos (punção venosa e arterial, toracocentese, paracentese)”, explica Walter Rocha.
O diferencial no Curso da SOCESP é o foco na avaliação cardíaca que, segundo o coordenador, é mais complexa. “O nosso curso é ministrado por cardiologistas/ecocardiografistas e que têm ampla experiência no atendimento de emergências, com foco especial na avaliação cardíaca/hemodinâmica, no treinamento para a melhor aquisição e interpretação das imagens”, completa Walter Rocha. O público-alvo são cardiologistas, intensivistas ou médicos que trabalham em unidades de emergência ou terapia intensiva. Não é necessária experiência prévia com ultrassonografia. O próximo será em 16 de setembro, das 7h30 às 18h, e com vagas limitadas. Mais informações: (11) 93316-6123.

 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp